Avaliação da produção escrita e desenvolvimento de sequências didáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Suassuna, Livia
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Bezerra, Michelle Batista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2466
Resumo: Numa perspectiva teórica discursiva da linguagem, o presente estudo buscou analisar se e como professores do ensino fundamental utilizam a avaliaçõ como ponto de partida para a escolha de conteúdos e metologias na organização de sequências didáticas. O corpus da pesquisa foram aulas acompanhaddas numa classe da 8º série do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de ensino do Recife (PE). registros descritos das aulas de Língua Portuguesa foram utilizados para a coleta de dados. Os resultados mostraram que a professoras observada não planeja suas aulas com base nas dificuldades dos alunos e, portanto, não faz da avalição um processo reorientados da prática pedagógica e promotor da aprendizagem.
id FCC-2_b351f0b2a0c232a501081583584410f9
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2466
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Avaliação da produção escrita e desenvolvimento de sequências didáticasAvaliação da aprendizagemProcesso ensino aprendizagemAvaliação da educaçãoLingua portuguesaNuma perspectiva teórica discursiva da linguagem, o presente estudo buscou analisar se e como professores do ensino fundamental utilizam a avaliaçõ como ponto de partida para a escolha de conteúdos e metologias na organização de sequências didáticas. O corpus da pesquisa foram aulas acompanhaddas numa classe da 8º série do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de ensino do Recife (PE). registros descritos das aulas de Língua Portuguesa foram utilizados para a coleta de dados. Os resultados mostraram que a professoras observada não planeja suas aulas com base nas dificuldades dos alunos e, portanto, não faz da avalição um processo reorientados da prática pedagógica e promotor da aprendizagem.Fundação Carlos Chagas2010-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/246610.18222/eae214720102466Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 47 (2010); 611-628Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 Núm. 47 (2010); 611-628Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 47 (2010); 611-628Estudos em Avaliação Educacional; V. 21 N. 47 (2010); 611-628Estudos em Avaliação Educacional; v. 21 n. 47 (2010); 611-6281984-932X0103-683110.18222/eae.v21i47reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2466/2419https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSuassuna, LiviaBezerra, Michelle Batista2022-08-02T16:54:32Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2466Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2022-08-02T16:54:32Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da produção escrita e desenvolvimento de sequências didáticas
title Avaliação da produção escrita e desenvolvimento de sequências didáticas
spellingShingle Avaliação da produção escrita e desenvolvimento de sequências didáticas
Suassuna, Livia
Avaliação da aprendizagem
Processo ensino aprendizagem
Avaliação da educação
Lingua portuguesa
title_short Avaliação da produção escrita e desenvolvimento de sequências didáticas
title_full Avaliação da produção escrita e desenvolvimento de sequências didáticas
title_fullStr Avaliação da produção escrita e desenvolvimento de sequências didáticas
title_full_unstemmed Avaliação da produção escrita e desenvolvimento de sequências didáticas
title_sort Avaliação da produção escrita e desenvolvimento de sequências didáticas
author Suassuna, Livia
author_facet Suassuna, Livia
Bezerra, Michelle Batista
author_role author
author2 Bezerra, Michelle Batista
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Suassuna, Livia
Bezerra, Michelle Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem
Processo ensino aprendizagem
Avaliação da educação
Lingua portuguesa
topic Avaliação da aprendizagem
Processo ensino aprendizagem
Avaliação da educação
Lingua portuguesa
description Numa perspectiva teórica discursiva da linguagem, o presente estudo buscou analisar se e como professores do ensino fundamental utilizam a avaliaçõ como ponto de partida para a escolha de conteúdos e metologias na organização de sequências didáticas. O corpus da pesquisa foram aulas acompanhaddas numa classe da 8º série do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de ensino do Recife (PE). registros descritos das aulas de Língua Portuguesa foram utilizados para a coleta de dados. Os resultados mostraram que a professoras observada não planeja suas aulas com base nas dificuldades dos alunos e, portanto, não faz da avalição um processo reorientados da prática pedagógica e promotor da aprendizagem.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2466
10.18222/eae214720102466
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2466
identifier_str_mv 10.18222/eae214720102466
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2466/2419
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 47 (2010); 611-628
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 Núm. 47 (2010); 611-628
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 47 (2010); 611-628
Estudos em Avaliação Educacional; V. 21 N. 47 (2010); 611-628
Estudos em Avaliação Educacional; v. 21 n. 47 (2010); 611-628
1984-932X
0103-6831
10.18222/eae.v21i47
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332421500010496