Avaliação e aprendizagem na educação superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Joe
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2045
Resumo: Este artigo apresenta uma análise teórica sobre as relações entre avaliação e aprendizagem na educação superior. Tendo por base a perspectiva fornecida por um conjunto de pesquisas a respeito da avaliação no contexto do ensino universitário, analisamos a influência que as práticas de avaliação exercem sobre a abordagem dos alunos em relação à aprendizagem. Também exploramos o conceito de estilo de pensamento, fundamentados nos escritos de Sternberg (1997). Ao final, tecemos algumas considerações acerca da importância das escolhas avaliativas exercidas pelos professores que atuam na graduação.
id FCC-2_78b37a84e025fc33523172145791fc58
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2045
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Avaliação e aprendizagem na educação superiorEnsino SuperiorAvaliação da AprendizagemEste artigo apresenta uma análise teórica sobre as relações entre avaliação e aprendizagem na educação superior. Tendo por base a perspectiva fornecida por um conjunto de pesquisas a respeito da avaliação no contexto do ensino universitário, analisamos a influência que as práticas de avaliação exercem sobre a abordagem dos alunos em relação à aprendizagem. Também exploramos o conceito de estilo de pensamento, fundamentados nos escritos de Sternberg (1997). Ao final, tecemos algumas considerações acerca da importância das escolhas avaliativas exercidas pelos professores que atuam na graduação.Fundação Carlos Chagas2009-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/204510.18222/eae204320092045Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 43 (2009); 201-213Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 Núm. 43 (2009); 201-213Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 43 (2009); 201-213Estudos em Avaliação Educacional; V. 20 N. 43 (2009); 201-213Estudos em Avaliação Educacional; v. 20 n. 43 (2009); 201-2131984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2045/2004Garcia, Joeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:09:39Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2045Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:09:39Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação e aprendizagem na educação superior
title Avaliação e aprendizagem na educação superior
spellingShingle Avaliação e aprendizagem na educação superior
Garcia, Joe
Ensino Superior
Avaliação da Aprendizagem
title_short Avaliação e aprendizagem na educação superior
title_full Avaliação e aprendizagem na educação superior
title_fullStr Avaliação e aprendizagem na educação superior
title_full_unstemmed Avaliação e aprendizagem na educação superior
title_sort Avaliação e aprendizagem na educação superior
author Garcia, Joe
author_facet Garcia, Joe
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Joe
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior
Avaliação da Aprendizagem
topic Ensino Superior
Avaliação da Aprendizagem
description Este artigo apresenta uma análise teórica sobre as relações entre avaliação e aprendizagem na educação superior. Tendo por base a perspectiva fornecida por um conjunto de pesquisas a respeito da avaliação no contexto do ensino universitário, analisamos a influência que as práticas de avaliação exercem sobre a abordagem dos alunos em relação à aprendizagem. Também exploramos o conceito de estilo de pensamento, fundamentados nos escritos de Sternberg (1997). Ao final, tecemos algumas considerações acerca da importância das escolhas avaliativas exercidas pelos professores que atuam na graduação.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2045
10.18222/eae204320092045
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2045
identifier_str_mv 10.18222/eae204320092045
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2045/2004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 43 (2009); 201-213
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 Núm. 43 (2009); 201-213
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 43 (2009); 201-213
Estudos em Avaliação Educacional; V. 20 N. 43 (2009); 201-213
Estudos em Avaliação Educacional; v. 20 n. 43 (2009); 201-213
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332420208164864