Dificuldades recorrentes dos alunos do 5º ano do ensino fundamental em Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1921 |
Resumo: | A avaliação de larga escala é realizada no Brasil como instrumento destinado a monitorar e aperfeiçoar o desempenho do sistema educacional, desde a década de 1980. Considerando as dificuldades dos educadores e da população em compreender os resultados oferecidos por essas avaliações em larga escala e a importância dessa dimensão avaliativa para a implantação de políticas públicas mais consistentes, neste estudo analisamos os resultados de três avaliações de um sistema de ensino particular, aplicadas num período de seis anos. |
id |
FCC-2_79a839c35fdb4802204605091c54db2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1921 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Dificuldades recorrentes dos alunos do 5º ano do ensino fundamental em MatemáticaRepresentações SociaisEscala de AvaliaçãoSistema de EducaçãoDificuldades de AprendizagemA avaliação de larga escala é realizada no Brasil como instrumento destinado a monitorar e aperfeiçoar o desempenho do sistema educacional, desde a década de 1980. Considerando as dificuldades dos educadores e da população em compreender os resultados oferecidos por essas avaliações em larga escala e a importância dessa dimensão avaliativa para a implantação de políticas públicas mais consistentes, neste estudo analisamos os resultados de três avaliações de um sistema de ensino particular, aplicadas num período de seis anos.Fundação Carlos Chagas2012-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/192110.18222/eae235320121921Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 53 (2012); 198-221Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 53 (2012); 198-221Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 53 (2012); 198-221Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 53 (2012); 198-221Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 53 (2012); 198-2211984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1921/1905Souza, Clarilza Prado deOliveira, Tarciso Joaquim deRocha, Maria ConceiçãoSá, Ivo Ribeiro deSantos, Solange Maria dosSilva, Simone de Oliveira AndradeSugahara, Leila YuriStanich, Karina Alves BiasoliTavares, Antonio Vanderleiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-11T17:48:41Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1921Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2019-09-11T17:48:41Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dificuldades recorrentes dos alunos do 5º ano do ensino fundamental em Matemática |
title |
Dificuldades recorrentes dos alunos do 5º ano do ensino fundamental em Matemática |
spellingShingle |
Dificuldades recorrentes dos alunos do 5º ano do ensino fundamental em Matemática Souza, Clarilza Prado de Representações Sociais Escala de Avaliação Sistema de Educação Dificuldades de Aprendizagem |
title_short |
Dificuldades recorrentes dos alunos do 5º ano do ensino fundamental em Matemática |
title_full |
Dificuldades recorrentes dos alunos do 5º ano do ensino fundamental em Matemática |
title_fullStr |
Dificuldades recorrentes dos alunos do 5º ano do ensino fundamental em Matemática |
title_full_unstemmed |
Dificuldades recorrentes dos alunos do 5º ano do ensino fundamental em Matemática |
title_sort |
Dificuldades recorrentes dos alunos do 5º ano do ensino fundamental em Matemática |
author |
Souza, Clarilza Prado de |
author_facet |
Souza, Clarilza Prado de Oliveira, Tarciso Joaquim de Rocha, Maria Conceição Sá, Ivo Ribeiro de Santos, Solange Maria dos Silva, Simone de Oliveira Andrade Sugahara, Leila Yuri Stanich, Karina Alves Biasoli Tavares, Antonio Vanderlei |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Tarciso Joaquim de Rocha, Maria Conceição Sá, Ivo Ribeiro de Santos, Solange Maria dos Silva, Simone de Oliveira Andrade Sugahara, Leila Yuri Stanich, Karina Alves Biasoli Tavares, Antonio Vanderlei |
author2_role |
author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Clarilza Prado de Oliveira, Tarciso Joaquim de Rocha, Maria Conceição Sá, Ivo Ribeiro de Santos, Solange Maria dos Silva, Simone de Oliveira Andrade Sugahara, Leila Yuri Stanich, Karina Alves Biasoli Tavares, Antonio Vanderlei |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representações Sociais Escala de Avaliação Sistema de Educação Dificuldades de Aprendizagem |
topic |
Representações Sociais Escala de Avaliação Sistema de Educação Dificuldades de Aprendizagem |
description |
A avaliação de larga escala é realizada no Brasil como instrumento destinado a monitorar e aperfeiçoar o desempenho do sistema educacional, desde a década de 1980. Considerando as dificuldades dos educadores e da população em compreender os resultados oferecidos por essas avaliações em larga escala e a importância dessa dimensão avaliativa para a implantação de políticas públicas mais consistentes, neste estudo analisamos os resultados de três avaliações de um sistema de ensino particular, aplicadas num período de seis anos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1921 10.18222/eae235320121921 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1921 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae235320121921 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1921/1905 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 53 (2012); 198-221 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 53 (2012); 198-221 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 53 (2012); 198-221 Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 53 (2012); 198-221 Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 53 (2012); 198-221 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332419779297280 |