Análise da produção escrita de alunos em uma questão relacionada à aritmética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Gisleine Correa
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Burlasco, Regina Luzia Corio de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1981
Resumo: Este artigo apresenta uma análise das produções escritas de alunos paranaenses que participaram da aferição do Pisa/2006 na resolução de uma das questões de Matemática relacionadas à Aritmética, realizada sob a luz da avaliação como prática de investigação e das orientações da Análise de Conteúdo. Mediante a análise das estratégias, dos procedimentos utilizados e da forma como os estudantes lidaram com as técnicas operatórias das operações aritméticas, buscou-se identificar indícios do pensamento aritmético e aspectos da matematização horizontal presentes nos seus registros escritos.
id FCC-2_8a0c40da7aa3c802a631a45bc79287ba
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1981
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Análise da produção escrita de alunos em uma questão relacionada à aritméticaEnsino de MatemáticaAvaliação da AprendizagemAnálise de ConteúdoAritméticaEste artigo apresenta uma análise das produções escritas de alunos paranaenses que participaram da aferição do Pisa/2006 na resolução de uma das questões de Matemática relacionadas à Aritmética, realizada sob a luz da avaliação como prática de investigação e das orientações da Análise de Conteúdo. Mediante a análise das estratégias, dos procedimentos utilizados e da forma como os estudantes lidaram com as técnicas operatórias das operações aritméticas, buscou-se identificar indícios do pensamento aritmético e aspectos da matematização horizontal presentes nos seus registros escritos.Fundação Carlos Chagas2011-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/198110.18222/eae224920111981Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 49 (2011); 371-386Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 Núm. 49 (2011); 371-386Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 49 (2011); 371-386Estudos em Avaliação Educacional; V. 22 N. 49 (2011); 371-386Estudos em Avaliação Educacional; v. 22 n. 49 (2011); 371-3861984-932X0103-683110.18222/eae.v22i49reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1981/1957Bezerra, Gisleine CorreaBurlasco, Regina Luzia Corio deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:29:24Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1981Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:29:24Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da produção escrita de alunos em uma questão relacionada à aritmética
title Análise da produção escrita de alunos em uma questão relacionada à aritmética
spellingShingle Análise da produção escrita de alunos em uma questão relacionada à aritmética
Bezerra, Gisleine Correa
Ensino de Matemática
Avaliação da Aprendizagem
Análise de Conteúdo
Aritmética
title_short Análise da produção escrita de alunos em uma questão relacionada à aritmética
title_full Análise da produção escrita de alunos em uma questão relacionada à aritmética
title_fullStr Análise da produção escrita de alunos em uma questão relacionada à aritmética
title_full_unstemmed Análise da produção escrita de alunos em uma questão relacionada à aritmética
title_sort Análise da produção escrita de alunos em uma questão relacionada à aritmética
author Bezerra, Gisleine Correa
author_facet Bezerra, Gisleine Correa
Burlasco, Regina Luzia Corio de
author_role author
author2 Burlasco, Regina Luzia Corio de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Gisleine Correa
Burlasco, Regina Luzia Corio de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Matemática
Avaliação da Aprendizagem
Análise de Conteúdo
Aritmética
topic Ensino de Matemática
Avaliação da Aprendizagem
Análise de Conteúdo
Aritmética
description Este artigo apresenta uma análise das produções escritas de alunos paranaenses que participaram da aferição do Pisa/2006 na resolução de uma das questões de Matemática relacionadas à Aritmética, realizada sob a luz da avaliação como prática de investigação e das orientações da Análise de Conteúdo. Mediante a análise das estratégias, dos procedimentos utilizados e da forma como os estudantes lidaram com as técnicas operatórias das operações aritméticas, buscou-se identificar indícios do pensamento aritmético e aspectos da matematização horizontal presentes nos seus registros escritos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1981
10.18222/eae224920111981
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1981
identifier_str_mv 10.18222/eae224920111981
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1981/1957
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 49 (2011); 371-386
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 Núm. 49 (2011); 371-386
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 49 (2011); 371-386
Estudos em Avaliação Educacional; V. 22 N. 49 (2011); 371-386
Estudos em Avaliação Educacional; v. 22 n. 49 (2011); 371-386
1984-932X
0103-6831
10.18222/eae.v22i49
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332419850600448