Desempenho de estudantes em diferentes situações no campo conceitual das estruturas aditivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Eurivalda Ribeiro dos Santos
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Cazorla, Irene Mauricio, Campos, Tânia Maria Mendonça
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2087
Resumo: Este trabalho teve como objetivo fazer um diagnóstico do desempenho de estudantes na solução de problemas das estruturas aditivas de uma mesma classe, porém em diferentes situações, utilizando a linguagem pictórica e outras representações do conceito de número. Foram sujeitos da pesquisa 1.021 estudantes de escolas públicas, que estavam cursando o 1º e 2º ciclos do ensino fundamental, de seis municípios do sul da Bahia. Foi aplicado um instrumento composto por 17 situações-problema que envolviam as operações de adição e subtração. Os estudantes resolveram mais facilmente os problemas quando as situações utilizavam a linguagem natural, e todos os componentes do problema estavam explícitos. A introdução da representação figural, a ausência dos componentes do problema, a escolha pelo estudante desses componentes, a procura da resposta dentre os números apresentados e o significado do número, como medida no contexto espacial, têm um impacto negativo no desempenho. Esses resultados indicam que situações que envolvem essas representações não são trabalhadas pelos professores, mostrando a necessidade de sua ampliação em sala de aula, a fim de desenvolver plenamente esse campo conceitual.
id FCC-2_646e3629c7380055634ccfa791815450
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2087
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Desempenho de estudantes em diferentes situações no campo conceitual das estruturas aditivasEstruturas AditivasSituaçõesRepresentaçõesEstudo DiagnósticoEste trabalho teve como objetivo fazer um diagnóstico do desempenho de estudantes na solução de problemas das estruturas aditivas de uma mesma classe, porém em diferentes situações, utilizando a linguagem pictórica e outras representações do conceito de número. Foram sujeitos da pesquisa 1.021 estudantes de escolas públicas, que estavam cursando o 1º e 2º ciclos do ensino fundamental, de seis municípios do sul da Bahia. Foi aplicado um instrumento composto por 17 situações-problema que envolviam as operações de adição e subtração. Os estudantes resolveram mais facilmente os problemas quando as situações utilizavam a linguagem natural, e todos os componentes do problema estavam explícitos. A introdução da representação figural, a ausência dos componentes do problema, a escolha pelo estudante desses componentes, a procura da resposta dentre os números apresentados e o significado do número, como medida no contexto espacial, têm um impacto negativo no desempenho. Esses resultados indicam que situações que envolvem essas representações não são trabalhadas pelos professores, mostrando a necessidade de sua ampliação em sala de aula, a fim de desenvolver plenamente esse campo conceitual.Fundação Carlos Chagas2007-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/208710.18222/eae183820072087Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 38 (2007); 137-152Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 Núm. 38 (2007); 137-152Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 38 (2007); 137-152Estudos em Avaliação Educacional; V. 18 N. 38 (2007); 137-152Estudos em Avaliação Educacional; v. 18 n. 38 (2007); 137-1521984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2087/2044Santana, Eurivalda Ribeiro dos SantosCazorla, Irene MauricioCampos, Tânia Maria Mendonçainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-04T17:30:53Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2087Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2016-03-04T17:30:53Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho de estudantes em diferentes situações no campo conceitual das estruturas aditivas
title Desempenho de estudantes em diferentes situações no campo conceitual das estruturas aditivas
spellingShingle Desempenho de estudantes em diferentes situações no campo conceitual das estruturas aditivas
Santana, Eurivalda Ribeiro dos Santos
Estruturas Aditivas
Situações
Representações
Estudo Diagnóstico
title_short Desempenho de estudantes em diferentes situações no campo conceitual das estruturas aditivas
title_full Desempenho de estudantes em diferentes situações no campo conceitual das estruturas aditivas
title_fullStr Desempenho de estudantes em diferentes situações no campo conceitual das estruturas aditivas
title_full_unstemmed Desempenho de estudantes em diferentes situações no campo conceitual das estruturas aditivas
title_sort Desempenho de estudantes em diferentes situações no campo conceitual das estruturas aditivas
author Santana, Eurivalda Ribeiro dos Santos
author_facet Santana, Eurivalda Ribeiro dos Santos
Cazorla, Irene Mauricio
Campos, Tânia Maria Mendonça
author_role author
author2 Cazorla, Irene Mauricio
Campos, Tânia Maria Mendonça
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Eurivalda Ribeiro dos Santos
Cazorla, Irene Mauricio
Campos, Tânia Maria Mendonça
dc.subject.por.fl_str_mv Estruturas Aditivas
Situações
Representações
Estudo Diagnóstico
topic Estruturas Aditivas
Situações
Representações
Estudo Diagnóstico
description Este trabalho teve como objetivo fazer um diagnóstico do desempenho de estudantes na solução de problemas das estruturas aditivas de uma mesma classe, porém em diferentes situações, utilizando a linguagem pictórica e outras representações do conceito de número. Foram sujeitos da pesquisa 1.021 estudantes de escolas públicas, que estavam cursando o 1º e 2º ciclos do ensino fundamental, de seis municípios do sul da Bahia. Foi aplicado um instrumento composto por 17 situações-problema que envolviam as operações de adição e subtração. Os estudantes resolveram mais facilmente os problemas quando as situações utilizavam a linguagem natural, e todos os componentes do problema estavam explícitos. A introdução da representação figural, a ausência dos componentes do problema, a escolha pelo estudante desses componentes, a procura da resposta dentre os números apresentados e o significado do número, como medida no contexto espacial, têm um impacto negativo no desempenho. Esses resultados indicam que situações que envolvem essas representações não são trabalhadas pelos professores, mostrando a necessidade de sua ampliação em sala de aula, a fim de desenvolver plenamente esse campo conceitual.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2087
10.18222/eae183820072087
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2087
identifier_str_mv 10.18222/eae183820072087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2087/2044
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 38 (2007); 137-152
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 Núm. 38 (2007); 137-152
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 38 (2007); 137-152
Estudos em Avaliação Educacional; V. 18 N. 38 (2007); 137-152
Estudos em Avaliação Educacional; v. 18 n. 38 (2007); 137-152
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332420263739392