Avaliar para aprender: a construção de uma realidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1974 |
Resumo: | O trabalho apresenta a análise das práticas avaliativas do Certificado em Ensino de Língua Inglesa para Adultos (Celta), com o objetivo de compreendê-las como conjunto de ações compromissadas com a avaliação formativa, confrontando-as com as proposições teóricas. Utiliza a abordagem qualitativa como metodologia para o desenvolvimento da pesquisa, sendo o relato de experiência a tipologia adotada. Analisa as práticas formativas sob a luz do referencial teórico e, a partir deste, por fim, aponta aprendizagens e tece sugestões/contribuições significativas relativamente às possibilidades e à viabilidade de exercer a avaliação formativa em sala de aula, evidenciando as conseqüências positivas de sua aplicação para a aprendizagem do aluno. |
id |
FCC-2_bdfa7b975763bfab3f988c9151877dfe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1974 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliar para aprender: a construção de uma realidadeTrabalho DocenteAvaliação FormativaProcesso de Ensino-AprendizagemFormação de ProfessoresO trabalho apresenta a análise das práticas avaliativas do Certificado em Ensino de Língua Inglesa para Adultos (Celta), com o objetivo de compreendê-las como conjunto de ações compromissadas com a avaliação formativa, confrontando-as com as proposições teóricas. Utiliza a abordagem qualitativa como metodologia para o desenvolvimento da pesquisa, sendo o relato de experiência a tipologia adotada. Analisa as práticas formativas sob a luz do referencial teórico e, a partir deste, por fim, aponta aprendizagens e tece sugestões/contribuições significativas relativamente às possibilidades e à viabilidade de exercer a avaliação formativa em sala de aula, evidenciando as conseqüências positivas de sua aplicação para a aprendizagem do aluno.Fundação Carlos Chagas2011-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/197410.18222/eae224920111974Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 49 (2011); 209-231Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 Núm. 49 (2011); 209-231Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 49 (2011); 209-231Estudos em Avaliação Educacional; V. 22 N. 49 (2011); 209-231Estudos em Avaliação Educacional; v. 22 n. 49 (2011); 209-2311984-932X0103-683110.18222/eae.v22i49reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1974/1950Punhagui, Giovana ChimentâoSouza, Nadia Aparecida deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:29:24Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1974Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:29:24Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliar para aprender: a construção de uma realidade |
title |
Avaliar para aprender: a construção de uma realidade |
spellingShingle |
Avaliar para aprender: a construção de uma realidade Punhagui, Giovana Chimentâo Trabalho Docente Avaliação Formativa Processo de Ensino-Aprendizagem Formação de Professores |
title_short |
Avaliar para aprender: a construção de uma realidade |
title_full |
Avaliar para aprender: a construção de uma realidade |
title_fullStr |
Avaliar para aprender: a construção de uma realidade |
title_full_unstemmed |
Avaliar para aprender: a construção de uma realidade |
title_sort |
Avaliar para aprender: a construção de uma realidade |
author |
Punhagui, Giovana Chimentâo |
author_facet |
Punhagui, Giovana Chimentâo Souza, Nadia Aparecida de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Nadia Aparecida de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Punhagui, Giovana Chimentâo Souza, Nadia Aparecida de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho Docente Avaliação Formativa Processo de Ensino-Aprendizagem Formação de Professores |
topic |
Trabalho Docente Avaliação Formativa Processo de Ensino-Aprendizagem Formação de Professores |
description |
O trabalho apresenta a análise das práticas avaliativas do Certificado em Ensino de Língua Inglesa para Adultos (Celta), com o objetivo de compreendê-las como conjunto de ações compromissadas com a avaliação formativa, confrontando-as com as proposições teóricas. Utiliza a abordagem qualitativa como metodologia para o desenvolvimento da pesquisa, sendo o relato de experiência a tipologia adotada. Analisa as práticas formativas sob a luz do referencial teórico e, a partir deste, por fim, aponta aprendizagens e tece sugestões/contribuições significativas relativamente às possibilidades e à viabilidade de exercer a avaliação formativa em sala de aula, evidenciando as conseqüências positivas de sua aplicação para a aprendizagem do aluno. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1974 10.18222/eae224920111974 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1974 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae224920111974 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1974/1950 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 49 (2011); 209-231 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 Núm. 49 (2011); 209-231 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 49 (2011); 209-231 Estudos em Avaliação Educacional; V. 22 N. 49 (2011); 209-231 Estudos em Avaliação Educacional; v. 22 n. 49 (2011); 209-231 1984-932X 0103-6831 10.18222/eae.v22i49 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332419840114688 |