REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR SOBRE AS DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DO ALUNO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UniVap (online) |
Texto Completo: | https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1412 |
Resumo: | O presente trabalho analisa os processos e conteúdos representacionais dos professores de 9 instituições de ensino públicas rurais de um município do Vale do Paraíba Paulista com relação às dificuldades de aprendizagem do aluno. Para este fim, foram realizadas 15 entrevistas com professores do ensino fundamental. Uma análise de conteúdo informatizada de tais entrevistas com o software ALCESTE® revelou 7 classes de discursos, uma delas especificamente ligada ao tema “dificuldade de aprendizagem”. A representação social da dificuldade de aprendizagem para esse grupo de professores revela que os sujeitos atribuem ao próprio aluno e ao seu contexto sócio-econômico-cultural a responsabilidade pelo insucesso, conferindo aos fatores externos a principal causa destas dificuldades. Os professores culpabilizam especialmente as condições de vida do educando e a ausência da família na vida escolar do estudante. Foi possível ainda identificar os processos de objetivação e ancoragem que estão na gênese da representação social da dificuldade de aprendizagem do aluno. |
id |
UNIVAP-1_bcc3b377f3f09ac8eec17c411063b78e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1412 |
network_acronym_str |
UNIVAP-1 |
network_name_str |
Revista UniVap (online) |
repository_id_str |
|
spelling |
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR SOBRE AS DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DO ALUNORepresentações SociaisDificuldade de aprendizagemFracasso Escolar.Representações SociaisO presente trabalho analisa os processos e conteúdos representacionais dos professores de 9 instituições de ensino públicas rurais de um município do Vale do Paraíba Paulista com relação às dificuldades de aprendizagem do aluno. Para este fim, foram realizadas 15 entrevistas com professores do ensino fundamental. Uma análise de conteúdo informatizada de tais entrevistas com o software ALCESTE® revelou 7 classes de discursos, uma delas especificamente ligada ao tema “dificuldade de aprendizagem”. A representação social da dificuldade de aprendizagem para esse grupo de professores revela que os sujeitos atribuem ao próprio aluno e ao seu contexto sócio-econômico-cultural a responsabilidade pelo insucesso, conferindo aos fatores externos a principal causa destas dificuldades. Os professores culpabilizam especialmente as condições de vida do educando e a ausência da família na vida escolar do estudante. Foi possível ainda identificar os processos de objetivação e ancoragem que estão na gênese da representação social da dificuldade de aprendizagem do aluno.IBICT2016-11-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQualitativoapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/141210.18066/revistaunivap.v22i40.1412Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 93Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 932237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v22i40reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1412/444https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1412/177610.18066/revistaunivap.v22i40.1412.s302Copyright (c) 2016 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Joana JesusChamon, Edna Maria Querido de Oliveira2020-01-08T15:48:39Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1412Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-01-08T15:48:39Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR SOBRE AS DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DO ALUNO |
title |
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR SOBRE AS DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DO ALUNO |
spellingShingle |
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR SOBRE AS DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DO ALUNO Silva, Joana Jesus Representações Sociais Dificuldade de aprendizagem Fracasso Escolar. Representações Sociais |
title_short |
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR SOBRE AS DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DO ALUNO |
title_full |
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR SOBRE AS DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DO ALUNO |
title_fullStr |
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR SOBRE AS DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DO ALUNO |
title_full_unstemmed |
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR SOBRE AS DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DO ALUNO |
title_sort |
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR SOBRE AS DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DO ALUNO |
author |
Silva, Joana Jesus |
author_facet |
Silva, Joana Jesus Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Joana Jesus Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representações Sociais Dificuldade de aprendizagem Fracasso Escolar. Representações Sociais |
topic |
Representações Sociais Dificuldade de aprendizagem Fracasso Escolar. Representações Sociais |
description |
O presente trabalho analisa os processos e conteúdos representacionais dos professores de 9 instituições de ensino públicas rurais de um município do Vale do Paraíba Paulista com relação às dificuldades de aprendizagem do aluno. Para este fim, foram realizadas 15 entrevistas com professores do ensino fundamental. Uma análise de conteúdo informatizada de tais entrevistas com o software ALCESTE® revelou 7 classes de discursos, uma delas especificamente ligada ao tema “dificuldade de aprendizagem”. A representação social da dificuldade de aprendizagem para esse grupo de professores revela que os sujeitos atribuem ao próprio aluno e ao seu contexto sócio-econômico-cultural a responsabilidade pelo insucesso, conferindo aos fatores externos a principal causa destas dificuldades. Os professores culpabilizam especialmente as condições de vida do educando e a ausência da família na vida escolar do estudante. Foi possível ainda identificar os processos de objetivação e ancoragem que estão na gênese da representação social da dificuldade de aprendizagem do aluno. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Qualitativo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1412 10.18066/revistaunivap.v22i40.1412 |
url |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1412 |
identifier_str_mv |
10.18066/revistaunivap.v22i40.1412 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1412/444 https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1412/1776 10.18066/revistaunivap.v22i40.1412.s302 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Univap info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Univap |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IBICT |
publisher.none.fl_str_mv |
IBICT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 93 Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 93 2237-1753 1517-3275 10.18066/revistaunivap.v22i40 reponame:Revista UniVap (online) instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap) instacron:UNIVAP |
instname_str |
Universidade do Vale do Paraíba (Univap) |
instacron_str |
UNIVAP |
institution |
UNIVAP |
reponame_str |
Revista UniVap (online) |
collection |
Revista UniVap (online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@univap.br |
_version_ |
1797042289438097408 |