Entre as vozes dissonantes e o coro uníssono: a harmonia possível
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2253 |
Resumo: | A alunos da antiga 8ª série do ensino fundamental de Minas Gerais foi solicitada dissertação envolvendo o problema do preconceito, sendo os trabalhos corrigidos por professoras com grande experiência na rede pública e privada. Um grupo de pesquisadoras também de Minas Gerais - Simões, Santos, Passos, Vianna e DoVal - analisou e pesquisou o corpus. A pesquisa mostrou que a escola em geral não está desenvolvendo certas habilidades importantes e desejáveis, além de nem sempre ser bem sucedida no desenvolvimento da capacidade de observar, comparar e generalizar. A conseqüência de tudo isso é que o aluno muitas vezes nem sempre consegue elaborar um texto que efetivamente seja seu e que não reproduza outras falas e opiniões alheias. A investigação realizada por esses educadores contém informações que refletem não apenas um caso singular, mas o drama comum a toda população estudantil brasileira em seus diferentes níveis educacionais. |
id |
FCC-2_585bbe42ed9853245482df4f8d27f9f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2253 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Entre as vozes dissonantes e o coro uníssono: a harmonia possívelAvaliação da AprendizagemRedaçãoEnsino de 1º GrauMinas GeraisA alunos da antiga 8ª série do ensino fundamental de Minas Gerais foi solicitada dissertação envolvendo o problema do preconceito, sendo os trabalhos corrigidos por professoras com grande experiência na rede pública e privada. Um grupo de pesquisadoras também de Minas Gerais - Simões, Santos, Passos, Vianna e DoVal - analisou e pesquisou o corpus. A pesquisa mostrou que a escola em geral não está desenvolvendo certas habilidades importantes e desejáveis, além de nem sempre ser bem sucedida no desenvolvimento da capacidade de observar, comparar e generalizar. A conseqüência de tudo isso é que o aluno muitas vezes nem sempre consegue elaborar um texto que efetivamente seja seu e que não reproduza outras falas e opiniões alheias. A investigação realizada por esses educadores contém informações que refletem não apenas um caso singular, mas o drama comum a toda população estudantil brasileira em seus diferentes níveis educacionais.Fundação Carlos Chagas1998-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/225310.18222/eae01819982253Estudos em Avaliação Educacional; No. 18 (1998); 111-156Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 18 (1998); 111-156Estudos em Avaliação Educacional; No. 18 (1998); 111-156Estudos em Avaliação Educacional; N. 18 (1998); 111-156Estudos em Avaliação Educacional; n. 18 (1998); 111-1561984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2253/2208Simões, Anilce MariaSantos, Carolina do Socorro AntunesPassos, Junia Maria CampasVianna, Marlene Machado ZicaVal, Maria Dirce doinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-26T14:17:54Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2253Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2016-02-26T14:17:54Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre as vozes dissonantes e o coro uníssono: a harmonia possível |
title |
Entre as vozes dissonantes e o coro uníssono: a harmonia possível |
spellingShingle |
Entre as vozes dissonantes e o coro uníssono: a harmonia possível Simões, Anilce Maria Avaliação da Aprendizagem Redação Ensino de 1º Grau Minas Gerais |
title_short |
Entre as vozes dissonantes e o coro uníssono: a harmonia possível |
title_full |
Entre as vozes dissonantes e o coro uníssono: a harmonia possível |
title_fullStr |
Entre as vozes dissonantes e o coro uníssono: a harmonia possível |
title_full_unstemmed |
Entre as vozes dissonantes e o coro uníssono: a harmonia possível |
title_sort |
Entre as vozes dissonantes e o coro uníssono: a harmonia possível |
author |
Simões, Anilce Maria |
author_facet |
Simões, Anilce Maria Santos, Carolina do Socorro Antunes Passos, Junia Maria Campas Vianna, Marlene Machado Zica Val, Maria Dirce do |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Carolina do Socorro Antunes Passos, Junia Maria Campas Vianna, Marlene Machado Zica Val, Maria Dirce do |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simões, Anilce Maria Santos, Carolina do Socorro Antunes Passos, Junia Maria Campas Vianna, Marlene Machado Zica Val, Maria Dirce do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação da Aprendizagem Redação Ensino de 1º Grau Minas Gerais |
topic |
Avaliação da Aprendizagem Redação Ensino de 1º Grau Minas Gerais |
description |
A alunos da antiga 8ª série do ensino fundamental de Minas Gerais foi solicitada dissertação envolvendo o problema do preconceito, sendo os trabalhos corrigidos por professoras com grande experiência na rede pública e privada. Um grupo de pesquisadoras também de Minas Gerais - Simões, Santos, Passos, Vianna e DoVal - analisou e pesquisou o corpus. A pesquisa mostrou que a escola em geral não está desenvolvendo certas habilidades importantes e desejáveis, além de nem sempre ser bem sucedida no desenvolvimento da capacidade de observar, comparar e generalizar. A conseqüência de tudo isso é que o aluno muitas vezes nem sempre consegue elaborar um texto que efetivamente seja seu e que não reproduza outras falas e opiniões alheias. A investigação realizada por esses educadores contém informações que refletem não apenas um caso singular, mas o drama comum a toda população estudantil brasileira em seus diferentes níveis educacionais. |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2253 10.18222/eae01819982253 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2253 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae01819982253 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2253/2208 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; No. 18 (1998); 111-156 Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 18 (1998); 111-156 Estudos em Avaliação Educacional; No. 18 (1998); 111-156 Estudos em Avaliação Educacional; N. 18 (1998); 111-156 Estudos em Avaliação Educacional; n. 18 (1998); 111-156 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332421045977088 |