Desempenho de estudantes em diferentes situações no campo conceitual das estruturas aditivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2087 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo fazer um diagnóstico do desempenho de estudantes na solução de problemas das estruturas aditivas de uma mesma classe, porém em diferentes situações, utilizando a linguagem pictórica e outras representações do conceito de número. Foram sujeitos da pesquisa 1.021 estudantes de escolas públicas, que estavam cursando o 1º e 2º ciclos do ensino fundamental, de seis municípios do sul da Bahia. Foi aplicado um instrumento composto por 17 situações-problema que envolviam as operações de adição e subtração. Os estudantes resolveram mais facilmente os problemas quando as situações utilizavam a linguagem natural, e todos os componentes do problema estavam explícitos. A introdução da representação figural, a ausência dos componentes do problema, a escolha pelo estudante desses componentes, a procura da resposta dentre os números apresentados e o significado do número, como medida no contexto espacial, têm um impacto negativo no desempenho. Esses resultados indicam que situações que envolvem essas representações não são trabalhadas pelos professores, mostrando a necessidade de sua ampliação em sala de aula, a fim de desenvolver plenamente esse campo conceitual. |
id |
FCC-2_646e3629c7380055634ccfa791815450 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2087 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Desempenho de estudantes em diferentes situações no campo conceitual das estruturas aditivasEstruturas AditivasSituaçõesRepresentaçõesEstudo DiagnósticoEste trabalho teve como objetivo fazer um diagnóstico do desempenho de estudantes na solução de problemas das estruturas aditivas de uma mesma classe, porém em diferentes situações, utilizando a linguagem pictórica e outras representações do conceito de número. Foram sujeitos da pesquisa 1.021 estudantes de escolas públicas, que estavam cursando o 1º e 2º ciclos do ensino fundamental, de seis municípios do sul da Bahia. Foi aplicado um instrumento composto por 17 situações-problema que envolviam as operações de adição e subtração. Os estudantes resolveram mais facilmente os problemas quando as situações utilizavam a linguagem natural, e todos os componentes do problema estavam explícitos. A introdução da representação figural, a ausência dos componentes do problema, a escolha pelo estudante desses componentes, a procura da resposta dentre os números apresentados e o significado do número, como medida no contexto espacial, têm um impacto negativo no desempenho. Esses resultados indicam que situações que envolvem essas representações não são trabalhadas pelos professores, mostrando a necessidade de sua ampliação em sala de aula, a fim de desenvolver plenamente esse campo conceitual.Fundação Carlos Chagas2007-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/208710.18222/eae183820072087Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 38 (2007); 137-152Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 Núm. 38 (2007); 137-152Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 38 (2007); 137-152Estudos em Avaliação Educacional; V. 18 N. 38 (2007); 137-152Estudos em Avaliação Educacional; v. 18 n. 38 (2007); 137-1521984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2087/2044Santana, Eurivalda Ribeiro dos SantosCazorla, Irene MauricioCampos, Tânia Maria Mendonçainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-04T17:30:53Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2087Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2016-03-04T17:30:53Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desempenho de estudantes em diferentes situações no campo conceitual das estruturas aditivas |
title |
Desempenho de estudantes em diferentes situações no campo conceitual das estruturas aditivas |
spellingShingle |
Desempenho de estudantes em diferentes situações no campo conceitual das estruturas aditivas Santana, Eurivalda Ribeiro dos Santos Estruturas Aditivas Situações Representações Estudo Diagnóstico |
title_short |
Desempenho de estudantes em diferentes situações no campo conceitual das estruturas aditivas |
title_full |
Desempenho de estudantes em diferentes situações no campo conceitual das estruturas aditivas |
title_fullStr |
Desempenho de estudantes em diferentes situações no campo conceitual das estruturas aditivas |
title_full_unstemmed |
Desempenho de estudantes em diferentes situações no campo conceitual das estruturas aditivas |
title_sort |
Desempenho de estudantes em diferentes situações no campo conceitual das estruturas aditivas |
author |
Santana, Eurivalda Ribeiro dos Santos |
author_facet |
Santana, Eurivalda Ribeiro dos Santos Cazorla, Irene Mauricio Campos, Tânia Maria Mendonça |
author_role |
author |
author2 |
Cazorla, Irene Mauricio Campos, Tânia Maria Mendonça |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana, Eurivalda Ribeiro dos Santos Cazorla, Irene Mauricio Campos, Tânia Maria Mendonça |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estruturas Aditivas Situações Representações Estudo Diagnóstico |
topic |
Estruturas Aditivas Situações Representações Estudo Diagnóstico |
description |
Este trabalho teve como objetivo fazer um diagnóstico do desempenho de estudantes na solução de problemas das estruturas aditivas de uma mesma classe, porém em diferentes situações, utilizando a linguagem pictórica e outras representações do conceito de número. Foram sujeitos da pesquisa 1.021 estudantes de escolas públicas, que estavam cursando o 1º e 2º ciclos do ensino fundamental, de seis municípios do sul da Bahia. Foi aplicado um instrumento composto por 17 situações-problema que envolviam as operações de adição e subtração. Os estudantes resolveram mais facilmente os problemas quando as situações utilizavam a linguagem natural, e todos os componentes do problema estavam explícitos. A introdução da representação figural, a ausência dos componentes do problema, a escolha pelo estudante desses componentes, a procura da resposta dentre os números apresentados e o significado do número, como medida no contexto espacial, têm um impacto negativo no desempenho. Esses resultados indicam que situações que envolvem essas representações não são trabalhadas pelos professores, mostrando a necessidade de sua ampliação em sala de aula, a fim de desenvolver plenamente esse campo conceitual. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2087 10.18222/eae183820072087 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2087 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae183820072087 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2087/2044 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 38 (2007); 137-152 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 Núm. 38 (2007); 137-152 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 38 (2007); 137-152 Estudos em Avaliação Educacional; V. 18 N. 38 (2007); 137-152 Estudos em Avaliação Educacional; v. 18 n. 38 (2007); 137-152 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332420263739392 |