A avaliação da aprendizagem em arte: sendas percorridas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1978 |
Resumo: | A concepção de avaliação pode favorecer seu exercício em perspectiva classificatória ou formativa, revelando a concepção avaliativa de quem a desempenha. Desvelar esse cenário orientou a delimitação do objetivo geral do presente estudo: mapear e compreender as concepções avaliativas dos professores de Arte. A pesquisa, de abordagem qualitativa, na modalidade estudo de caso, foi realizada na rede pública do município de Assis/SP, e contou com a participação de seis professoras de Arte. Os procedimentos de coleta utilizados foram: análise documental, questionários e entrevistas. Os dados foram analisados à luz da análise de conteúdo clássica. O estudo permitiu constatar, em termos de avaliação da aprendizagem em Arte, a existência de um hibridismo dos modelos pedagógicos. A mescla revela-se em concepções e práticas avaliativas que oscilam da classificação estratificante ao laissez faire descomprometido com o devir. Entretanto, alguns pontos de luz se enunciam quando se verifica também a presença de uma concepção formativa, compreendida como aquela que contribui para a superação das dificuldades. Ampliar as possibilidades de exercitar uma avaliação formativa pressupõe tempos e espaços de formação promotores de reflexão - não de mero acúmulo de informações. |
id |
FCC-2_8b53149af3a72122f4d0b81e2a2701e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1978 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
A avaliação da aprendizagem em arte: sendas percorridasAvaliação da AprendizagemTrabalho DocenteEpistemologiaEnsino de ArteA concepção de avaliação pode favorecer seu exercício em perspectiva classificatória ou formativa, revelando a concepção avaliativa de quem a desempenha. Desvelar esse cenário orientou a delimitação do objetivo geral do presente estudo: mapear e compreender as concepções avaliativas dos professores de Arte. A pesquisa, de abordagem qualitativa, na modalidade estudo de caso, foi realizada na rede pública do município de Assis/SP, e contou com a participação de seis professoras de Arte. Os procedimentos de coleta utilizados foram: análise documental, questionários e entrevistas. Os dados foram analisados à luz da análise de conteúdo clássica. O estudo permitiu constatar, em termos de avaliação da aprendizagem em Arte, a existência de um hibridismo dos modelos pedagógicos. A mescla revela-se em concepções e práticas avaliativas que oscilam da classificação estratificante ao laissez faire descomprometido com o devir. Entretanto, alguns pontos de luz se enunciam quando se verifica também a presença de uma concepção formativa, compreendida como aquela que contribui para a superação das dificuldades. Ampliar as possibilidades de exercitar uma avaliação formativa pressupõe tempos e espaços de formação promotores de reflexão - não de mero acúmulo de informações.Fundação Carlos Chagas2011-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/197810.18222/eae224920111978Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 49 (2011); 305-325Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 Núm. 49 (2011); 305-325Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 49 (2011); 305-325Estudos em Avaliação Educacional; V. 22 N. 49 (2011); 305-325Estudos em Avaliação Educacional; v. 22 n. 49 (2011); 305-3251984-932X0103-683110.18222/eae.v22i49reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1978/1954Guimarães, Ana Luiza BernardoSouza, Nadia Aparecida deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:29:24Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1978Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:29:24Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A avaliação da aprendizagem em arte: sendas percorridas |
title |
A avaliação da aprendizagem em arte: sendas percorridas |
spellingShingle |
A avaliação da aprendizagem em arte: sendas percorridas Guimarães, Ana Luiza Bernardo Avaliação da Aprendizagem Trabalho Docente Epistemologia Ensino de Arte |
title_short |
A avaliação da aprendizagem em arte: sendas percorridas |
title_full |
A avaliação da aprendizagem em arte: sendas percorridas |
title_fullStr |
A avaliação da aprendizagem em arte: sendas percorridas |
title_full_unstemmed |
A avaliação da aprendizagem em arte: sendas percorridas |
title_sort |
A avaliação da aprendizagem em arte: sendas percorridas |
author |
Guimarães, Ana Luiza Bernardo |
author_facet |
Guimarães, Ana Luiza Bernardo Souza, Nadia Aparecida de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Nadia Aparecida de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Ana Luiza Bernardo Souza, Nadia Aparecida de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação da Aprendizagem Trabalho Docente Epistemologia Ensino de Arte |
topic |
Avaliação da Aprendizagem Trabalho Docente Epistemologia Ensino de Arte |
description |
A concepção de avaliação pode favorecer seu exercício em perspectiva classificatória ou formativa, revelando a concepção avaliativa de quem a desempenha. Desvelar esse cenário orientou a delimitação do objetivo geral do presente estudo: mapear e compreender as concepções avaliativas dos professores de Arte. A pesquisa, de abordagem qualitativa, na modalidade estudo de caso, foi realizada na rede pública do município de Assis/SP, e contou com a participação de seis professoras de Arte. Os procedimentos de coleta utilizados foram: análise documental, questionários e entrevistas. Os dados foram analisados à luz da análise de conteúdo clássica. O estudo permitiu constatar, em termos de avaliação da aprendizagem em Arte, a existência de um hibridismo dos modelos pedagógicos. A mescla revela-se em concepções e práticas avaliativas que oscilam da classificação estratificante ao laissez faire descomprometido com o devir. Entretanto, alguns pontos de luz se enunciam quando se verifica também a presença de uma concepção formativa, compreendida como aquela que contribui para a superação das dificuldades. Ampliar as possibilidades de exercitar uma avaliação formativa pressupõe tempos e espaços de formação promotores de reflexão - não de mero acúmulo de informações. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1978 10.18222/eae224920111978 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1978 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae224920111978 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1978/1954 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 49 (2011); 305-325 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 Núm. 49 (2011); 305-325 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 49 (2011); 305-325 Estudos em Avaliação Educacional; V. 22 N. 49 (2011); 305-325 Estudos em Avaliação Educacional; v. 22 n. 49 (2011); 305-325 1984-932X 0103-6831 10.18222/eae.v22i49 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332419846406144 |