A avaliação da aprendizagem em arte : desvelando realidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Ana Luiza Bernardo
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12451
Resumo: Resumo: A avaliação da aprendizagem em Arte pode limitar-se a um exercício constatatório e pontual, efetivada no intuito de atender a burocracia escolar e obter documentos que comprovem decisões relativas a aprovações e reprovações, processando-se sob a égide da classificação Mas, pode ser um mapeamento da efetividade do ensino traduzido em aprendizagens, norteando os caminhos por serem seguidos e os passos a serem implementados, quando aquilatada pela lógica formativa O favorecimento de uma ou outra prática avaliativa é balizada pela concepção avaliativa de quem a exerce A prevalência da primeira parece condenar os alunos a um desempenho copista e modelar, ao passo que a segunda ainda carece de efetivação nas práticas dos professores Partindo dessa premissa, buscou-se refletir e analisar acerca das concepções e sentidos que a avaliação da aprendizagem em Arte possui no âmbito dos modelos epistemológicos e seus reflexos nos modelos pedagógicos A inquietação relativamente às concepções epistemológicas dos professores de arte, no que tange a avaliação da aprendizagem, orientou a delimitação do objetivo geral do presente estudo: mapear e compreender as concepções avaliativas dos professores de arte A pesquisa, de abordagem qualitativa, na modalidade estudo de caso, foi realizada junto à rede pública do Município de Assis/SP, contando com a participação de seis professoras de Arte Os procedimentos de coleta de dados utilizados foram: análise documental, questionários e entrevistas Os dados foram analisados à luz da análise de conteúdo clássica O estudo permitiu constatar que, em termos de avaliação da aprendizagem em Arte, há a existência de um hibridismo dos modelos pedagógicos A mescla revela-se em concepções e práticas avaliativas que oscilam da classificação estratificante ao laissez-faire descompromissado com o devir Entretanto, alguns pontos de luz se enunciam quando se verifica também a presença de uma concepção formativa, compreendida como aquela que contribui para a superação das dificuldades Ampliar as possibilidades de exercitar uma avaliação formativa pressupõe tempos e espaços de formação promotores de reflexão – não de mero acúmulo de informações
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The evaluation of the learning in Art can limit it a notes and prompt exercise, accomplished in intention to take care of the pertaining to school bureaucracy and to get documents that prove relative decisions the approvals and disapproval, processing itself under egis of the classification But, it can be a mapping of the effectiveness of the education translated learnings, guiding the ways for being followed and the steps to be implemented, when assayed for the formative logic The aiding of one or another one practical evaluative is marked out with buoys by the evaluative conception of exerts who it The prevalence of the first one seems to condemn the pupils to a copier and shape performance, to the step that second still lacks of effective in the practical ones of the professors Leaving of this premise, one searched to reflect and to analyze concerning the sensible conceptions and that the evaluation of the learning in Art possesss in the scope of the epistemologically models and its consequences in the pedagogical models The fidget relatively to the epistemologically conceptions of the art professors, in what it refers to the evaluation of the learning, guided the delimitation of the general objective of the present study: to map and to understand the evaluative conceptions of the art professors The research, of qualitative boarding, in the modality case study, was carried through next to the public net of the City of Assis / SP, counting on the participation of six teachers of Art The procedures of collection of used data had been: documentary analysis, questionnaires and interviews The data had been analyzed to the light of the classic analysis of content The study it allowed to evidence that, in terms of evaluation of the learning in Art, it has the existence of a hybridity of the pedagogical models The mixture shows in conceptions and practical evaluative that oscillate of the classification to laissez-faire disengagement with becoming However, some points of light if enunciate when if it also verifies the presence of a formative conception, understood as that one that contributes for the overcoming of the difficulties To extend the possibilities to exercise a formative evaluation estimates times and promotional spaces of formation of reflection - not of mere accumulation of informationSouza, Nádia Aparecida de [Orientador]Rufini, Sueli ÉdiLavelberg, RosaGuimarães, Ana Luiza Bernardo2024-05-01T13:54:45Z2024-05-01T13:54:45Z2010.002010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12451porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T01:27:06Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12451Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-04T01:27:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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