Construção de instrumentos para a avaliação de larga escala e indicadores de rendimento: o modelo SAEB.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2189 |
Resumo: | Este estudo tem como finalidade discutir o conceito de avaliação de larga escala e sua possível e necessária apropriação pelos professores como um indicador para melhoria de seu próprio trabalho pedagógico, complementando as avaliações realizadas em sala de aula. Propõe-se, ainda, a discutir a forma de construção de instrumentos de avaliação de larga escala, suas possibilidades e limites, as formas de construção de sistemas informatizados de avaliações padronizadas e de utilização dos dados coletados através de indicadores de rendimento e de questionários contextuais, bem como as formas de disseminação dos resultados. O foco ilustrativo será aquele utilizado pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica do Brasil (SAEB). |
id |
FCC-2_b92be246d5b062c0a21752221085b375 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2189 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Construção de instrumentos para a avaliação de larga escala e indicadores de rendimento: o modelo SAEB.Avaliação de larga escalaSistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB)Construção de instrumentos e de indicadores de rendimentodisseminação de resultadosEste estudo tem como finalidade discutir o conceito de avaliação de larga escala e sua possível e necessária apropriação pelos professores como um indicador para melhoria de seu próprio trabalho pedagógico, complementando as avaliações realizadas em sala de aula. Propõe-se, ainda, a discutir a forma de construção de instrumentos de avaliação de larga escala, suas possibilidades e limites, as formas de construção de sistemas informatizados de avaliações padronizadas e de utilização dos dados coletados através de indicadores de rendimento e de questionários contextuais, bem como as formas de disseminação dos resultados. O foco ilustrativo será aquele utilizado pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica do Brasil (SAEB).Fundação Carlos Chagas2002-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/218910.18222/eae02520022189Estudos em Avaliação Educacional; No. 25 (2002); 3-21Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 25 (2002); 3-21Estudos em Avaliação Educacional; No. 25 (2002); 3-21Estudos em Avaliação Educacional; N. 25 (2002); 3-21Estudos em Avaliação Educacional; n. 25 (2002); 3-211984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2189/2146Locatelli, Izainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-26T14:13:40Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2189Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2016-02-26T14:13:40Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção de instrumentos para a avaliação de larga escala e indicadores de rendimento: o modelo SAEB. |
title |
Construção de instrumentos para a avaliação de larga escala e indicadores de rendimento: o modelo SAEB. |
spellingShingle |
Construção de instrumentos para a avaliação de larga escala e indicadores de rendimento: o modelo SAEB. Locatelli, Iza Avaliação de larga escala Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) Construção de instrumentos e de indicadores de rendimento disseminação de resultados |
title_short |
Construção de instrumentos para a avaliação de larga escala e indicadores de rendimento: o modelo SAEB. |
title_full |
Construção de instrumentos para a avaliação de larga escala e indicadores de rendimento: o modelo SAEB. |
title_fullStr |
Construção de instrumentos para a avaliação de larga escala e indicadores de rendimento: o modelo SAEB. |
title_full_unstemmed |
Construção de instrumentos para a avaliação de larga escala e indicadores de rendimento: o modelo SAEB. |
title_sort |
Construção de instrumentos para a avaliação de larga escala e indicadores de rendimento: o modelo SAEB. |
author |
Locatelli, Iza |
author_facet |
Locatelli, Iza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Locatelli, Iza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação de larga escala Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) Construção de instrumentos e de indicadores de rendimento disseminação de resultados |
topic |
Avaliação de larga escala Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) Construção de instrumentos e de indicadores de rendimento disseminação de resultados |
description |
Este estudo tem como finalidade discutir o conceito de avaliação de larga escala e sua possível e necessária apropriação pelos professores como um indicador para melhoria de seu próprio trabalho pedagógico, complementando as avaliações realizadas em sala de aula. Propõe-se, ainda, a discutir a forma de construção de instrumentos de avaliação de larga escala, suas possibilidades e limites, as formas de construção de sistemas informatizados de avaliações padronizadas e de utilização dos dados coletados através de indicadores de rendimento e de questionários contextuais, bem como as formas de disseminação dos resultados. O foco ilustrativo será aquele utilizado pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica do Brasil (SAEB). |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2189 10.18222/eae02520022189 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2189 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae02520022189 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2189/2146 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; No. 25 (2002); 3-21 Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 25 (2002); 3-21 Estudos em Avaliação Educacional; No. 25 (2002); 3-21 Estudos em Avaliação Educacional; N. 25 (2002); 3-21 Estudos em Avaliação Educacional; n. 25 (2002); 3-21 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332420702044160 |