Avaliação da aprendizagem em educação física: uma escrita autopoiética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Escudero, Nyna Taylor Gomes
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Neira, Marcos Garcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1977
Resumo: No âmbito da Educação Física, a avaliação assume diferentes faces visando atender às demandas apresentadas pelos variados currículos existentes. Ora é concebida como dispositivo para identificar as aprendizagens obtidas, ora é vista como atividade pedagógica que facilita a reorganização da ação didática. Neste estudo, baseamo-nos nas recomendações de Martins (1999), Lankshear e Knobel (2008) e Alves-Mazzotti (1999), para descrever os procedimentos avaliativos assumidos pelo currículo cultural do componente e desvelar as concepções docentes acerca da sua função. Para tanto, entrevistamos professores de Educação Física e coletamos a documentação proveniente das suas práticas avaliativas. Após o confronto do material recolhido com o arsenal teórico produzido pelos Estudos Culturais e pelo multiculturalismo crítico, foi possível observar que a avaliação no currículo cultural da Educação Física distancia-se do viés classificatório e excludente que caracteriza as propostas convencionais fundadas nos pressupostos psicobiológicos, assemelha-se, pois, a uma produção escrita com estrutura provisória e em processo constante de reorganização, o que nos permite aventar sua dimensão autopoiética.
id FCC-2_550dfcdc1045ab56d2b7875173fe1d76
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1977
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Avaliação da aprendizagem em educação física: uma escrita autopoiéticaCurrículosEducação FísicaAvaliação da AprendizagemMulticulturalNo âmbito da Educação Física, a avaliação assume diferentes faces visando atender às demandas apresentadas pelos variados currículos existentes. Ora é concebida como dispositivo para identificar as aprendizagens obtidas, ora é vista como atividade pedagógica que facilita a reorganização da ação didática. Neste estudo, baseamo-nos nas recomendações de Martins (1999), Lankshear e Knobel (2008) e Alves-Mazzotti (1999), para descrever os procedimentos avaliativos assumidos pelo currículo cultural do componente e desvelar as concepções docentes acerca da sua função. Para tanto, entrevistamos professores de Educação Física e coletamos a documentação proveniente das suas práticas avaliativas. Após o confronto do material recolhido com o arsenal teórico produzido pelos Estudos Culturais e pelo multiculturalismo crítico, foi possível observar que a avaliação no currículo cultural da Educação Física distancia-se do viés classificatório e excludente que caracteriza as propostas convencionais fundadas nos pressupostos psicobiológicos, assemelha-se, pois, a uma produção escrita com estrutura provisória e em processo constante de reorganização, o que nos permite aventar sua dimensão autopoiética.Fundação Carlos Chagas2011-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/197710.18222/eae224920111977Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 49 (2011); 285-304Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 Núm. 49 (2011); 285-304Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 49 (2011); 285-304Estudos em Avaliação Educacional; V. 22 N. 49 (2011); 285-304Estudos em Avaliação Educacional; v. 22 n. 49 (2011); 285-3041984-932X0103-683110.18222/eae.v22i49reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1977/1953Escudero, Nyna Taylor GomesNeira, Marcos Garciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-11T18:15:48Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1977Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2019-09-11T18:15:48Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem em educação física: uma escrita autopoiética
title Avaliação da aprendizagem em educação física: uma escrita autopoiética
spellingShingle Avaliação da aprendizagem em educação física: uma escrita autopoiética
Escudero, Nyna Taylor Gomes
Currículos
Educação Física
Avaliação da Aprendizagem
Multicultural
title_short Avaliação da aprendizagem em educação física: uma escrita autopoiética
title_full Avaliação da aprendizagem em educação física: uma escrita autopoiética
title_fullStr Avaliação da aprendizagem em educação física: uma escrita autopoiética
title_full_unstemmed Avaliação da aprendizagem em educação física: uma escrita autopoiética
title_sort Avaliação da aprendizagem em educação física: uma escrita autopoiética
author Escudero, Nyna Taylor Gomes
author_facet Escudero, Nyna Taylor Gomes
Neira, Marcos Garcia
author_role author
author2 Neira, Marcos Garcia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Escudero, Nyna Taylor Gomes
Neira, Marcos Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Currículos
Educação Física
Avaliação da Aprendizagem
Multicultural
topic Currículos
Educação Física
Avaliação da Aprendizagem
Multicultural
description No âmbito da Educação Física, a avaliação assume diferentes faces visando atender às demandas apresentadas pelos variados currículos existentes. Ora é concebida como dispositivo para identificar as aprendizagens obtidas, ora é vista como atividade pedagógica que facilita a reorganização da ação didática. Neste estudo, baseamo-nos nas recomendações de Martins (1999), Lankshear e Knobel (2008) e Alves-Mazzotti (1999), para descrever os procedimentos avaliativos assumidos pelo currículo cultural do componente e desvelar as concepções docentes acerca da sua função. Para tanto, entrevistamos professores de Educação Física e coletamos a documentação proveniente das suas práticas avaliativas. Após o confronto do material recolhido com o arsenal teórico produzido pelos Estudos Culturais e pelo multiculturalismo crítico, foi possível observar que a avaliação no currículo cultural da Educação Física distancia-se do viés classificatório e excludente que caracteriza as propostas convencionais fundadas nos pressupostos psicobiológicos, assemelha-se, pois, a uma produção escrita com estrutura provisória e em processo constante de reorganização, o que nos permite aventar sua dimensão autopoiética.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1977
10.18222/eae224920111977
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1977
identifier_str_mv 10.18222/eae224920111977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1977/1953
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 49 (2011); 285-304
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 Núm. 49 (2011); 285-304
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 49 (2011); 285-304
Estudos em Avaliação Educacional; V. 22 N. 49 (2011); 285-304
Estudos em Avaliação Educacional; v. 22 n. 49 (2011); 285-304
1984-932X
0103-6831
10.18222/eae.v22i49
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332419844308992