Em Busca de uma Avaliação Formativa: prova de matemática em fases

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Deire Lucia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/861
Resumo: Este artigo analisa a prática de uma professora de anos iniciais do ensino fundamental que transforma os momentos formais de avaliação das aprendizagens em matemática em períodos de discussão, reestruturação e ressignificação dessas aprendizagens. Desejando superar as dificuldades detectadas, ela encontra na prova em fases uma alternativa para se aproximar da perspectiva formativa da avaliação. Tal ação vem se consolidando e causando estranhamento a toda comunidade escolar. A mudança tem se fortalecido com estudos, reflexões sobre a prática, adaptações e ajustes ao uso da prova em fases. Os dados dessa pesquisa qualitativa explicativa foram coletados com entrevistas e observações e analisados utilizando Análise de Conteúdo. Concluiu-se que: o feedback e o envolvimento dos sujeitos com a própria aprendizagem são fatores que contribuíram para o sucesso da prova de matemática em fases; como obstáculo, constatou-se a falta de trabalho coletivo e de discussão entre os colegas da escola.
id SBEM_MAT-1_a6cf9aed0602c458b1852c959935e5a6
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/861
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Em Busca de uma Avaliação Formativa: prova de matemática em fasesAvaliação formativa. Feedback. Prova em fases.Este artigo analisa a prática de uma professora de anos iniciais do ensino fundamental que transforma os momentos formais de avaliação das aprendizagens em matemática em períodos de discussão, reestruturação e ressignificação dessas aprendizagens. Desejando superar as dificuldades detectadas, ela encontra na prova em fases uma alternativa para se aproximar da perspectiva formativa da avaliação. Tal ação vem se consolidando e causando estranhamento a toda comunidade escolar. A mudança tem se fortalecido com estudos, reflexões sobre a prática, adaptações e ajustes ao uso da prova em fases. Os dados dessa pesquisa qualitativa explicativa foram coletados com entrevistas e observações e analisados utilizando Análise de Conteúdo. Concluiu-se que: o feedback e o envolvimento dos sujeitos com a própria aprendizagem são fatores que contribuíram para o sucesso da prova de matemática em fases; como obstáculo, constatou-se a falta de trabalho coletivo e de discussão entre os colegas da escola.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2018-01-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionqualitativaapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/861Educação Matemática em Revista; v. 22 n. 56 (2017): out./dez.; 125-1422317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/861/pdfCopyright (c) 2018 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Deire Lucia2022-12-23T10:55:53Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/861Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-23T10:55:53Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Em Busca de uma Avaliação Formativa: prova de matemática em fases
title Em Busca de uma Avaliação Formativa: prova de matemática em fases
spellingShingle Em Busca de uma Avaliação Formativa: prova de matemática em fases
Oliveira, Deire Lucia
Avaliação formativa. Feedback. Prova em fases.
title_short Em Busca de uma Avaliação Formativa: prova de matemática em fases
title_full Em Busca de uma Avaliação Formativa: prova de matemática em fases
title_fullStr Em Busca de uma Avaliação Formativa: prova de matemática em fases
title_full_unstemmed Em Busca de uma Avaliação Formativa: prova de matemática em fases
title_sort Em Busca de uma Avaliação Formativa: prova de matemática em fases
author Oliveira, Deire Lucia
author_facet Oliveira, Deire Lucia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Deire Lucia
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação formativa. Feedback. Prova em fases.
topic Avaliação formativa. Feedback. Prova em fases.
description Este artigo analisa a prática de uma professora de anos iniciais do ensino fundamental que transforma os momentos formais de avaliação das aprendizagens em matemática em períodos de discussão, reestruturação e ressignificação dessas aprendizagens. Desejando superar as dificuldades detectadas, ela encontra na prova em fases uma alternativa para se aproximar da perspectiva formativa da avaliação. Tal ação vem se consolidando e causando estranhamento a toda comunidade escolar. A mudança tem se fortalecido com estudos, reflexões sobre a prática, adaptações e ajustes ao uso da prova em fases. Os dados dessa pesquisa qualitativa explicativa foram coletados com entrevistas e observações e analisados utilizando Análise de Conteúdo. Concluiu-se que: o feedback e o envolvimento dos sujeitos com a própria aprendizagem são fatores que contribuíram para o sucesso da prova de matemática em fases; como obstáculo, constatou-se a falta de trabalho coletivo e de discussão entre os colegas da escola.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/861
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/861
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/861/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 22 n. 56 (2017): out./dez.; 125-142
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050129035821056