Avaliação da aprendizagem em educação física: uma escrita autopoiética
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1977 |
Resumo: | No âmbito da Educação Física, a avaliação assume diferentes faces visando atender às demandas apresentadas pelos variados currículos existentes. Ora é concebida como dispositivo para identificar as aprendizagens obtidas, ora é vista como atividade pedagógica que facilita a reorganização da ação didática. Neste estudo, baseamo-nos nas recomendações de Martins (1999), Lankshear e Knobel (2008) e Alves-Mazzotti (1999), para descrever os procedimentos avaliativos assumidos pelo currículo cultural do componente e desvelar as concepções docentes acerca da sua função. Para tanto, entrevistamos professores de Educação Física e coletamos a documentação proveniente das suas práticas avaliativas. Após o confronto do material recolhido com o arsenal teórico produzido pelos Estudos Culturais e pelo multiculturalismo crítico, foi possível observar que a avaliação no currículo cultural da Educação Física distancia-se do viés classificatório e excludente que caracteriza as propostas convencionais fundadas nos pressupostos psicobiológicos, assemelha-se, pois, a uma produção escrita com estrutura provisória e em processo constante de reorganização, o que nos permite aventar sua dimensão autopoiética. |
id |
FCC-2_550dfcdc1045ab56d2b7875173fe1d76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1977 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da aprendizagem em educação física: uma escrita autopoiéticaCurrículosEducação FísicaAvaliação da AprendizagemMulticulturalNo âmbito da Educação Física, a avaliação assume diferentes faces visando atender às demandas apresentadas pelos variados currículos existentes. Ora é concebida como dispositivo para identificar as aprendizagens obtidas, ora é vista como atividade pedagógica que facilita a reorganização da ação didática. Neste estudo, baseamo-nos nas recomendações de Martins (1999), Lankshear e Knobel (2008) e Alves-Mazzotti (1999), para descrever os procedimentos avaliativos assumidos pelo currículo cultural do componente e desvelar as concepções docentes acerca da sua função. Para tanto, entrevistamos professores de Educação Física e coletamos a documentação proveniente das suas práticas avaliativas. Após o confronto do material recolhido com o arsenal teórico produzido pelos Estudos Culturais e pelo multiculturalismo crítico, foi possível observar que a avaliação no currículo cultural da Educação Física distancia-se do viés classificatório e excludente que caracteriza as propostas convencionais fundadas nos pressupostos psicobiológicos, assemelha-se, pois, a uma produção escrita com estrutura provisória e em processo constante de reorganização, o que nos permite aventar sua dimensão autopoiética.Fundação Carlos Chagas2011-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/197710.18222/eae224920111977Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 49 (2011); 285-304Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 Núm. 49 (2011); 285-304Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 49 (2011); 285-304Estudos em Avaliação Educacional; V. 22 N. 49 (2011); 285-304Estudos em Avaliação Educacional; v. 22 n. 49 (2011); 285-3041984-932X0103-683110.18222/eae.v22i49reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1977/1953Escudero, Nyna Taylor GomesNeira, Marcos Garciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-11T18:15:48Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1977Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2019-09-11T18:15:48Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da aprendizagem em educação física: uma escrita autopoiética |
title |
Avaliação da aprendizagem em educação física: uma escrita autopoiética |
spellingShingle |
Avaliação da aprendizagem em educação física: uma escrita autopoiética Escudero, Nyna Taylor Gomes Currículos Educação Física Avaliação da Aprendizagem Multicultural |
title_short |
Avaliação da aprendizagem em educação física: uma escrita autopoiética |
title_full |
Avaliação da aprendizagem em educação física: uma escrita autopoiética |
title_fullStr |
Avaliação da aprendizagem em educação física: uma escrita autopoiética |
title_full_unstemmed |
Avaliação da aprendizagem em educação física: uma escrita autopoiética |
title_sort |
Avaliação da aprendizagem em educação física: uma escrita autopoiética |
author |
Escudero, Nyna Taylor Gomes |
author_facet |
Escudero, Nyna Taylor Gomes Neira, Marcos Garcia |
author_role |
author |
author2 |
Neira, Marcos Garcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Escudero, Nyna Taylor Gomes Neira, Marcos Garcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículos Educação Física Avaliação da Aprendizagem Multicultural |
topic |
Currículos Educação Física Avaliação da Aprendizagem Multicultural |
description |
No âmbito da Educação Física, a avaliação assume diferentes faces visando atender às demandas apresentadas pelos variados currículos existentes. Ora é concebida como dispositivo para identificar as aprendizagens obtidas, ora é vista como atividade pedagógica que facilita a reorganização da ação didática. Neste estudo, baseamo-nos nas recomendações de Martins (1999), Lankshear e Knobel (2008) e Alves-Mazzotti (1999), para descrever os procedimentos avaliativos assumidos pelo currículo cultural do componente e desvelar as concepções docentes acerca da sua função. Para tanto, entrevistamos professores de Educação Física e coletamos a documentação proveniente das suas práticas avaliativas. Após o confronto do material recolhido com o arsenal teórico produzido pelos Estudos Culturais e pelo multiculturalismo crítico, foi possível observar que a avaliação no currículo cultural da Educação Física distancia-se do viés classificatório e excludente que caracteriza as propostas convencionais fundadas nos pressupostos psicobiológicos, assemelha-se, pois, a uma produção escrita com estrutura provisória e em processo constante de reorganização, o que nos permite aventar sua dimensão autopoiética. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1977 10.18222/eae224920111977 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1977 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae224920111977 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1977/1953 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 49 (2011); 285-304 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 Núm. 49 (2011); 285-304 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 49 (2011); 285-304 Estudos em Avaliação Educacional; V. 22 N. 49 (2011); 285-304 Estudos em Avaliação Educacional; v. 22 n. 49 (2011); 285-304 1984-932X 0103-6831 10.18222/eae.v22i49 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332419844308992 |