AN ANALYSIS OF THE MEANING OF THE USE OF ENADE RESULTS IN THE FRAMEWORK OF MANAGING A PUBLIC ADMINISTRATION COURSE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Temas em Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/66406 |
Resumo: | Este artigo buscou analisar o significado do uso dos resultados do ENADE a partir da vivência da coordenação no âmbito da gestão de um curso de graduação em Administração Pública de uma Instituição Federal de Ensino Superior. A metodologia enquadra-se como estudo de caso, com abordagem qualitativa, a partir da realização de entrevista e da análise documental dos Projetos Político-Pedagógicos do Curso e das atas do colegiado de curso, com a elaboração de categorias analíticas relacionados a avaliação externa. Os principais resultados evidenciam que o ENADE, a avaliação de cursos e a autoavaliação institucional são compreendidos como importantes para o conhecimento da realidade do curso, embora os dados quantitativos dos resultados apresentam-se como uma limitação para o uso dos seus resultados. Nota-se que o PPP de 2010 trazia elementos do Sinaes e sua importância para o curso, já na versão de 2016 há somente informações sobre a avaliação da aprendizagem e de revisão do PPP. Conclui-se que os resultados da avaliação permitem a melhoria dos processos de gestão e didático-pedagógico, embora necessite do seu uso de forma adequada, considerando os aspectos somativos e formativos e a implantação de uma cultura avaliativa nas discussões nos espaços de gestão dos cursos. |
id |
UFPB-11_967830524234ff16ecdeb91d28bc5565 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpb.br:article/66406 |
network_acronym_str |
UFPB-11 |
network_name_str |
Temas em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
AN ANALYSIS OF THE MEANING OF THE USE OF ENADE RESULTS IN THE FRAMEWORK OF MANAGING A PUBLIC ADMINISTRATION COURSEUN ANÁLISIS DEL SIGNIFICADO DEL USO DE LOS RESULTADOS DE ENADE EN EL MARCO DE LA GESTIÓN DE UN CURSO DE ADMINISTRACIÓN PÚBLICAUma análise do significado do uso dos resultados do ENADE no âmbito da gestão de um curso de Administração PúblicaEvaluationENADEResultsEvaluaciónENADEResultadosAvaliaçãoEnadeResultadoEste artigo buscou analisar o significado do uso dos resultados do ENADE a partir da vivência da coordenação no âmbito da gestão de um curso de graduação em Administração Pública de uma Instituição Federal de Ensino Superior. A metodologia enquadra-se como estudo de caso, com abordagem qualitativa, a partir da realização de entrevista e da análise documental dos Projetos Político-Pedagógicos do Curso e das atas do colegiado de curso, com a elaboração de categorias analíticas relacionados a avaliação externa. Os principais resultados evidenciam que o ENADE, a avaliação de cursos e a autoavaliação institucional são compreendidos como importantes para o conhecimento da realidade do curso, embora os dados quantitativos dos resultados apresentam-se como uma limitação para o uso dos seus resultados. Nota-se que o PPP de 2010 trazia elementos do Sinaes e sua importância para o curso, já na versão de 2016 há somente informações sobre a avaliação da aprendizagem e de revisão do PPP. Conclui-se que os resultados da avaliação permitem a melhoria dos processos de gestão e didático-pedagógico, embora necessite do seu uso de forma adequada, considerando os aspectos somativos e formativos e a implantação de uma cultura avaliativa nas discussões nos espaços de gestão dos cursos.Editora da UFPB2023-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/6640610.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66406Revista Temas em Educação; Vol. 32 No. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte321202337Revista Temas em Educação; Vol. 32 Núm. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte321202337Revista Temas em Educação; v. 32 n. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte3212023372359-70030104-2777reponame:Temas em Educaçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/66406/37545Copyright (c) 2023 Revista Temas em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos Júnior, Edmilson José Dourado do Nascimento, Jaqueline 2023-04-20T16:14:37Zoai:periodicos.ufpb.br:article/66406Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteoPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/oaippge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com2359-70030104-2777opendoar:2023-04-20T16:14:37Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AN ANALYSIS OF THE MEANING OF THE USE OF ENADE RESULTS IN THE FRAMEWORK OF MANAGING A PUBLIC ADMINISTRATION COURSE UN ANÁLISIS DEL SIGNIFICADO DEL USO DE LOS RESULTADOS DE ENADE EN EL MARCO DE LA GESTIÓN DE UN CURSO DE ADMINISTRACIÓN PÚBLICA Uma análise do significado do uso dos resultados do ENADE no âmbito da gestão de um curso de Administração Pública |
title |
AN ANALYSIS OF THE MEANING OF THE USE OF ENADE RESULTS IN THE FRAMEWORK OF MANAGING A PUBLIC ADMINISTRATION COURSE |
spellingShingle |
AN ANALYSIS OF THE MEANING OF THE USE OF ENADE RESULTS IN THE FRAMEWORK OF MANAGING A PUBLIC ADMINISTRATION COURSE Santos Júnior, Edmilson José Evaluation ENADE Results Evaluación ENADE Resultados Avaliação Enade Resultado |
title_short |
AN ANALYSIS OF THE MEANING OF THE USE OF ENADE RESULTS IN THE FRAMEWORK OF MANAGING A PUBLIC ADMINISTRATION COURSE |
title_full |
AN ANALYSIS OF THE MEANING OF THE USE OF ENADE RESULTS IN THE FRAMEWORK OF MANAGING A PUBLIC ADMINISTRATION COURSE |
title_fullStr |
AN ANALYSIS OF THE MEANING OF THE USE OF ENADE RESULTS IN THE FRAMEWORK OF MANAGING A PUBLIC ADMINISTRATION COURSE |
title_full_unstemmed |
AN ANALYSIS OF THE MEANING OF THE USE OF ENADE RESULTS IN THE FRAMEWORK OF MANAGING A PUBLIC ADMINISTRATION COURSE |
title_sort |
AN ANALYSIS OF THE MEANING OF THE USE OF ENADE RESULTS IN THE FRAMEWORK OF MANAGING A PUBLIC ADMINISTRATION COURSE |
author |
Santos Júnior, Edmilson José |
author_facet |
Santos Júnior, Edmilson José Dourado do Nascimento, Jaqueline |
author_role |
author |
author2 |
Dourado do Nascimento, Jaqueline |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos Júnior, Edmilson José Dourado do Nascimento, Jaqueline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Evaluation ENADE Results Evaluación ENADE Resultados Avaliação Enade Resultado |
topic |
Evaluation ENADE Results Evaluación ENADE Resultados Avaliação Enade Resultado |
description |
Este artigo buscou analisar o significado do uso dos resultados do ENADE a partir da vivência da coordenação no âmbito da gestão de um curso de graduação em Administração Pública de uma Instituição Federal de Ensino Superior. A metodologia enquadra-se como estudo de caso, com abordagem qualitativa, a partir da realização de entrevista e da análise documental dos Projetos Político-Pedagógicos do Curso e das atas do colegiado de curso, com a elaboração de categorias analíticas relacionados a avaliação externa. Os principais resultados evidenciam que o ENADE, a avaliação de cursos e a autoavaliação institucional são compreendidos como importantes para o conhecimento da realidade do curso, embora os dados quantitativos dos resultados apresentam-se como uma limitação para o uso dos seus resultados. Nota-se que o PPP de 2010 trazia elementos do Sinaes e sua importância para o curso, já na versão de 2016 há somente informações sobre a avaliação da aprendizagem e de revisão do PPP. Conclui-se que os resultados da avaliação permitem a melhoria dos processos de gestão e didático-pedagógico, embora necessite do seu uso de forma adequada, considerando os aspectos somativos e formativos e a implantação de uma cultura avaliativa nas discussões nos espaços de gestão dos cursos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/66406 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66406 |
url |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/66406 |
identifier_str_mv |
10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66406 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/66406/37545 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Temas em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Temas em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Temas em Educação; Vol. 32 No. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte321202337 Revista Temas em Educação; Vol. 32 Núm. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte321202337 Revista Temas em Educação; v. 32 n. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte321202337 2359-7003 0104-2777 reponame:Temas em Educação instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Temas em Educação |
collection |
Temas em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com |
_version_ |
1798045908201373696 |