Resultados do Enade na gestão acadêmica de cursos de licenciaturas: um caso em estudo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1938 |
Resumo: | O artigo discute o uso dos resultados do Enade 2008 para os cursos de Biologia, Física, Matemática e Química, de cinco instituições privadas do Distrito Federal, a partir de dados colhidos por meio de entrevistas semiestruturadas com oito coordenadores. As ações desenvolvidas pelas coordenações voltam-se, basicamente, para a discussão do conceito obtido pelos alunos, e como estes poderiam se sentir mais “qualificados” para realizar o exame. Para tanto, recorre-se, por exemplo, às aulas preparatórias para o que é exigido no exame. As instituições de grande porte tendem a revelar maior nível de esclarecimento sobre a finalidade do Enade, considerando-o um auxílio para seu sucesso, enquanto as de menor porte parecem ainda não visualizá-lo como um instrumento que pode contribuir para seu próprio aperfeiçoamento. |
id |
FCC-2_8dd29977d94b8316c6aab0c605065f04 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1938 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Resultados do Enade na gestão acadêmica de cursos de licenciaturas: um caso em estudoEducação SuperiorEnadeUso dos ResultadosO artigo discute o uso dos resultados do Enade 2008 para os cursos de Biologia, Física, Matemática e Química, de cinco instituições privadas do Distrito Federal, a partir de dados colhidos por meio de entrevistas semiestruturadas com oito coordenadores. As ações desenvolvidas pelas coordenações voltam-se, basicamente, para a discussão do conceito obtido pelos alunos, e como estes poderiam se sentir mais “qualificados” para realizar o exame. Para tanto, recorre-se, por exemplo, às aulas preparatórias para o que é exigido no exame. As instituições de grande porte tendem a revelar maior nível de esclarecimento sobre a finalidade do Enade, considerando-o um auxílio para seu sucesso, enquanto as de menor porte parecem ainda não visualizá-lo como um instrumento que pode contribuir para seu próprio aperfeiçoamento.Fundação Carlos Chagas2012-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/193810.18222/eae235220121938Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 52 (2012); 232-253Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 52 (2012); 232-253Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 52 (2012); 232-253Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 52 (2012); 232-253Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 52 (2012); 232-2531984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1938/1921Sousa, Beatriz Pereira Batista deSousa, José Vieira deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:32:40Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1938Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:32:40Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Resultados do Enade na gestão acadêmica de cursos de licenciaturas: um caso em estudo |
title |
Resultados do Enade na gestão acadêmica de cursos de licenciaturas: um caso em estudo |
spellingShingle |
Resultados do Enade na gestão acadêmica de cursos de licenciaturas: um caso em estudo Sousa, Beatriz Pereira Batista de Educação Superior Enade Uso dos Resultados |
title_short |
Resultados do Enade na gestão acadêmica de cursos de licenciaturas: um caso em estudo |
title_full |
Resultados do Enade na gestão acadêmica de cursos de licenciaturas: um caso em estudo |
title_fullStr |
Resultados do Enade na gestão acadêmica de cursos de licenciaturas: um caso em estudo |
title_full_unstemmed |
Resultados do Enade na gestão acadêmica de cursos de licenciaturas: um caso em estudo |
title_sort |
Resultados do Enade na gestão acadêmica de cursos de licenciaturas: um caso em estudo |
author |
Sousa, Beatriz Pereira Batista de |
author_facet |
Sousa, Beatriz Pereira Batista de Sousa, José Vieira de |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, José Vieira de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Beatriz Pereira Batista de Sousa, José Vieira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Superior Enade Uso dos Resultados |
topic |
Educação Superior Enade Uso dos Resultados |
description |
O artigo discute o uso dos resultados do Enade 2008 para os cursos de Biologia, Física, Matemática e Química, de cinco instituições privadas do Distrito Federal, a partir de dados colhidos por meio de entrevistas semiestruturadas com oito coordenadores. As ações desenvolvidas pelas coordenações voltam-se, basicamente, para a discussão do conceito obtido pelos alunos, e como estes poderiam se sentir mais “qualificados” para realizar o exame. Para tanto, recorre-se, por exemplo, às aulas preparatórias para o que é exigido no exame. As instituições de grande porte tendem a revelar maior nível de esclarecimento sobre a finalidade do Enade, considerando-o um auxílio para seu sucesso, enquanto as de menor porte parecem ainda não visualizá-lo como um instrumento que pode contribuir para seu próprio aperfeiçoamento. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1938 10.18222/eae235220121938 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1938 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae235220121938 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1938/1921 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 52 (2012); 232-253 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 52 (2012); 232-253 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 52 (2012); 232-253 Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 52 (2012); 232-253 Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 52 (2012); 232-253 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332419800268800 |