Comportamento Diferencial do Item (DIF): uma apresentação.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2194 |
Resumo: | O artigo procura suprir uma deficiência na literatura nacional que trata de modelos estatísticos aplicados à pesquisa e, especialmente, à avaliação educacional. O uso intensivo da Teoria da Resposta ao Item apresenta dificuldades sobretudo para pessoas sem uma formação matemática mais aprofundada. Assim, nas avaliações desenvolvidas a partir dos anos 90 aparecem certas siglas e termos, como, por exemplo, DIF - Differential Item Functioning, que oferecem dificuldades para alguns educadores. O presente trabalho procura explicar, na medida do possível, sem aprofundamento matemático, o conceito de Comportamento Diferencial do Item, largamente empregado em avaliação educacional, inclusive no Brasil. |
id |
FCC-2_71e9e0e4d830cab2a80a39a4a8264e3b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2194 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Comportamento Diferencial do Item (DIF): uma apresentação.Teoria da Resposta ao ItemComportamento Diferencial do ItemAnálise de ItensO artigo procura suprir uma deficiência na literatura nacional que trata de modelos estatísticos aplicados à pesquisa e, especialmente, à avaliação educacional. O uso intensivo da Teoria da Resposta ao Item apresenta dificuldades sobretudo para pessoas sem uma formação matemática mais aprofundada. Assim, nas avaliações desenvolvidas a partir dos anos 90 aparecem certas siglas e termos, como, por exemplo, DIF - Differential Item Functioning, que oferecem dificuldades para alguns educadores. O presente trabalho procura explicar, na medida do possível, sem aprofundamento matemático, o conceito de Comportamento Diferencial do Item, largamente empregado em avaliação educacional, inclusive no Brasil.Fundação Carlos Chagas2002-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/219410.18222/eae02520022194Estudos em Avaliação Educacional; No. 25 (2002); 167-184Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 25 (2002); 167-184Estudos em Avaliação Educacional; No. 25 (2002); 167-184Estudos em Avaliação Educacional; N. 25 (2002); 167-184Estudos em Avaliação Educacional; n. 25 (2002); 167-1841984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2194/2151Valle, Raquel da Cunhainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-26T14:13:40Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2194Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2016-02-26T14:13:40Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comportamento Diferencial do Item (DIF): uma apresentação. |
title |
Comportamento Diferencial do Item (DIF): uma apresentação. |
spellingShingle |
Comportamento Diferencial do Item (DIF): uma apresentação. Valle, Raquel da Cunha Teoria da Resposta ao Item Comportamento Diferencial do Item Análise de Itens |
title_short |
Comportamento Diferencial do Item (DIF): uma apresentação. |
title_full |
Comportamento Diferencial do Item (DIF): uma apresentação. |
title_fullStr |
Comportamento Diferencial do Item (DIF): uma apresentação. |
title_full_unstemmed |
Comportamento Diferencial do Item (DIF): uma apresentação. |
title_sort |
Comportamento Diferencial do Item (DIF): uma apresentação. |
author |
Valle, Raquel da Cunha |
author_facet |
Valle, Raquel da Cunha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valle, Raquel da Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria da Resposta ao Item Comportamento Diferencial do Item Análise de Itens |
topic |
Teoria da Resposta ao Item Comportamento Diferencial do Item Análise de Itens |
description |
O artigo procura suprir uma deficiência na literatura nacional que trata de modelos estatísticos aplicados à pesquisa e, especialmente, à avaliação educacional. O uso intensivo da Teoria da Resposta ao Item apresenta dificuldades sobretudo para pessoas sem uma formação matemática mais aprofundada. Assim, nas avaliações desenvolvidas a partir dos anos 90 aparecem certas siglas e termos, como, por exemplo, DIF - Differential Item Functioning, que oferecem dificuldades para alguns educadores. O presente trabalho procura explicar, na medida do possível, sem aprofundamento matemático, o conceito de Comportamento Diferencial do Item, largamente empregado em avaliação educacional, inclusive no Brasil. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2194 10.18222/eae02520022194 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2194 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae02520022194 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2194/2151 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; No. 25 (2002); 167-184 Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 25 (2002); 167-184 Estudos em Avaliação Educacional; No. 25 (2002); 167-184 Estudos em Avaliação Educacional; N. 25 (2002); 167-184 Estudos em Avaliação Educacional; n. 25 (2002); 167-184 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1821141945949356032 |