AN ANALYSIS OF THE MEANING OF THE USE OF ENADE RESULTS IN THE FRAMEWORK OF MANAGING A PUBLIC ADMINISTRATION COURSE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Júnior, Edmilson José
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Dourado do Nascimento, Jaqueline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temas em Educação
Texto Completo: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/66406
Resumo: Este artigo buscou analisar o significado do uso dos resultados do ENADE a partir da vivência da coordenação no âmbito da gestão de um curso de graduação em Administração Pública de uma Instituição Federal de Ensino Superior. A metodologia enquadra-se como estudo de caso, com abordagem qualitativa, a partir da realização de entrevista e da análise documental dos Projetos Político-Pedagógicos do Curso e das atas do colegiado de curso, com a elaboração de categorias analíticas relacionados a avaliação externa. Os principais resultados evidenciam que o ENADE, a avaliação de cursos e a autoavaliação institucional são compreendidos como importantes para o conhecimento da realidade do curso, embora os dados quantitativos dos resultados apresentam-se como uma limitação para o uso dos seus resultados. Nota-se que o PPP de 2010 trazia elementos do Sinaes e sua importância para o curso, já na versão de 2016 há somente informações sobre a avaliação da aprendizagem e de revisão do PPP. Conclui-se que os resultados da avaliação permitem a melhoria dos processos de gestão e didático-pedagógico, embora necessite do seu uso de forma adequada, considerando os aspectos somativos e formativos e a implantação de uma cultura avaliativa nas discussões nos espaços de gestão dos cursos.
id UFPB-11_967830524234ff16ecdeb91d28bc5565
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpb.br:article/66406
network_acronym_str UFPB-11
network_name_str Temas em Educação
repository_id_str
spelling AN ANALYSIS OF THE MEANING OF THE USE OF ENADE RESULTS IN THE FRAMEWORK OF MANAGING A PUBLIC ADMINISTRATION COURSEUN ANÁLISIS DEL SIGNIFICADO DEL USO DE LOS RESULTADOS DE ENADE EN EL MARCO DE LA GESTIÓN DE UN CURSO DE ADMINISTRACIÓN PÚBLICAUma análise do significado do uso dos resultados do ENADE no âmbito da gestão de um curso de Administração PúblicaEvaluationENADEResultsEvaluaciónENADEResultadosAvaliaçãoEnadeResultadoEste artigo buscou analisar o significado do uso dos resultados do ENADE a partir da vivência da coordenação no âmbito da gestão de um curso de graduação em Administração Pública de uma Instituição Federal de Ensino Superior. A metodologia enquadra-se como estudo de caso, com abordagem qualitativa, a partir da realização de entrevista e da análise documental dos Projetos Político-Pedagógicos do Curso e das atas do colegiado de curso, com a elaboração de categorias analíticas relacionados a avaliação externa. Os principais resultados evidenciam que o ENADE, a avaliação de cursos e a autoavaliação institucional são compreendidos como importantes para o conhecimento da realidade do curso, embora os dados quantitativos dos resultados apresentam-se como uma limitação para o uso dos seus resultados. Nota-se que o PPP de 2010 trazia elementos do Sinaes e sua importância para o curso, já na versão de 2016 há somente informações sobre a avaliação da aprendizagem e de revisão do PPP. Conclui-se que os resultados da avaliação permitem a melhoria dos processos de gestão e didático-pedagógico, embora necessite do seu uso de forma adequada, considerando os aspectos somativos e formativos e a implantação de uma cultura avaliativa nas discussões nos espaços de gestão dos cursos.Editora da UFPB2023-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/6640610.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66406Revista Temas em Educação; Vol. 32 No. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte321202337Revista Temas em Educação; Vol. 32 Núm. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte321202337Revista Temas em Educação; v. 32 n. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte3212023372359-70030104-2777reponame:Temas em Educaçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/66406/37545Copyright (c) 2023 Revista Temas em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos Júnior, Edmilson José Dourado do Nascimento, Jaqueline 2023-04-20T16:14:37Zoai:periodicos.ufpb.br:article/66406Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteoPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/oaippge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com2359-70030104-2777opendoar:2023-04-20T16:14:37Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv AN ANALYSIS OF THE MEANING OF THE USE OF ENADE RESULTS IN THE FRAMEWORK OF MANAGING A PUBLIC ADMINISTRATION COURSE
UN ANÁLISIS DEL SIGNIFICADO DEL USO DE LOS RESULTADOS DE ENADE EN EL MARCO DE LA GESTIÓN DE UN CURSO DE ADMINISTRACIÓN PÚBLICA
Uma análise do significado do uso dos resultados do ENADE no âmbito da gestão de um curso de Administração Pública
title AN ANALYSIS OF THE MEANING OF THE USE OF ENADE RESULTS IN THE FRAMEWORK OF MANAGING A PUBLIC ADMINISTRATION COURSE
spellingShingle AN ANALYSIS OF THE MEANING OF THE USE OF ENADE RESULTS IN THE FRAMEWORK OF MANAGING A PUBLIC ADMINISTRATION COURSE
Santos Júnior, Edmilson José
Evaluation
ENADE
Results
Evaluación
ENADE
Resultados
Avaliação
Enade
Resultado
title_short AN ANALYSIS OF THE MEANING OF THE USE OF ENADE RESULTS IN THE FRAMEWORK OF MANAGING A PUBLIC ADMINISTRATION COURSE
title_full AN ANALYSIS OF THE MEANING OF THE USE OF ENADE RESULTS IN THE FRAMEWORK OF MANAGING A PUBLIC ADMINISTRATION COURSE
title_fullStr AN ANALYSIS OF THE MEANING OF THE USE OF ENADE RESULTS IN THE FRAMEWORK OF MANAGING A PUBLIC ADMINISTRATION COURSE
title_full_unstemmed AN ANALYSIS OF THE MEANING OF THE USE OF ENADE RESULTS IN THE FRAMEWORK OF MANAGING A PUBLIC ADMINISTRATION COURSE
title_sort AN ANALYSIS OF THE MEANING OF THE USE OF ENADE RESULTS IN THE FRAMEWORK OF MANAGING A PUBLIC ADMINISTRATION COURSE
author Santos Júnior, Edmilson José
author_facet Santos Júnior, Edmilson José
Dourado do Nascimento, Jaqueline
author_role author
author2 Dourado do Nascimento, Jaqueline
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos Júnior, Edmilson José
Dourado do Nascimento, Jaqueline
dc.subject.por.fl_str_mv Evaluation
ENADE
Results
Evaluación
ENADE
Resultados
Avaliação
Enade
Resultado
topic Evaluation
ENADE
Results
Evaluación
ENADE
Resultados
Avaliação
Enade
Resultado
description Este artigo buscou analisar o significado do uso dos resultados do ENADE a partir da vivência da coordenação no âmbito da gestão de um curso de graduação em Administração Pública de uma Instituição Federal de Ensino Superior. A metodologia enquadra-se como estudo de caso, com abordagem qualitativa, a partir da realização de entrevista e da análise documental dos Projetos Político-Pedagógicos do Curso e das atas do colegiado de curso, com a elaboração de categorias analíticas relacionados a avaliação externa. Os principais resultados evidenciam que o ENADE, a avaliação de cursos e a autoavaliação institucional são compreendidos como importantes para o conhecimento da realidade do curso, embora os dados quantitativos dos resultados apresentam-se como uma limitação para o uso dos seus resultados. Nota-se que o PPP de 2010 trazia elementos do Sinaes e sua importância para o curso, já na versão de 2016 há somente informações sobre a avaliação da aprendizagem e de revisão do PPP. Conclui-se que os resultados da avaliação permitem a melhoria dos processos de gestão e didático-pedagógico, embora necessite do seu uso de forma adequada, considerando os aspectos somativos e formativos e a implantação de uma cultura avaliativa nas discussões nos espaços de gestão dos cursos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/66406
10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66406
url https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/66406
identifier_str_mv 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/66406/37545
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Temas em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Temas em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFPB
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFPB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Temas em Educação; Vol. 32 No. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte321202337
Revista Temas em Educação; Vol. 32 Núm. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte321202337
Revista Temas em Educação; v. 32 n. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte321202337
2359-7003
0104-2777
reponame:Temas em Educação
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Temas em Educação
collection Temas em Educação
repository.name.fl_str_mv Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv ppge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com
_version_ 1798045908201373696