Avaliação e aprendizagem na educação superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2045 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma análise teórica sobre as relações entre avaliação e aprendizagem na educação superior. Tendo por base a perspectiva fornecida por um conjunto de pesquisas a respeito da avaliação no contexto do ensino universitário, analisamos a influência que as práticas de avaliação exercem sobre a abordagem dos alunos em relação à aprendizagem. Também exploramos o conceito de estilo de pensamento, fundamentados nos escritos de Sternberg (1997). Ao final, tecemos algumas considerações acerca da importância das escolhas avaliativas exercidas pelos professores que atuam na graduação. |
id |
FCC-2_78b37a84e025fc33523172145791fc58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2045 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação e aprendizagem na educação superiorEnsino SuperiorAvaliação da AprendizagemEste artigo apresenta uma análise teórica sobre as relações entre avaliação e aprendizagem na educação superior. Tendo por base a perspectiva fornecida por um conjunto de pesquisas a respeito da avaliação no contexto do ensino universitário, analisamos a influência que as práticas de avaliação exercem sobre a abordagem dos alunos em relação à aprendizagem. Também exploramos o conceito de estilo de pensamento, fundamentados nos escritos de Sternberg (1997). Ao final, tecemos algumas considerações acerca da importância das escolhas avaliativas exercidas pelos professores que atuam na graduação.Fundação Carlos Chagas2009-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/204510.18222/eae204320092045Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 43 (2009); 201-213Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 Núm. 43 (2009); 201-213Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 43 (2009); 201-213Estudos em Avaliação Educacional; V. 20 N. 43 (2009); 201-213Estudos em Avaliação Educacional; v. 20 n. 43 (2009); 201-2131984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2045/2004Garcia, Joeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:09:39Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2045Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:09:39Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação e aprendizagem na educação superior |
title |
Avaliação e aprendizagem na educação superior |
spellingShingle |
Avaliação e aprendizagem na educação superior Garcia, Joe Ensino Superior Avaliação da Aprendizagem |
title_short |
Avaliação e aprendizagem na educação superior |
title_full |
Avaliação e aprendizagem na educação superior |
title_fullStr |
Avaliação e aprendizagem na educação superior |
title_full_unstemmed |
Avaliação e aprendizagem na educação superior |
title_sort |
Avaliação e aprendizagem na educação superior |
author |
Garcia, Joe |
author_facet |
Garcia, Joe |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Joe |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Superior Avaliação da Aprendizagem |
topic |
Ensino Superior Avaliação da Aprendizagem |
description |
Este artigo apresenta uma análise teórica sobre as relações entre avaliação e aprendizagem na educação superior. Tendo por base a perspectiva fornecida por um conjunto de pesquisas a respeito da avaliação no contexto do ensino universitário, analisamos a influência que as práticas de avaliação exercem sobre a abordagem dos alunos em relação à aprendizagem. Também exploramos o conceito de estilo de pensamento, fundamentados nos escritos de Sternberg (1997). Ao final, tecemos algumas considerações acerca da importância das escolhas avaliativas exercidas pelos professores que atuam na graduação. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2045 10.18222/eae204320092045 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2045 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae204320092045 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2045/2004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 43 (2009); 201-213 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 Núm. 43 (2009); 201-213 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 43 (2009); 201-213 Estudos em Avaliação Educacional; V. 20 N. 43 (2009); 201-213 Estudos em Avaliação Educacional; v. 20 n. 43 (2009); 201-213 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332420208164864 |