Análise do Comportamento Diferencial dos Itens de Geografia: estudo da 4a série avaliada no Proeb/Simave 2001

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Tufi Machado
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Genovez, Silene Felizardo de Menezes, Galvão, Ailton Fonseca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2137
Resumo: Apresenta-se uma análise do comportamento diferencial (DIF) dos itens de geografia, aplicados aos alunos da 4a série no Proeb-2001 nas diferentes regiões do Estado de Minas Gerais. Grosso modo, os resultados sugerem que itens relacionados a questões ambientais são mais fáceis para os alunos da região metropolitana de Belo Horizonte do que para os alunos do interior do Estado. Por outro lado, os itens que avaliam a relação entre o espaço urbano e o espaço rural são mais fáceis para os alunos do interior.
id FCC-2_6dfb8bc19f3f7a50af007afc0c1e6f01
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2137
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Análise do Comportamento Diferencial dos Itens de Geografia: estudo da 4a série avaliada no Proeb/Simave 2001Avaliação EducacionalTeoria Da Resposta Ao ItemAnálise Do Comportamento DiferencialApresenta-se uma análise do comportamento diferencial (DIF) dos itens de geografia, aplicados aos alunos da 4a série no Proeb-2001 nas diferentes regiões do Estado de Minas Gerais. Grosso modo, os resultados sugerem que itens relacionados a questões ambientais são mais fáceis para os alunos da região metropolitana de Belo Horizonte do que para os alunos do interior do Estado. Por outro lado, os itens que avaliam a relação entre o espaço urbano e o espaço rural são mais fáceis para os alunos do interior.Fundação Carlos Chagas2005-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/213710.18222/eae163220052137Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 No. 32 (2005); 81-110Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 Núm. 32 (2005); 81-110Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 No. 32 (2005); 81-110Estudos em Avaliação Educacional; V. 16 N. 32 (2005); 81-110Estudos em Avaliação Educacional; v. 16 n. 32 (2005); 81-1101984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2137/2094Soares, Tufi MachadoGenovez, Silene Felizardo de MenezesGalvão, Ailton Fonsecainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:12:18Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2137Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:12:18Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do Comportamento Diferencial dos Itens de Geografia: estudo da 4a série avaliada no Proeb/Simave 2001
title Análise do Comportamento Diferencial dos Itens de Geografia: estudo da 4a série avaliada no Proeb/Simave 2001
spellingShingle Análise do Comportamento Diferencial dos Itens de Geografia: estudo da 4a série avaliada no Proeb/Simave 2001
Soares, Tufi Machado
Avaliação Educacional
Teoria Da Resposta Ao Item
Análise Do Comportamento Diferencial
title_short Análise do Comportamento Diferencial dos Itens de Geografia: estudo da 4a série avaliada no Proeb/Simave 2001
title_full Análise do Comportamento Diferencial dos Itens de Geografia: estudo da 4a série avaliada no Proeb/Simave 2001
title_fullStr Análise do Comportamento Diferencial dos Itens de Geografia: estudo da 4a série avaliada no Proeb/Simave 2001
title_full_unstemmed Análise do Comportamento Diferencial dos Itens de Geografia: estudo da 4a série avaliada no Proeb/Simave 2001
title_sort Análise do Comportamento Diferencial dos Itens de Geografia: estudo da 4a série avaliada no Proeb/Simave 2001
author Soares, Tufi Machado
author_facet Soares, Tufi Machado
Genovez, Silene Felizardo de Menezes
Galvão, Ailton Fonseca
author_role author
author2 Genovez, Silene Felizardo de Menezes
Galvão, Ailton Fonseca
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Tufi Machado
Genovez, Silene Felizardo de Menezes
Galvão, Ailton Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação Educacional
Teoria Da Resposta Ao Item
Análise Do Comportamento Diferencial
topic Avaliação Educacional
Teoria Da Resposta Ao Item
Análise Do Comportamento Diferencial
description Apresenta-se uma análise do comportamento diferencial (DIF) dos itens de geografia, aplicados aos alunos da 4a série no Proeb-2001 nas diferentes regiões do Estado de Minas Gerais. Grosso modo, os resultados sugerem que itens relacionados a questões ambientais são mais fáceis para os alunos da região metropolitana de Belo Horizonte do que para os alunos do interior do Estado. Por outro lado, os itens que avaliam a relação entre o espaço urbano e o espaço rural são mais fáceis para os alunos do interior.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2137
10.18222/eae163220052137
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2137
identifier_str_mv 10.18222/eae163220052137
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2137/2094
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 No. 32 (2005); 81-110
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 Núm. 32 (2005); 81-110
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 No. 32 (2005); 81-110
Estudos em Avaliação Educacional; V. 16 N. 32 (2005); 81-110
Estudos em Avaliação Educacional; v. 16 n. 32 (2005); 81-110
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332420620255232