Herramientas para la evaluación del bullying

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Avilés Martínez, José María
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2737
Resumo: O bullying é um fenômeno que tem despertado interesse educacional e social e uma definição precisa para identificar seus componentes. O uso de autoinformes e heteroinformes é a forma predominante de avaliação, mas existem outras. A constatação das relações de maus-tratos nos espaços virtuais torna necessária a exploração desses cenários para medir suas peculiaridades, o impacto emocional que ocasionam e os valores que acabam colocando em jogo. A avaliação precisa levar em consideração o peso dos componentes que interagem nas dinâmicas individuais e grupais e que fazem surgir, manter e/ou mudar ou eliminar as condutas de assédio. Temos exigido uma mudança nesse sentido para melhorar a intervenção. A funcionalidade da avaliação do bullying consiste não só na explicação externa ou contextual da frequência e do modo como acontece, mas também na identificação das raízes que o fundamentam e o motivam. Assim, não erraremos o objeto educativo da intervenção.
id FCC-2_980fdfac16440457f8421b1a85f4602a
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2737
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Herramientas para la evaluación del bullyingBullyingAvaliação do ComportamentoCyberbullyingInstrumentos de AvaliaçãoO bullying é um fenômeno que tem despertado interesse educacional e social e uma definição precisa para identificar seus componentes. O uso de autoinformes e heteroinformes é a forma predominante de avaliação, mas existem outras. A constatação das relações de maus-tratos nos espaços virtuais torna necessária a exploração desses cenários para medir suas peculiaridades, o impacto emocional que ocasionam e os valores que acabam colocando em jogo. A avaliação precisa levar em consideração o peso dos componentes que interagem nas dinâmicas individuais e grupais e que fazem surgir, manter e/ou mudar ou eliminar as condutas de assédio. Temos exigido uma mudança nesse sentido para melhorar a intervenção. A funcionalidade da avaliação do bullying consiste não só na explicação externa ou contextual da frequência e do modo como acontece, mas também na identificação das raízes que o fundamentam e o motivam. Assim, não erraremos o objeto educativo da intervenção.Fundação Carlos Chagas2013-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/273710.18222/eae245620132737Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 56 (2013); 138-167Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 Núm. 56 (2013); 138-167Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 56 (2013); 138-167Estudos em Avaliação Educacional; V. 24 N. 56 (2013); 138-167Estudos em Avaliação Educacional; v. 24 n. 56 (2013); 138-1671984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2737/2689Avilés Martínez, José Maríainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:36:09Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2737Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:36:09Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Herramientas para la evaluación del bullying
title Herramientas para la evaluación del bullying
spellingShingle Herramientas para la evaluación del bullying
Avilés Martínez, José María
Bullying
Avaliação do Comportamento
Cyberbullying
Instrumentos de Avaliação
title_short Herramientas para la evaluación del bullying
title_full Herramientas para la evaluación del bullying
title_fullStr Herramientas para la evaluación del bullying
title_full_unstemmed Herramientas para la evaluación del bullying
title_sort Herramientas para la evaluación del bullying
author Avilés Martínez, José María
author_facet Avilés Martínez, José María
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Avilés Martínez, José María
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying
Avaliação do Comportamento
Cyberbullying
Instrumentos de Avaliação
topic Bullying
Avaliação do Comportamento
Cyberbullying
Instrumentos de Avaliação
description O bullying é um fenômeno que tem despertado interesse educacional e social e uma definição precisa para identificar seus componentes. O uso de autoinformes e heteroinformes é a forma predominante de avaliação, mas existem outras. A constatação das relações de maus-tratos nos espaços virtuais torna necessária a exploração desses cenários para medir suas peculiaridades, o impacto emocional que ocasionam e os valores que acabam colocando em jogo. A avaliação precisa levar em consideração o peso dos componentes que interagem nas dinâmicas individuais e grupais e que fazem surgir, manter e/ou mudar ou eliminar as condutas de assédio. Temos exigido uma mudança nesse sentido para melhorar a intervenção. A funcionalidade da avaliação do bullying consiste não só na explicação externa ou contextual da frequência e do modo como acontece, mas também na identificação das raízes que o fundamentam e o motivam. Assim, não erraremos o objeto educativo da intervenção.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2737
10.18222/eae245620132737
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2737
identifier_str_mv 10.18222/eae245620132737
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2737/2689
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 56 (2013); 138-167
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 Núm. 56 (2013); 138-167
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 56 (2013); 138-167
Estudos em Avaliação Educacional; V. 24 N. 56 (2013); 138-167
Estudos em Avaliação Educacional; v. 24 n. 56 (2013); 138-167
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332421885886464