OS RESULTADOS DO ENADE 2012, 2015 E 2018 PARA OS CURSOS DE DIREITO SITUADOS NO ESTADO DO CEARÁ
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Data de Publicação: | 2021 |
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Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2116 |
Resumo: | A partir da década de 1990 houve um crescimento significativo na quantidade de cursos superiores no Brasil, em especial, pela ampliação de ofertas no setor privado. Este acréscimo trouxe a preocupação com a qualidade do ensino ofertada. Foi instituído o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) no ano de 2004. Em 2018, o Brasil totalizava 1.502 cursos de bacharelado em Direito. Em 1995 eram apenas 235 cursos, o que representou um aumento de 539% entre os anos de 1995 e 2018. Dessa feita, o presente estudo exploratório, documental e qualitativo tem como objetivo apresentar os resultados da Avaliação de Desempenho dos Estudantes (ENADE) dos anos de 2012, 2015 e 2018 para os cursos de Direito do estado do Ceará, assim como, o estudo comparado quanto aos resultados da região Nordeste e ao consolidado nacional. |
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OS RESULTADOS DO ENADE 2012, 2015 E 2018 PARA OS CURSOS DE DIREITO SITUADOS NO ESTADO DO CEARÁENADE 2012. ENADE 2015. ENADE 2018. Cursos de Direito. IES Cearenses.A partir da década de 1990 houve um crescimento significativo na quantidade de cursos superiores no Brasil, em especial, pela ampliação de ofertas no setor privado. Este acréscimo trouxe a preocupação com a qualidade do ensino ofertada. Foi instituído o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) no ano de 2004. Em 2018, o Brasil totalizava 1.502 cursos de bacharelado em Direito. Em 1995 eram apenas 235 cursos, o que representou um aumento de 539% entre os anos de 1995 e 2018. Dessa feita, o presente estudo exploratório, documental e qualitativo tem como objetivo apresentar os resultados da Avaliação de Desempenho dos Estudantes (ENADE) dos anos de 2012, 2015 e 2018 para os cursos de Direito do estado do Ceará, assim como, o estudo comparado quanto aos resultados da região Nordeste e ao consolidado nacional.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2021-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/211610.21439/conexoes.v15i0.2116Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021027Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021027Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021027Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 15 (2021): Publicação Contínua; e021027Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 15 (2021): Publicação Contínua; e021027Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 15 (2021): Publicação Contínua; e0210272176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2116/1572Copyright (c) 2021 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado de Araujo, KaryneMarçal de Barros Filho, EdgarLima Vasconcelos, Francisco Herbert2022-08-22T09:53:54Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2116Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T09:53:54Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
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