REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR SOBRE AS DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DO ALUNO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Joana Jesus
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UniVap (online)
Texto Completo: https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1412
Resumo: O presente trabalho analisa os processos e conteúdos representacionais dos professores de 9 instituições de ensino públicas rurais de um município do Vale do Paraíba Paulista com relação às dificuldades de aprendizagem do aluno. Para este fim, foram realizadas 15 entrevistas com professores do ensino fundamental. Uma análise de conteúdo informatizada de tais entrevistas com o software ALCESTE® revelou 7 classes de discursos, uma delas especificamente ligada ao tema “dificuldade de aprendizagem”. A representação social da dificuldade de aprendizagem para esse grupo de professores revela que os sujeitos atribuem ao próprio aluno e ao seu contexto sócio-econômico-cultural a responsabilidade pelo insucesso, conferindo aos fatores externos a principal causa destas dificuldades. Os professores culpabilizam especialmente as condições de vida do educando e a ausência da família na vida escolar do estudante. Foi possível ainda identificar os processos de objetivação e ancoragem que estão na gênese da representação social da dificuldade de aprendizagem do aluno.
id UNIVAP-1_bcc3b377f3f09ac8eec17c411063b78e
oai_identifier_str oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1412
network_acronym_str UNIVAP-1
network_name_str Revista UniVap (online)
repository_id_str
spelling REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR SOBRE AS DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DO ALUNORepresentações SociaisDificuldade de aprendizagemFracasso Escolar.Representações SociaisO presente trabalho analisa os processos e conteúdos representacionais dos professores de 9 instituições de ensino públicas rurais de um município do Vale do Paraíba Paulista com relação às dificuldades de aprendizagem do aluno. Para este fim, foram realizadas 15 entrevistas com professores do ensino fundamental. Uma análise de conteúdo informatizada de tais entrevistas com o software ALCESTE® revelou 7 classes de discursos, uma delas especificamente ligada ao tema “dificuldade de aprendizagem”. A representação social da dificuldade de aprendizagem para esse grupo de professores revela que os sujeitos atribuem ao próprio aluno e ao seu contexto sócio-econômico-cultural a responsabilidade pelo insucesso, conferindo aos fatores externos a principal causa destas dificuldades. Os professores culpabilizam especialmente as condições de vida do educando e a ausência da família na vida escolar do estudante. Foi possível ainda identificar os processos de objetivação e ancoragem que estão na gênese da representação social da dificuldade de aprendizagem do aluno.IBICT2016-11-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQualitativoapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/141210.18066/revistaunivap.v22i40.1412Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 93Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 932237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v22i40reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1412/444https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1412/177610.18066/revistaunivap.v22i40.1412.s302Copyright (c) 2016 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Joana JesusChamon, Edna Maria Querido de Oliveira2020-01-08T15:48:39Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1412Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-01-08T15:48:39Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false
dc.title.none.fl_str_mv REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR SOBRE AS DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DO ALUNO
title REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR SOBRE AS DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DO ALUNO
spellingShingle REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR SOBRE AS DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DO ALUNO
Silva, Joana Jesus
Representações Sociais
Dificuldade de aprendizagem
Fracasso Escolar.
Representações Sociais
title_short REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR SOBRE AS DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DO ALUNO
title_full REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR SOBRE AS DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DO ALUNO
title_fullStr REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR SOBRE AS DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DO ALUNO
title_full_unstemmed REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR SOBRE AS DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DO ALUNO
title_sort REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR SOBRE AS DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DO ALUNO
author Silva, Joana Jesus
author_facet Silva, Joana Jesus
Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira
author_role author
author2 Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Joana Jesus
Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Representações Sociais
Dificuldade de aprendizagem
Fracasso Escolar.
Representações Sociais
topic Representações Sociais
Dificuldade de aprendizagem
Fracasso Escolar.
Representações Sociais
description O presente trabalho analisa os processos e conteúdos representacionais dos professores de 9 instituições de ensino públicas rurais de um município do Vale do Paraíba Paulista com relação às dificuldades de aprendizagem do aluno. Para este fim, foram realizadas 15 entrevistas com professores do ensino fundamental. Uma análise de conteúdo informatizada de tais entrevistas com o software ALCESTE® revelou 7 classes de discursos, uma delas especificamente ligada ao tema “dificuldade de aprendizagem”. A representação social da dificuldade de aprendizagem para esse grupo de professores revela que os sujeitos atribuem ao próprio aluno e ao seu contexto sócio-econômico-cultural a responsabilidade pelo insucesso, conferindo aos fatores externos a principal causa destas dificuldades. Os professores culpabilizam especialmente as condições de vida do educando e a ausência da família na vida escolar do estudante. Foi possível ainda identificar os processos de objetivação e ancoragem que estão na gênese da representação social da dificuldade de aprendizagem do aluno.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Qualitativo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1412
10.18066/revistaunivap.v22i40.1412
url https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1412
identifier_str_mv 10.18066/revistaunivap.v22i40.1412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1412/444
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1412/1776
10.18066/revistaunivap.v22i40.1412.s302
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Univap
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Univap
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv IBICT
publisher.none.fl_str_mv IBICT
dc.source.none.fl_str_mv Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 93
Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 93
2237-1753
1517-3275
10.18066/revistaunivap.v22i40
reponame:Revista UniVap (online)
instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron:UNIVAP
instname_str Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron_str UNIVAP
institution UNIVAP
reponame_str Revista UniVap (online)
collection Revista UniVap (online)
repository.name.fl_str_mv Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
repository.mail.fl_str_mv revista@univap.br
_version_ 1797042289438097408