A prova formativa na educação superior: possibilidade de regulação e autorregulação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Dirce Aparecida Folleto de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2846
Resumo: Este artigo tem como propósito principal relatar os resultados da investigação sobre as possibilidades do uso da prova como instrumento de avaliação formativa em um curso de formação de professores na tentativa de superar sua visão classificatória da prova. Nesses cursos, faz-se necessário vivenciar experiências que ajudem os sujeitos a entender a utilização dos instrumentos avaliativos em uma perspectiva formativa capaz de subsidiar a regulação e a autorregulação dos processos de ensino e aprendizagem, distanciando-se da função de apenas verificar o que foi aprendido e dar uma nota. A pesquisa focou a prática de uma prova em sua função formativa, servindo tanto ao professor como aos alunos para repensar e modificar suas ações. Os resultados apontaram que, quando se compreende o significado da avaliação em sua função formativa, a visão classificatória pode ser superada e uma nova concepção de avaliação constituída.
id FCC-2_4ac57bc2aeda547c129179a0b04e62d3
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2846
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling A prova formativa na educação superior: possibilidade de regulação e autorregulaçãoAVALIAÇÃO FORMATIVAPROVAFORMAÇÃO DE PROFESSORESAVALIAÇÃO ESCOLAREste artigo tem como propósito principal relatar os resultados da investigação sobre as possibilidades do uso da prova como instrumento de avaliação formativa em um curso de formação de professores na tentativa de superar sua visão classificatória da prova. Nesses cursos, faz-se necessário vivenciar experiências que ajudem os sujeitos a entender a utilização dos instrumentos avaliativos em uma perspectiva formativa capaz de subsidiar a regulação e a autorregulação dos processos de ensino e aprendizagem, distanciando-se da função de apenas verificar o que foi aprendido e dar uma nota. A pesquisa focou a prática de uma prova em sua função formativa, servindo tanto ao professor como aos alunos para repensar e modificar suas ações. Os resultados apontaram que, quando se compreende o significado da avaliação em sua função formativa, a visão classificatória pode ser superada e uma nova concepção de avaliação constituída.Fundação Carlos Chagas2014-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/284610.18222/eae255820142846Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 58: maio/ago. 2014; 272-294Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 Núm. 58: maio/ago. 2014; 272-294Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 58: maio/ago. 2014; 272-294Estudos em Avaliação Educacional; V. 25 N. 58: maio/ago. 2014; 272-294Estudos em Avaliação Educacional; v. 25 n. 58: maio/ago. 2014; 272-2941984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2846/2777Moraes, Dirce Aparecida Folleto deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-06T21:17:44Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2846Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2023-10-06T21:17:44Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv A prova formativa na educação superior: possibilidade de regulação e autorregulação
title A prova formativa na educação superior: possibilidade de regulação e autorregulação
spellingShingle A prova formativa na educação superior: possibilidade de regulação e autorregulação
Moraes, Dirce Aparecida Folleto de
AVALIAÇÃO FORMATIVA
PROVA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
AVALIAÇÃO ESCOLAR
title_short A prova formativa na educação superior: possibilidade de regulação e autorregulação
title_full A prova formativa na educação superior: possibilidade de regulação e autorregulação
title_fullStr A prova formativa na educação superior: possibilidade de regulação e autorregulação
title_full_unstemmed A prova formativa na educação superior: possibilidade de regulação e autorregulação
title_sort A prova formativa na educação superior: possibilidade de regulação e autorregulação
author Moraes, Dirce Aparecida Folleto de
author_facet Moraes, Dirce Aparecida Folleto de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Dirce Aparecida Folleto de
dc.subject.por.fl_str_mv AVALIAÇÃO FORMATIVA
PROVA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
AVALIAÇÃO ESCOLAR
topic AVALIAÇÃO FORMATIVA
PROVA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
AVALIAÇÃO ESCOLAR
description Este artigo tem como propósito principal relatar os resultados da investigação sobre as possibilidades do uso da prova como instrumento de avaliação formativa em um curso de formação de professores na tentativa de superar sua visão classificatória da prova. Nesses cursos, faz-se necessário vivenciar experiências que ajudem os sujeitos a entender a utilização dos instrumentos avaliativos em uma perspectiva formativa capaz de subsidiar a regulação e a autorregulação dos processos de ensino e aprendizagem, distanciando-se da função de apenas verificar o que foi aprendido e dar uma nota. A pesquisa focou a prática de uma prova em sua função formativa, servindo tanto ao professor como aos alunos para repensar e modificar suas ações. Os resultados apontaram que, quando se compreende o significado da avaliação em sua função formativa, a visão classificatória pode ser superada e uma nova concepção de avaliação constituída.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2846
10.18222/eae255820142846
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2846
identifier_str_mv 10.18222/eae255820142846
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2846/2777
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 58: maio/ago. 2014; 272-294
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 Núm. 58: maio/ago. 2014; 272-294
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 58: maio/ago. 2014; 272-294
Estudos em Avaliação Educacional; V. 25 N. 58: maio/ago. 2014; 272-294
Estudos em Avaliação Educacional; v. 25 n. 58: maio/ago. 2014; 272-294
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332421937266688