Construção de instrumentos para a avaliação de larga escala e indicadores de rendimento: o modelo SAEB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Locatelli, Iza
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2189
Resumo: Este estudo tem como finalidade discutir o conceito de avaliação de larga escala e sua possível e necessária apropriação pelos professores como um indicador para melhoria de seu próprio trabalho pedagógico, complementando as avaliações realizadas em sala de aula. Propõe-se, ainda, a discutir a forma de construção de instrumentos de avaliação de larga escala, suas possibilidades e limites, as formas de construção de sistemas informatizados de avaliações padronizadas e de utilização dos dados coletados através de indicadores de rendimento e de questionários contextuais, bem como as formas de disseminação dos resultados. O foco ilustrativo será aquele utilizado pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica do Brasil (SAEB).
id FCC-2_b92be246d5b062c0a21752221085b375
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2189
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Construção de instrumentos para a avaliação de larga escala e indicadores de rendimento: o modelo SAEB.Avaliação de larga escalaSistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB)Construção de instrumentos e de indicadores de rendimentodisseminação de resultadosEste estudo tem como finalidade discutir o conceito de avaliação de larga escala e sua possível e necessária apropriação pelos professores como um indicador para melhoria de seu próprio trabalho pedagógico, complementando as avaliações realizadas em sala de aula. Propõe-se, ainda, a discutir a forma de construção de instrumentos de avaliação de larga escala, suas possibilidades e limites, as formas de construção de sistemas informatizados de avaliações padronizadas e de utilização dos dados coletados através de indicadores de rendimento e de questionários contextuais, bem como as formas de disseminação dos resultados. O foco ilustrativo será aquele utilizado pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica do Brasil (SAEB).Fundação Carlos Chagas2002-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/218910.18222/eae02520022189Estudos em Avaliação Educacional; No. 25 (2002); 3-21Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 25 (2002); 3-21Estudos em Avaliação Educacional; No. 25 (2002); 3-21Estudos em Avaliação Educacional; N. 25 (2002); 3-21Estudos em Avaliação Educacional; n. 25 (2002); 3-211984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2189/2146Locatelli, Izainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-26T14:13:40Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2189Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2016-02-26T14:13:40Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção de instrumentos para a avaliação de larga escala e indicadores de rendimento: o modelo SAEB.
title Construção de instrumentos para a avaliação de larga escala e indicadores de rendimento: o modelo SAEB.
spellingShingle Construção de instrumentos para a avaliação de larga escala e indicadores de rendimento: o modelo SAEB.
Locatelli, Iza
Avaliação de larga escala
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB)
Construção de instrumentos e de indicadores de rendimento
disseminação de resultados
title_short Construção de instrumentos para a avaliação de larga escala e indicadores de rendimento: o modelo SAEB.
title_full Construção de instrumentos para a avaliação de larga escala e indicadores de rendimento: o modelo SAEB.
title_fullStr Construção de instrumentos para a avaliação de larga escala e indicadores de rendimento: o modelo SAEB.
title_full_unstemmed Construção de instrumentos para a avaliação de larga escala e indicadores de rendimento: o modelo SAEB.
title_sort Construção de instrumentos para a avaliação de larga escala e indicadores de rendimento: o modelo SAEB.
author Locatelli, Iza
author_facet Locatelli, Iza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Locatelli, Iza
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de larga escala
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB)
Construção de instrumentos e de indicadores de rendimento
disseminação de resultados
topic Avaliação de larga escala
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB)
Construção de instrumentos e de indicadores de rendimento
disseminação de resultados
description Este estudo tem como finalidade discutir o conceito de avaliação de larga escala e sua possível e necessária apropriação pelos professores como um indicador para melhoria de seu próprio trabalho pedagógico, complementando as avaliações realizadas em sala de aula. Propõe-se, ainda, a discutir a forma de construção de instrumentos de avaliação de larga escala, suas possibilidades e limites, as formas de construção de sistemas informatizados de avaliações padronizadas e de utilização dos dados coletados através de indicadores de rendimento e de questionários contextuais, bem como as formas de disseminação dos resultados. O foco ilustrativo será aquele utilizado pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica do Brasil (SAEB).
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2189
10.18222/eae02520022189
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2189
identifier_str_mv 10.18222/eae02520022189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2189/2146
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; No. 25 (2002); 3-21
Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 25 (2002); 3-21
Estudos em Avaliação Educacional; No. 25 (2002); 3-21
Estudos em Avaliação Educacional; N. 25 (2002); 3-21
Estudos em Avaliação Educacional; n. 25 (2002); 3-21
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332420702044160