Avaliações nacionais em larga escala: análises e propostas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vianna, Heraldo Marelim
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2177
Resumo: O presente texto examina problemas ligados às avaliações que abrangem um grande número de sujeitos, fazendo, inicialmente, uma discussão das várias maneiras de acesso ao ensino superior. A seguir, as avaliações sistêmicas, iniciadas na década de 90, merecem detalhadas considerações sobre questões relacionadas à análise dos dados e às metodologias estatísticas empregadas. A avaliação do SAEB - Sistema de Avaliação do Ensino Básico - é vista em toda a sua amplitude, inclusive no referente à validade conseqüencial. Para a avaliação do ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio -, após ser examinada em relação à ausência da validade de construto, o presente trabalho oferece propostas alternativas para esse exame. Ao examinar o ENC - Exame Nacional de Cursos, o chamado “PROVÃO”, o presente texto detém-se na questão da validade de conteúdo e faz restrições ao uso da curva normal na apresentação dos resultados. Ao final, é examinado o significado da auto-avaliação e da avaliação externa.
id FCC-2_a53641a57745f2870e316e951345ff92
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2177
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Avaliações nacionais em larga escala: análises e propostasAvaliação EducacionalAvaliação Em Larga EscalaAvaliação SistêmicaSAEBENEMENCO presente texto examina problemas ligados às avaliações que abrangem um grande número de sujeitos, fazendo, inicialmente, uma discussão das várias maneiras de acesso ao ensino superior. A seguir, as avaliações sistêmicas, iniciadas na década de 90, merecem detalhadas considerações sobre questões relacionadas à análise dos dados e às metodologias estatísticas empregadas. A avaliação do SAEB - Sistema de Avaliação do Ensino Básico - é vista em toda a sua amplitude, inclusive no referente à validade conseqüencial. Para a avaliação do ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio -, após ser examinada em relação à ausência da validade de construto, o presente trabalho oferece propostas alternativas para esse exame. Ao examinar o ENC - Exame Nacional de Cursos, o chamado “PROVÃO”, o presente texto detém-se na questão da validade de conteúdo e faz restrições ao uso da curva normal na apresentação dos resultados. Ao final, é examinado o significado da auto-avaliação e da avaliação externa.Fundação Carlos Chagas2003-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/217710.18222/eae02720032177Estudos em Avaliação Educacional; No. 27 (2003); 41-76Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 27 (2003); 41-76Estudos em Avaliação Educacional; No. 27 (2003); 41-76Estudos em Avaliação Educacional; N. 27 (2003); 41-76Estudos em Avaliação Educacional; n. 27 (2003); 41-761984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2177/2134Vianna, Heraldo Mareliminfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:16:35Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2177Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:16:35Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliações nacionais em larga escala: análises e propostas
title Avaliações nacionais em larga escala: análises e propostas
spellingShingle Avaliações nacionais em larga escala: análises e propostas
Vianna, Heraldo Marelim
Avaliação Educacional
Avaliação Em Larga Escala
Avaliação Sistêmica
SAEB
ENEM
ENC
title_short Avaliações nacionais em larga escala: análises e propostas
title_full Avaliações nacionais em larga escala: análises e propostas
title_fullStr Avaliações nacionais em larga escala: análises e propostas
title_full_unstemmed Avaliações nacionais em larga escala: análises e propostas
title_sort Avaliações nacionais em larga escala: análises e propostas
author Vianna, Heraldo Marelim
author_facet Vianna, Heraldo Marelim
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vianna, Heraldo Marelim
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação Educacional
Avaliação Em Larga Escala
Avaliação Sistêmica
SAEB
ENEM
ENC
topic Avaliação Educacional
Avaliação Em Larga Escala
Avaliação Sistêmica
SAEB
ENEM
ENC
description O presente texto examina problemas ligados às avaliações que abrangem um grande número de sujeitos, fazendo, inicialmente, uma discussão das várias maneiras de acesso ao ensino superior. A seguir, as avaliações sistêmicas, iniciadas na década de 90, merecem detalhadas considerações sobre questões relacionadas à análise dos dados e às metodologias estatísticas empregadas. A avaliação do SAEB - Sistema de Avaliação do Ensino Básico - é vista em toda a sua amplitude, inclusive no referente à validade conseqüencial. Para a avaliação do ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio -, após ser examinada em relação à ausência da validade de construto, o presente trabalho oferece propostas alternativas para esse exame. Ao examinar o ENC - Exame Nacional de Cursos, o chamado “PROVÃO”, o presente texto detém-se na questão da validade de conteúdo e faz restrições ao uso da curva normal na apresentação dos resultados. Ao final, é examinado o significado da auto-avaliação e da avaliação externa.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2177
10.18222/eae02720032177
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2177
identifier_str_mv 10.18222/eae02720032177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2177/2134
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; No. 27 (2003); 41-76
Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 27 (2003); 41-76
Estudos em Avaliação Educacional; No. 27 (2003); 41-76
Estudos em Avaliação Educacional; N. 27 (2003); 41-76
Estudos em Avaliação Educacional; n. 27 (2003); 41-76
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332420683169792