SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE TIMOR-LESTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferre, Livia
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras Norte@mentos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/11085
Resumo: O atual cenário global de circulação, ensino e aprendizagem de línguas exige do professor preparação para lidar com contextos de aprendizagem cada vez mais fluidos. A partir de uma perspectiva pluricêntrica da língua portuguesa, este artigo relata uma experiência de ensino de língua em Timor-Leste no âmbito da administração pública. As sequências didáticas propostas por Dolz, Noverraz, Schneuwly (2011) serviram como base para a proposição de um curso essencialmente fundamentado na participação discente como forma de alcançar uma prática pedagógica colaborativa e democrática por meio do papel ativo dos aprendizes.
id UNEMAT-2_7fa1fb6e3bd36984d39adfcd4a6ad9c3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11085
network_acronym_str UNEMAT-2
network_name_str Revista de Letras Norte@mentos
repository_id_str
spelling SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE TIMOR-LESTEensino de Língua PortuguesaEnsino-aprendizagem de línguasO atual cenário global de circulação, ensino e aprendizagem de línguas exige do professor preparação para lidar com contextos de aprendizagem cada vez mais fluidos. A partir de uma perspectiva pluricêntrica da língua portuguesa, este artigo relata uma experiência de ensino de língua em Timor-Leste no âmbito da administração pública. As sequências didáticas propostas por Dolz, Noverraz, Schneuwly (2011) serviram como base para a proposição de um curso essencialmente fundamentado na participação discente como forma de alcançar uma prática pedagógica colaborativa e democrática por meio do papel ativo dos aprendizes.Editora UNEMAT2023-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/1108510.30681/rln.v16i46.11085Revista de Letras Norte@mentos; v. 16 n. 46 (2023): Dossiê Temático “Ensino de línguas adicionais em contextos bi/multi e plurilíngues: por práticas pedagógicas multiculturais e inclusivas”1983-8018reponame:Revista de Letras Norte@mentosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/11085/8079Copyright (c) 2023 Revista de Letras Norte@mentosinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerre, Livia2024-04-08T18:07:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11085Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentosPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/oai||revistanorteamentos@unemat-net.br1983-80181983-8018opendoar:2024-04-08T18:07:23Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE TIMOR-LESTE
title SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE TIMOR-LESTE
spellingShingle SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE TIMOR-LESTE
Ferre, Livia
ensino de Língua Portuguesa
Ensino-aprendizagem de línguas
title_short SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE TIMOR-LESTE
title_full SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE TIMOR-LESTE
title_fullStr SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE TIMOR-LESTE
title_full_unstemmed SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE TIMOR-LESTE
title_sort SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE TIMOR-LESTE
author Ferre, Livia
author_facet Ferre, Livia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferre, Livia
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de Língua Portuguesa
Ensino-aprendizagem de línguas
topic ensino de Língua Portuguesa
Ensino-aprendizagem de línguas
description O atual cenário global de circulação, ensino e aprendizagem de línguas exige do professor preparação para lidar com contextos de aprendizagem cada vez mais fluidos. A partir de uma perspectiva pluricêntrica da língua portuguesa, este artigo relata uma experiência de ensino de língua em Timor-Leste no âmbito da administração pública. As sequências didáticas propostas por Dolz, Noverraz, Schneuwly (2011) serviram como base para a proposição de um curso essencialmente fundamentado na participação discente como forma de alcançar uma prática pedagógica colaborativa e democrática por meio do papel ativo dos aprendizes.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/11085
10.30681/rln.v16i46.11085
url https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/11085
identifier_str_mv 10.30681/rln.v16i46.11085
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/11085/8079
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Letras Norte@mentos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Letras Norte@mentos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UNEMAT
publisher.none.fl_str_mv Editora UNEMAT
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras Norte@mentos; v. 16 n. 46 (2023): Dossiê Temático “Ensino de línguas adicionais em contextos bi/multi e plurilíngues: por práticas pedagógicas multiculturais e inclusivas”
1983-8018
reponame:Revista de Letras Norte@mentos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista de Letras Norte@mentos
collection Revista de Letras Norte@mentos
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||revistanorteamentos@unemat-net.br
_version_ 1800210945944846336