Comportamento Diferencial do Item (DIF): uma apresentação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valle, Raquel da Cunha
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2194
Resumo: O artigo procura suprir uma deficiência na literatura nacional que trata de modelos estatísticos aplicados à pesquisa e, especialmente, à avaliação educacional. O uso intensivo da Teoria da Resposta ao Item apresenta dificuldades sobretudo para pessoas sem uma formação matemática mais aprofundada. Assim, nas avaliações desenvolvidas a partir dos anos 90 aparecem certas siglas e termos, como, por exemplo, DIF - Differential Item Functioning, que oferecem dificuldades para alguns educadores. O presente trabalho procura explicar, na medida do possível, sem aprofundamento matemático, o conceito de Comportamento Diferencial do Item, largamente empregado em avaliação educacional, inclusive no Brasil.
id FCC-2_71e9e0e4d830cab2a80a39a4a8264e3b
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2194
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Comportamento Diferencial do Item (DIF): uma apresentação.Teoria da Resposta ao ItemComportamento Diferencial do ItemAnálise de ItensO artigo procura suprir uma deficiência na literatura nacional que trata de modelos estatísticos aplicados à pesquisa e, especialmente, à avaliação educacional. O uso intensivo da Teoria da Resposta ao Item apresenta dificuldades sobretudo para pessoas sem uma formação matemática mais aprofundada. Assim, nas avaliações desenvolvidas a partir dos anos 90 aparecem certas siglas e termos, como, por exemplo, DIF - Differential Item Functioning, que oferecem dificuldades para alguns educadores. O presente trabalho procura explicar, na medida do possível, sem aprofundamento matemático, o conceito de Comportamento Diferencial do Item, largamente empregado em avaliação educacional, inclusive no Brasil.Fundação Carlos Chagas2002-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/219410.18222/eae02520022194Estudos em Avaliação Educacional; No. 25 (2002); 167-184Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 25 (2002); 167-184Estudos em Avaliação Educacional; No. 25 (2002); 167-184Estudos em Avaliação Educacional; N. 25 (2002); 167-184Estudos em Avaliação Educacional; n. 25 (2002); 167-1841984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2194/2151Valle, Raquel da Cunhainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-26T14:13:40Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2194Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2016-02-26T14:13:40Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Comportamento Diferencial do Item (DIF): uma apresentação.
title Comportamento Diferencial do Item (DIF): uma apresentação.
spellingShingle Comportamento Diferencial do Item (DIF): uma apresentação.
Valle, Raquel da Cunha
Teoria da Resposta ao Item
Comportamento Diferencial do Item
Análise de Itens
title_short Comportamento Diferencial do Item (DIF): uma apresentação.
title_full Comportamento Diferencial do Item (DIF): uma apresentação.
title_fullStr Comportamento Diferencial do Item (DIF): uma apresentação.
title_full_unstemmed Comportamento Diferencial do Item (DIF): uma apresentação.
title_sort Comportamento Diferencial do Item (DIF): uma apresentação.
author Valle, Raquel da Cunha
author_facet Valle, Raquel da Cunha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valle, Raquel da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria da Resposta ao Item
Comportamento Diferencial do Item
Análise de Itens
topic Teoria da Resposta ao Item
Comportamento Diferencial do Item
Análise de Itens
description O artigo procura suprir uma deficiência na literatura nacional que trata de modelos estatísticos aplicados à pesquisa e, especialmente, à avaliação educacional. O uso intensivo da Teoria da Resposta ao Item apresenta dificuldades sobretudo para pessoas sem uma formação matemática mais aprofundada. Assim, nas avaliações desenvolvidas a partir dos anos 90 aparecem certas siglas e termos, como, por exemplo, DIF - Differential Item Functioning, que oferecem dificuldades para alguns educadores. O presente trabalho procura explicar, na medida do possível, sem aprofundamento matemático, o conceito de Comportamento Diferencial do Item, largamente empregado em avaliação educacional, inclusive no Brasil.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2194
10.18222/eae02520022194
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2194
identifier_str_mv 10.18222/eae02520022194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2194/2151
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; No. 25 (2002); 167-184
Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 25 (2002); 167-184
Estudos em Avaliação Educacional; No. 25 (2002); 167-184
Estudos em Avaliação Educacional; N. 25 (2002); 167-184
Estudos em Avaliação Educacional; n. 25 (2002); 167-184
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332420709384192