Entre as vozes dissonantes e o coro uníssono: a harmonia possível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Anilce Maria
Data de Publicação: 1998
Outros Autores: Santos, Carolina do Socorro Antunes, Passos, Junia Maria Campas, Vianna, Marlene Machado Zica, Val, Maria Dirce do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2253
Resumo: A alunos da antiga 8ª série do ensino fundamental de Minas Gerais foi solicitada dissertação envolvendo o problema do preconceito, sendo os trabalhos corrigidos por professoras com grande experiência na rede pública e privada. Um grupo de pesquisadoras também de Minas Gerais - Simões, Santos, Passos, Vianna e DoVal - analisou e pesquisou o corpus. A pesquisa mostrou que a escola em geral não está desenvolvendo certas habilidades importantes e desejáveis, além de nem sempre ser bem sucedida no desenvolvimento da capacidade de observar, comparar e generalizar. A conseqüência de tudo isso é que o aluno muitas vezes nem sempre consegue elaborar um texto que efetivamente seja seu e que não reproduza outras falas e opiniões alheias. A investigação realizada por esses educadores contém informações que refletem não apenas um caso singular, mas o drama comum a toda população estudantil brasileira em seus diferentes níveis educacionais.
id FCC-2_585bbe42ed9853245482df4f8d27f9f8
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2253
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Entre as vozes dissonantes e o coro uníssono: a harmonia possívelAvaliação da AprendizagemRedaçãoEnsino de 1º GrauMinas GeraisA alunos da antiga 8ª série do ensino fundamental de Minas Gerais foi solicitada dissertação envolvendo o problema do preconceito, sendo os trabalhos corrigidos por professoras com grande experiência na rede pública e privada. Um grupo de pesquisadoras também de Minas Gerais - Simões, Santos, Passos, Vianna e DoVal - analisou e pesquisou o corpus. A pesquisa mostrou que a escola em geral não está desenvolvendo certas habilidades importantes e desejáveis, além de nem sempre ser bem sucedida no desenvolvimento da capacidade de observar, comparar e generalizar. A conseqüência de tudo isso é que o aluno muitas vezes nem sempre consegue elaborar um texto que efetivamente seja seu e que não reproduza outras falas e opiniões alheias. A investigação realizada por esses educadores contém informações que refletem não apenas um caso singular, mas o drama comum a toda população estudantil brasileira em seus diferentes níveis educacionais.Fundação Carlos Chagas1998-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/225310.18222/eae01819982253Estudos em Avaliação Educacional; No. 18 (1998); 111-156Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 18 (1998); 111-156Estudos em Avaliação Educacional; No. 18 (1998); 111-156Estudos em Avaliação Educacional; N. 18 (1998); 111-156Estudos em Avaliação Educacional; n. 18 (1998); 111-1561984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2253/2208Simões, Anilce MariaSantos, Carolina do Socorro AntunesPassos, Junia Maria CampasVianna, Marlene Machado ZicaVal, Maria Dirce doinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-26T14:17:54Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2253Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2016-02-26T14:17:54Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre as vozes dissonantes e o coro uníssono: a harmonia possível
title Entre as vozes dissonantes e o coro uníssono: a harmonia possível
spellingShingle Entre as vozes dissonantes e o coro uníssono: a harmonia possível
Simões, Anilce Maria
Avaliação da Aprendizagem
Redação
Ensino de 1º Grau
Minas Gerais
title_short Entre as vozes dissonantes e o coro uníssono: a harmonia possível
title_full Entre as vozes dissonantes e o coro uníssono: a harmonia possível
title_fullStr Entre as vozes dissonantes e o coro uníssono: a harmonia possível
title_full_unstemmed Entre as vozes dissonantes e o coro uníssono: a harmonia possível
title_sort Entre as vozes dissonantes e o coro uníssono: a harmonia possível
author Simões, Anilce Maria
author_facet Simões, Anilce Maria
Santos, Carolina do Socorro Antunes
Passos, Junia Maria Campas
Vianna, Marlene Machado Zica
Val, Maria Dirce do
author_role author
author2 Santos, Carolina do Socorro Antunes
Passos, Junia Maria Campas
Vianna, Marlene Machado Zica
Val, Maria Dirce do
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Anilce Maria
Santos, Carolina do Socorro Antunes
Passos, Junia Maria Campas
Vianna, Marlene Machado Zica
Val, Maria Dirce do
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da Aprendizagem
Redação
Ensino de 1º Grau
Minas Gerais
topic Avaliação da Aprendizagem
Redação
Ensino de 1º Grau
Minas Gerais
description A alunos da antiga 8ª série do ensino fundamental de Minas Gerais foi solicitada dissertação envolvendo o problema do preconceito, sendo os trabalhos corrigidos por professoras com grande experiência na rede pública e privada. Um grupo de pesquisadoras também de Minas Gerais - Simões, Santos, Passos, Vianna e DoVal - analisou e pesquisou o corpus. A pesquisa mostrou que a escola em geral não está desenvolvendo certas habilidades importantes e desejáveis, além de nem sempre ser bem sucedida no desenvolvimento da capacidade de observar, comparar e generalizar. A conseqüência de tudo isso é que o aluno muitas vezes nem sempre consegue elaborar um texto que efetivamente seja seu e que não reproduza outras falas e opiniões alheias. A investigação realizada por esses educadores contém informações que refletem não apenas um caso singular, mas o drama comum a toda população estudantil brasileira em seus diferentes níveis educacionais.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2253
10.18222/eae01819982253
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2253
identifier_str_mv 10.18222/eae01819982253
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2253/2208
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; No. 18 (1998); 111-156
Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 18 (1998); 111-156
Estudos em Avaliação Educacional; No. 18 (1998); 111-156
Estudos em Avaliação Educacional; N. 18 (1998); 111-156
Estudos em Avaliação Educacional; n. 18 (1998); 111-156
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332421045977088