Análise da produção escrita de alunos em uma questão relacionada à aritmética
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1981 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma análise das produções escritas de alunos paranaenses que participaram da aferição do Pisa/2006 na resolução de uma das questões de Matemática relacionadas à Aritmética, realizada sob a luz da avaliação como prática de investigação e das orientações da Análise de Conteúdo. Mediante a análise das estratégias, dos procedimentos utilizados e da forma como os estudantes lidaram com as técnicas operatórias das operações aritméticas, buscou-se identificar indícios do pensamento aritmético e aspectos da matematização horizontal presentes nos seus registros escritos. |
id |
FCC-2_8a0c40da7aa3c802a631a45bc79287ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1981 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise da produção escrita de alunos em uma questão relacionada à aritméticaEnsino de MatemáticaAvaliação da AprendizagemAnálise de ConteúdoAritméticaEste artigo apresenta uma análise das produções escritas de alunos paranaenses que participaram da aferição do Pisa/2006 na resolução de uma das questões de Matemática relacionadas à Aritmética, realizada sob a luz da avaliação como prática de investigação e das orientações da Análise de Conteúdo. Mediante a análise das estratégias, dos procedimentos utilizados e da forma como os estudantes lidaram com as técnicas operatórias das operações aritméticas, buscou-se identificar indícios do pensamento aritmético e aspectos da matematização horizontal presentes nos seus registros escritos.Fundação Carlos Chagas2011-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/198110.18222/eae224920111981Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 49 (2011); 371-386Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 Núm. 49 (2011); 371-386Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 49 (2011); 371-386Estudos em Avaliação Educacional; V. 22 N. 49 (2011); 371-386Estudos em Avaliação Educacional; v. 22 n. 49 (2011); 371-3861984-932X0103-683110.18222/eae.v22i49reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1981/1957Bezerra, Gisleine CorreaBurlasco, Regina Luzia Corio deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:29:24Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1981Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:29:24Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da produção escrita de alunos em uma questão relacionada à aritmética |
title |
Análise da produção escrita de alunos em uma questão relacionada à aritmética |
spellingShingle |
Análise da produção escrita de alunos em uma questão relacionada à aritmética Bezerra, Gisleine Correa Ensino de Matemática Avaliação da Aprendizagem Análise de Conteúdo Aritmética |
title_short |
Análise da produção escrita de alunos em uma questão relacionada à aritmética |
title_full |
Análise da produção escrita de alunos em uma questão relacionada à aritmética |
title_fullStr |
Análise da produção escrita de alunos em uma questão relacionada à aritmética |
title_full_unstemmed |
Análise da produção escrita de alunos em uma questão relacionada à aritmética |
title_sort |
Análise da produção escrita de alunos em uma questão relacionada à aritmética |
author |
Bezerra, Gisleine Correa |
author_facet |
Bezerra, Gisleine Correa Burlasco, Regina Luzia Corio de |
author_role |
author |
author2 |
Burlasco, Regina Luzia Corio de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bezerra, Gisleine Correa Burlasco, Regina Luzia Corio de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Matemática Avaliação da Aprendizagem Análise de Conteúdo Aritmética |
topic |
Ensino de Matemática Avaliação da Aprendizagem Análise de Conteúdo Aritmética |
description |
Este artigo apresenta uma análise das produções escritas de alunos paranaenses que participaram da aferição do Pisa/2006 na resolução de uma das questões de Matemática relacionadas à Aritmética, realizada sob a luz da avaliação como prática de investigação e das orientações da Análise de Conteúdo. Mediante a análise das estratégias, dos procedimentos utilizados e da forma como os estudantes lidaram com as técnicas operatórias das operações aritméticas, buscou-se identificar indícios do pensamento aritmético e aspectos da matematização horizontal presentes nos seus registros escritos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1981 10.18222/eae224920111981 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1981 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae224920111981 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1981/1957 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 49 (2011); 371-386 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 Núm. 49 (2011); 371-386 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 49 (2011); 371-386 Estudos em Avaliação Educacional; V. 22 N. 49 (2011); 371-386 Estudos em Avaliação Educacional; v. 22 n. 49 (2011); 371-386 1984-932X 0103-6831 10.18222/eae.v22i49 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332419850600448 |