SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE TIMOR-LESTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras Norte@mentos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/11085 |
Resumo: | O atual cenário global de circulação, ensino e aprendizagem de línguas exige do professor preparação para lidar com contextos de aprendizagem cada vez mais fluidos. A partir de uma perspectiva pluricêntrica da língua portuguesa, este artigo relata uma experiência de ensino de língua em Timor-Leste no âmbito da administração pública. As sequências didáticas propostas por Dolz, Noverraz, Schneuwly (2011) serviram como base para a proposição de um curso essencialmente fundamentado na participação discente como forma de alcançar uma prática pedagógica colaborativa e democrática por meio do papel ativo dos aprendizes. |
id |
UNEMAT-2_7fa1fb6e3bd36984d39adfcd4a6ad9c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11085 |
network_acronym_str |
UNEMAT-2 |
network_name_str |
Revista de Letras Norte@mentos |
repository_id_str |
|
spelling |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE TIMOR-LESTEensino de Língua PortuguesaEnsino-aprendizagem de línguasO atual cenário global de circulação, ensino e aprendizagem de línguas exige do professor preparação para lidar com contextos de aprendizagem cada vez mais fluidos. A partir de uma perspectiva pluricêntrica da língua portuguesa, este artigo relata uma experiência de ensino de língua em Timor-Leste no âmbito da administração pública. As sequências didáticas propostas por Dolz, Noverraz, Schneuwly (2011) serviram como base para a proposição de um curso essencialmente fundamentado na participação discente como forma de alcançar uma prática pedagógica colaborativa e democrática por meio do papel ativo dos aprendizes.Editora UNEMAT2023-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/1108510.30681/rln.v16i46.11085Revista de Letras Norte@mentos; v. 16 n. 46 (2023): Dossiê Temático “Ensino de línguas adicionais em contextos bi/multi e plurilíngues: por práticas pedagógicas multiculturais e inclusivas”1983-8018reponame:Revista de Letras Norte@mentosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/11085/8079Copyright (c) 2023 Revista de Letras Norte@mentosinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerre, Livia2024-04-08T18:07:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11085Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentosPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/oai||revistanorteamentos@unemat-net.br1983-80181983-8018opendoar:2024-04-08T18:07:23Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE TIMOR-LESTE |
title |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE TIMOR-LESTE |
spellingShingle |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE TIMOR-LESTE Ferre, Livia ensino de Língua Portuguesa Ensino-aprendizagem de línguas |
title_short |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE TIMOR-LESTE |
title_full |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE TIMOR-LESTE |
title_fullStr |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE TIMOR-LESTE |
title_full_unstemmed |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE TIMOR-LESTE |
title_sort |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE TIMOR-LESTE |
author |
Ferre, Livia |
author_facet |
Ferre, Livia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferre, Livia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino de Língua Portuguesa Ensino-aprendizagem de línguas |
topic |
ensino de Língua Portuguesa Ensino-aprendizagem de línguas |
description |
O atual cenário global de circulação, ensino e aprendizagem de línguas exige do professor preparação para lidar com contextos de aprendizagem cada vez mais fluidos. A partir de uma perspectiva pluricêntrica da língua portuguesa, este artigo relata uma experiência de ensino de língua em Timor-Leste no âmbito da administração pública. As sequências didáticas propostas por Dolz, Noverraz, Schneuwly (2011) serviram como base para a proposição de um curso essencialmente fundamentado na participação discente como forma de alcançar uma prática pedagógica colaborativa e democrática por meio do papel ativo dos aprendizes. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/11085 10.30681/rln.v16i46.11085 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/11085 |
identifier_str_mv |
10.30681/rln.v16i46.11085 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/11085/8079 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Letras Norte@mentos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Letras Norte@mentos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UNEMAT |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UNEMAT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Letras Norte@mentos; v. 16 n. 46 (2023): Dossiê Temático “Ensino de línguas adicionais em contextos bi/multi e plurilíngues: por práticas pedagógicas multiculturais e inclusivas” 1983-8018 reponame:Revista de Letras Norte@mentos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista de Letras Norte@mentos |
collection |
Revista de Letras Norte@mentos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistanorteamentos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210945944846336 |