Dificuldades recorrentes dos alunos do 5º ano do ensino fundamental em Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Clarilza Prado de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Oliveira, Tarciso Joaquim de, Rocha, Maria Conceição, Sá, Ivo Ribeiro de, Santos, Solange Maria dos, Silva, Simone de Oliveira Andrade, Sugahara, Leila Yuri, Stanich, Karina Alves Biasoli, Tavares, Antonio Vanderlei
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1921
Resumo: A avaliação de larga escala é realizada no Brasil como instrumento destinado a monitorar e aperfeiçoar o desempenho do sistema educacional, desde a década de 1980. Considerando as dificuldades dos educadores e da população em compreender os resultados oferecidos por essas avaliações em larga escala e a importância dessa dimensão avaliativa para a implantação de políticas públicas mais consistentes, neste estudo analisamos os resultados de três avaliações de um sistema de ensino particular, aplicadas num período de seis anos.
id FCC-2_79a839c35fdb4802204605091c54db2d
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1921
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Dificuldades recorrentes dos alunos do 5º ano do ensino fundamental em MatemáticaRepresentações SociaisEscala de AvaliaçãoSistema de EducaçãoDificuldades de AprendizagemA avaliação de larga escala é realizada no Brasil como instrumento destinado a monitorar e aperfeiçoar o desempenho do sistema educacional, desde a década de 1980. Considerando as dificuldades dos educadores e da população em compreender os resultados oferecidos por essas avaliações em larga escala e a importância dessa dimensão avaliativa para a implantação de políticas públicas mais consistentes, neste estudo analisamos os resultados de três avaliações de um sistema de ensino particular, aplicadas num período de seis anos.Fundação Carlos Chagas2012-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/192110.18222/eae235320121921Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 53 (2012); 198-221Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 53 (2012); 198-221Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 53 (2012); 198-221Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 53 (2012); 198-221Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 53 (2012); 198-2211984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1921/1905Souza, Clarilza Prado deOliveira, Tarciso Joaquim deRocha, Maria ConceiçãoSá, Ivo Ribeiro deSantos, Solange Maria dosSilva, Simone de Oliveira AndradeSugahara, Leila YuriStanich, Karina Alves BiasoliTavares, Antonio Vanderleiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-11T17:48:41Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1921Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2019-09-11T17:48:41Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades recorrentes dos alunos do 5º ano do ensino fundamental em Matemática
title Dificuldades recorrentes dos alunos do 5º ano do ensino fundamental em Matemática
spellingShingle Dificuldades recorrentes dos alunos do 5º ano do ensino fundamental em Matemática
Souza, Clarilza Prado de
Representações Sociais
Escala de Avaliação
Sistema de Educação
Dificuldades de Aprendizagem
title_short Dificuldades recorrentes dos alunos do 5º ano do ensino fundamental em Matemática
title_full Dificuldades recorrentes dos alunos do 5º ano do ensino fundamental em Matemática
title_fullStr Dificuldades recorrentes dos alunos do 5º ano do ensino fundamental em Matemática
title_full_unstemmed Dificuldades recorrentes dos alunos do 5º ano do ensino fundamental em Matemática
title_sort Dificuldades recorrentes dos alunos do 5º ano do ensino fundamental em Matemática
author Souza, Clarilza Prado de
author_facet Souza, Clarilza Prado de
Oliveira, Tarciso Joaquim de
Rocha, Maria Conceição
Sá, Ivo Ribeiro de
Santos, Solange Maria dos
Silva, Simone de Oliveira Andrade
Sugahara, Leila Yuri
Stanich, Karina Alves Biasoli
Tavares, Antonio Vanderlei
author_role author
author2 Oliveira, Tarciso Joaquim de
Rocha, Maria Conceição
Sá, Ivo Ribeiro de
Santos, Solange Maria dos
Silva, Simone de Oliveira Andrade
Sugahara, Leila Yuri
Stanich, Karina Alves Biasoli
Tavares, Antonio Vanderlei
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Clarilza Prado de
Oliveira, Tarciso Joaquim de
Rocha, Maria Conceição
Sá, Ivo Ribeiro de
Santos, Solange Maria dos
Silva, Simone de Oliveira Andrade
Sugahara, Leila Yuri
Stanich, Karina Alves Biasoli
Tavares, Antonio Vanderlei
dc.subject.por.fl_str_mv Representações Sociais
Escala de Avaliação
Sistema de Educação
Dificuldades de Aprendizagem
topic Representações Sociais
Escala de Avaliação
Sistema de Educação
Dificuldades de Aprendizagem
description A avaliação de larga escala é realizada no Brasil como instrumento destinado a monitorar e aperfeiçoar o desempenho do sistema educacional, desde a década de 1980. Considerando as dificuldades dos educadores e da população em compreender os resultados oferecidos por essas avaliações em larga escala e a importância dessa dimensão avaliativa para a implantação de políticas públicas mais consistentes, neste estudo analisamos os resultados de três avaliações de um sistema de ensino particular, aplicadas num período de seis anos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1921
10.18222/eae235320121921
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1921
identifier_str_mv 10.18222/eae235320121921
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1921/1905
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 53 (2012); 198-221
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 53 (2012); 198-221
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 53 (2012); 198-221
Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 53 (2012); 198-221
Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 53 (2012); 198-221
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332419779297280