Avaliar para aprender: a construção de uma realidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Punhagui, Giovana Chimentâo
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Souza, Nadia Aparecida de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1974
Resumo: O trabalho apresenta a análise das práticas avaliativas do Certificado em Ensino de Língua Inglesa para Adultos (Celta), com o objetivo de compreendê-las como conjunto de ações compromissadas com a avaliação formativa, confrontando-as com as proposições teóricas. Utiliza a abordagem qualitativa como metodologia para o desenvolvimento da pesquisa, sendo o relato de experiência a tipologia adotada. Analisa as práticas formativas sob a luz do referencial teórico e, a partir deste, por fim, aponta aprendizagens e tece sugestões/contribuições significativas relativamente às possibilidades e à viabilidade de exercer a avaliação formativa em sala de aula, evidenciando as conseqüências positivas de sua aplicação para a aprendizagem do aluno.
id FCC-2_bdfa7b975763bfab3f988c9151877dfe
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1974
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Avaliar para aprender: a construção de uma realidadeTrabalho DocenteAvaliação FormativaProcesso de Ensino-AprendizagemFormação de ProfessoresO trabalho apresenta a análise das práticas avaliativas do Certificado em Ensino de Língua Inglesa para Adultos (Celta), com o objetivo de compreendê-las como conjunto de ações compromissadas com a avaliação formativa, confrontando-as com as proposições teóricas. Utiliza a abordagem qualitativa como metodologia para o desenvolvimento da pesquisa, sendo o relato de experiência a tipologia adotada. Analisa as práticas formativas sob a luz do referencial teórico e, a partir deste, por fim, aponta aprendizagens e tece sugestões/contribuições significativas relativamente às possibilidades e à viabilidade de exercer a avaliação formativa em sala de aula, evidenciando as conseqüências positivas de sua aplicação para a aprendizagem do aluno.Fundação Carlos Chagas2011-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/197410.18222/eae224920111974Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 49 (2011); 209-231Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 Núm. 49 (2011); 209-231Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 49 (2011); 209-231Estudos em Avaliação Educacional; V. 22 N. 49 (2011); 209-231Estudos em Avaliação Educacional; v. 22 n. 49 (2011); 209-2311984-932X0103-683110.18222/eae.v22i49reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1974/1950Punhagui, Giovana ChimentâoSouza, Nadia Aparecida deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:29:24Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1974Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:29:24Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliar para aprender: a construção de uma realidade
title Avaliar para aprender: a construção de uma realidade
spellingShingle Avaliar para aprender: a construção de uma realidade
Punhagui, Giovana Chimentâo
Trabalho Docente
Avaliação Formativa
Processo de Ensino-Aprendizagem
Formação de Professores
title_short Avaliar para aprender: a construção de uma realidade
title_full Avaliar para aprender: a construção de uma realidade
title_fullStr Avaliar para aprender: a construção de uma realidade
title_full_unstemmed Avaliar para aprender: a construção de uma realidade
title_sort Avaliar para aprender: a construção de uma realidade
author Punhagui, Giovana Chimentâo
author_facet Punhagui, Giovana Chimentâo
Souza, Nadia Aparecida de
author_role author
author2 Souza, Nadia Aparecida de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Punhagui, Giovana Chimentâo
Souza, Nadia Aparecida de
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho Docente
Avaliação Formativa
Processo de Ensino-Aprendizagem
Formação de Professores
topic Trabalho Docente
Avaliação Formativa
Processo de Ensino-Aprendizagem
Formação de Professores
description O trabalho apresenta a análise das práticas avaliativas do Certificado em Ensino de Língua Inglesa para Adultos (Celta), com o objetivo de compreendê-las como conjunto de ações compromissadas com a avaliação formativa, confrontando-as com as proposições teóricas. Utiliza a abordagem qualitativa como metodologia para o desenvolvimento da pesquisa, sendo o relato de experiência a tipologia adotada. Analisa as práticas formativas sob a luz do referencial teórico e, a partir deste, por fim, aponta aprendizagens e tece sugestões/contribuições significativas relativamente às possibilidades e à viabilidade de exercer a avaliação formativa em sala de aula, evidenciando as conseqüências positivas de sua aplicação para a aprendizagem do aluno.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1974
10.18222/eae224920111974
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1974
identifier_str_mv 10.18222/eae224920111974
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1974/1950
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 49 (2011); 209-231
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 Núm. 49 (2011); 209-231
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 49 (2011); 209-231
Estudos em Avaliação Educacional; V. 22 N. 49 (2011); 209-231
Estudos em Avaliação Educacional; v. 22 n. 49 (2011); 209-231
1984-932X
0103-6831
10.18222/eae.v22i49
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332419840114688