Herramientas para la evaluación del bullying
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2737 |
Resumo: | O bullying é um fenômeno que tem despertado interesse educacional e social e uma definição precisa para identificar seus componentes. O uso de autoinformes e heteroinformes é a forma predominante de avaliação, mas existem outras. A constatação das relações de maus-tratos nos espaços virtuais torna necessária a exploração desses cenários para medir suas peculiaridades, o impacto emocional que ocasionam e os valores que acabam colocando em jogo. A avaliação precisa levar em consideração o peso dos componentes que interagem nas dinâmicas individuais e grupais e que fazem surgir, manter e/ou mudar ou eliminar as condutas de assédio. Temos exigido uma mudança nesse sentido para melhorar a intervenção. A funcionalidade da avaliação do bullying consiste não só na explicação externa ou contextual da frequência e do modo como acontece, mas também na identificação das raízes que o fundamentam e o motivam. Assim, não erraremos o objeto educativo da intervenção. |
id |
FCC-2_980fdfac16440457f8421b1a85f4602a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2737 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Herramientas para la evaluación del bullyingBullyingAvaliação do ComportamentoCyberbullyingInstrumentos de AvaliaçãoO bullying é um fenômeno que tem despertado interesse educacional e social e uma definição precisa para identificar seus componentes. O uso de autoinformes e heteroinformes é a forma predominante de avaliação, mas existem outras. A constatação das relações de maus-tratos nos espaços virtuais torna necessária a exploração desses cenários para medir suas peculiaridades, o impacto emocional que ocasionam e os valores que acabam colocando em jogo. A avaliação precisa levar em consideração o peso dos componentes que interagem nas dinâmicas individuais e grupais e que fazem surgir, manter e/ou mudar ou eliminar as condutas de assédio. Temos exigido uma mudança nesse sentido para melhorar a intervenção. A funcionalidade da avaliação do bullying consiste não só na explicação externa ou contextual da frequência e do modo como acontece, mas também na identificação das raízes que o fundamentam e o motivam. Assim, não erraremos o objeto educativo da intervenção.Fundação Carlos Chagas2013-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/273710.18222/eae245620132737Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 56 (2013); 138-167Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 Núm. 56 (2013); 138-167Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 56 (2013); 138-167Estudos em Avaliação Educacional; V. 24 N. 56 (2013); 138-167Estudos em Avaliação Educacional; v. 24 n. 56 (2013); 138-1671984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2737/2689Avilés Martínez, José Maríainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:36:09Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2737Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:36:09Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Herramientas para la evaluación del bullying |
title |
Herramientas para la evaluación del bullying |
spellingShingle |
Herramientas para la evaluación del bullying Avilés Martínez, José María Bullying Avaliação do Comportamento Cyberbullying Instrumentos de Avaliação |
title_short |
Herramientas para la evaluación del bullying |
title_full |
Herramientas para la evaluación del bullying |
title_fullStr |
Herramientas para la evaluación del bullying |
title_full_unstemmed |
Herramientas para la evaluación del bullying |
title_sort |
Herramientas para la evaluación del bullying |
author |
Avilés Martínez, José María |
author_facet |
Avilés Martínez, José María |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Avilés Martínez, José María |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bullying Avaliação do Comportamento Cyberbullying Instrumentos de Avaliação |
topic |
Bullying Avaliação do Comportamento Cyberbullying Instrumentos de Avaliação |
description |
O bullying é um fenômeno que tem despertado interesse educacional e social e uma definição precisa para identificar seus componentes. O uso de autoinformes e heteroinformes é a forma predominante de avaliação, mas existem outras. A constatação das relações de maus-tratos nos espaços virtuais torna necessária a exploração desses cenários para medir suas peculiaridades, o impacto emocional que ocasionam e os valores que acabam colocando em jogo. A avaliação precisa levar em consideração o peso dos componentes que interagem nas dinâmicas individuais e grupais e que fazem surgir, manter e/ou mudar ou eliminar as condutas de assédio. Temos exigido uma mudança nesse sentido para melhorar a intervenção. A funcionalidade da avaliação do bullying consiste não só na explicação externa ou contextual da frequência e do modo como acontece, mas também na identificação das raízes que o fundamentam e o motivam. Assim, não erraremos o objeto educativo da intervenção. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2737 10.18222/eae245620132737 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2737 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae245620132737 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2737/2689 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 56 (2013); 138-167 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 Núm. 56 (2013); 138-167 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 56 (2013); 138-167 Estudos em Avaliação Educacional; V. 24 N. 56 (2013); 138-167 Estudos em Avaliação Educacional; v. 24 n. 56 (2013); 138-167 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332421885886464 |