Avaliação da produção escrita e desenvolvimento de sequências didáticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2466 |
Resumo: | Numa perspectiva teórica discursiva da linguagem, o presente estudo buscou analisar se e como professores do ensino fundamental utilizam a avaliaçõ como ponto de partida para a escolha de conteúdos e metologias na organização de sequências didáticas. O corpus da pesquisa foram aulas acompanhaddas numa classe da 8º série do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de ensino do Recife (PE). registros descritos das aulas de Língua Portuguesa foram utilizados para a coleta de dados. Os resultados mostraram que a professoras observada não planeja suas aulas com base nas dificuldades dos alunos e, portanto, não faz da avalição um processo reorientados da prática pedagógica e promotor da aprendizagem. |
id |
FCC-2_b351f0b2a0c232a501081583584410f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2466 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da produção escrita e desenvolvimento de sequências didáticasAvaliação da aprendizagemProcesso ensino aprendizagemAvaliação da educaçãoLingua portuguesaNuma perspectiva teórica discursiva da linguagem, o presente estudo buscou analisar se e como professores do ensino fundamental utilizam a avaliaçõ como ponto de partida para a escolha de conteúdos e metologias na organização de sequências didáticas. O corpus da pesquisa foram aulas acompanhaddas numa classe da 8º série do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de ensino do Recife (PE). registros descritos das aulas de Língua Portuguesa foram utilizados para a coleta de dados. Os resultados mostraram que a professoras observada não planeja suas aulas com base nas dificuldades dos alunos e, portanto, não faz da avalição um processo reorientados da prática pedagógica e promotor da aprendizagem.Fundação Carlos Chagas2010-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/246610.18222/eae214720102466Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 47 (2010); 611-628Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 Núm. 47 (2010); 611-628Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 47 (2010); 611-628Estudos em Avaliação Educacional; V. 21 N. 47 (2010); 611-628Estudos em Avaliação Educacional; v. 21 n. 47 (2010); 611-6281984-932X0103-683110.18222/eae.v21i47reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2466/2419https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSuassuna, LiviaBezerra, Michelle Batista2022-08-02T16:54:32Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2466Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2022-08-02T16:54:32Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da produção escrita e desenvolvimento de sequências didáticas |
title |
Avaliação da produção escrita e desenvolvimento de sequências didáticas |
spellingShingle |
Avaliação da produção escrita e desenvolvimento de sequências didáticas Suassuna, Livia Avaliação da aprendizagem Processo ensino aprendizagem Avaliação da educação Lingua portuguesa |
title_short |
Avaliação da produção escrita e desenvolvimento de sequências didáticas |
title_full |
Avaliação da produção escrita e desenvolvimento de sequências didáticas |
title_fullStr |
Avaliação da produção escrita e desenvolvimento de sequências didáticas |
title_full_unstemmed |
Avaliação da produção escrita e desenvolvimento de sequências didáticas |
title_sort |
Avaliação da produção escrita e desenvolvimento de sequências didáticas |
author |
Suassuna, Livia |
author_facet |
Suassuna, Livia Bezerra, Michelle Batista |
author_role |
author |
author2 |
Bezerra, Michelle Batista |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Suassuna, Livia Bezerra, Michelle Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação da aprendizagem Processo ensino aprendizagem Avaliação da educação Lingua portuguesa |
topic |
Avaliação da aprendizagem Processo ensino aprendizagem Avaliação da educação Lingua portuguesa |
description |
Numa perspectiva teórica discursiva da linguagem, o presente estudo buscou analisar se e como professores do ensino fundamental utilizam a avaliaçõ como ponto de partida para a escolha de conteúdos e metologias na organização de sequências didáticas. O corpus da pesquisa foram aulas acompanhaddas numa classe da 8º série do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de ensino do Recife (PE). registros descritos das aulas de Língua Portuguesa foram utilizados para a coleta de dados. Os resultados mostraram que a professoras observada não planeja suas aulas com base nas dificuldades dos alunos e, portanto, não faz da avalição um processo reorientados da prática pedagógica e promotor da aprendizagem. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2466 10.18222/eae214720102466 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2466 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae214720102466 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2466/2419 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 47 (2010); 611-628 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 Núm. 47 (2010); 611-628 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 47 (2010); 611-628 Estudos em Avaliação Educacional; V. 21 N. 47 (2010); 611-628 Estudos em Avaliação Educacional; v. 21 n. 47 (2010); 611-628 1984-932X 0103-6831 10.18222/eae.v21i47 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332421500010496 |