Descrição dos Principais Métodos para Detectar o Funcionamento Diferencial dos Itens (DIF)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andriola,Wagner Bandeira
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722001000300020
Resumo: O artigo descreve os principais métodos utilizados, atualmente, na detecção do funcionamento diferencial dos itens (DIF), entre os quais o de Comparação da Área entre as CCI's, Comparação das Probabilidades, Comparação dos Parâmetros dos Itens, Qui-quadrado de Lord, Qui-quadrado de Scheuneman, Qui-quadrado de Pearson ou Total, Mantel-Haenszel, Regressão Logística, Método Padronizado e, finalmente, o Logístico Interativo. Apresentamos as bases matemáticas desses métodos, suas principais vantagens e limitações. Destacamos que a presença do DIF em instrumentos de medida, sejam psicológicos ou pedagógicos, é um problema para o suposto da padronização ou uniformização das condições de aplicação dos testes e que, ademais, acarreta injustiça e falta de eqüidade ao processo avaliativo.
id UFRGS-5_1dea371e17931147638d3b813c3006bb
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722001000300020
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Descrição dos Principais Métodos para Detectar o Funcionamento Diferencial dos Itens (DIF)Funcionamento diferencial dos itens (DIF)teoria de resposta ao item (TRI)avaliação psicológicaO artigo descreve os principais métodos utilizados, atualmente, na detecção do funcionamento diferencial dos itens (DIF), entre os quais o de Comparação da Área entre as CCI's, Comparação das Probabilidades, Comparação dos Parâmetros dos Itens, Qui-quadrado de Lord, Qui-quadrado de Scheuneman, Qui-quadrado de Pearson ou Total, Mantel-Haenszel, Regressão Logística, Método Padronizado e, finalmente, o Logístico Interativo. Apresentamos as bases matemáticas desses métodos, suas principais vantagens e limitações. Destacamos que a presença do DIF em instrumentos de medida, sejam psicológicos ou pedagógicos, é um problema para o suposto da padronização ou uniformização das condições de aplicação dos testes e que, ademais, acarreta injustiça e falta de eqüidade ao processo avaliativo.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2001-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722001000300020Psicologia: Reflexão e Crítica v.14 n.3 2001reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722001000300020info:eu-repo/semantics/openAccessAndriola,Wagner Bandeirapor2005-05-24T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722001000300020Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2005-05-24T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Descrição dos Principais Métodos para Detectar o Funcionamento Diferencial dos Itens (DIF)
title Descrição dos Principais Métodos para Detectar o Funcionamento Diferencial dos Itens (DIF)
spellingShingle Descrição dos Principais Métodos para Detectar o Funcionamento Diferencial dos Itens (DIF)
Andriola,Wagner Bandeira
Funcionamento diferencial dos itens (DIF)
teoria de resposta ao item (TRI)
avaliação psicológica
title_short Descrição dos Principais Métodos para Detectar o Funcionamento Diferencial dos Itens (DIF)
title_full Descrição dos Principais Métodos para Detectar o Funcionamento Diferencial dos Itens (DIF)
title_fullStr Descrição dos Principais Métodos para Detectar o Funcionamento Diferencial dos Itens (DIF)
title_full_unstemmed Descrição dos Principais Métodos para Detectar o Funcionamento Diferencial dos Itens (DIF)
title_sort Descrição dos Principais Métodos para Detectar o Funcionamento Diferencial dos Itens (DIF)
author Andriola,Wagner Bandeira
author_facet Andriola,Wagner Bandeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andriola,Wagner Bandeira
dc.subject.por.fl_str_mv Funcionamento diferencial dos itens (DIF)
teoria de resposta ao item (TRI)
avaliação psicológica
topic Funcionamento diferencial dos itens (DIF)
teoria de resposta ao item (TRI)
avaliação psicológica
description O artigo descreve os principais métodos utilizados, atualmente, na detecção do funcionamento diferencial dos itens (DIF), entre os quais o de Comparação da Área entre as CCI's, Comparação das Probabilidades, Comparação dos Parâmetros dos Itens, Qui-quadrado de Lord, Qui-quadrado de Scheuneman, Qui-quadrado de Pearson ou Total, Mantel-Haenszel, Regressão Logística, Método Padronizado e, finalmente, o Logístico Interativo. Apresentamos as bases matemáticas desses métodos, suas principais vantagens e limitações. Destacamos que a presença do DIF em instrumentos de medida, sejam psicológicos ou pedagógicos, é um problema para o suposto da padronização ou uniformização das condições de aplicação dos testes e que, ademais, acarreta injustiça e falta de eqüidade ao processo avaliativo.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722001000300020
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722001000300020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722001000300020
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.14 n.3 2001
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134862227963904