As representações sociais de professores do ensino médio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2149 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo caracterizar as Representações Sociais - RS que professores do Ensino Médio constroem, desenvolvem e elaboram acerca de alguns aspectos relacionados ao Espaço Público, à Gestão Escolar e à Prática Pedagógica. Para tal foram contatados 875 professores que lecionam no Ensino Médio da rede estadual de São Paulo, incluindo o Município, a Grande São Paulo e o interior do Estado. Os professores responderam a um questionário contendo questões “abertas” e “fechadas”. As respostas foram submetidas a uma cuidadosa análise de conteúdo para a identificação de seus significados e sentidos. Entre outros, os resultados indicam uma representação consolidada da escola pública como um espaço de carências nunca supridas. Esta representação, ancorada em vários elementos do que falta ter, do que falta fazer acaba tendo uma função negativa, sempre presente, do não reconhecimento de ações importantes para a melhoria das condições do ensino, consolidando uma visão de contínuo descaso do poder público para com a educação o que repercute em atitudes e comportamentos na escola e na sala de aula. |
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Este trabalho tem por objetivo caracterizar as Representações Sociais - RS que professores do Ensino Médio constroem, desenvolvem e elaboram acerca de alguns aspectos relacionados ao Espaço Público, à Gestão Escolar e à Prática Pedagógica. Para tal foram contatados 875 professores que lecionam no Ensino Médio da rede estadual de São Paulo, incluindo o Município, a Grande São Paulo e o interior do Estado. Os professores responderam a um questionário contendo questões “abertas” e “fechadas”. As respostas foram submetidas a uma cuidadosa análise de conteúdo para a identificação de seus significados e sentidos. Entre outros, os resultados indicam uma representação consolidada da escola pública como um espaço de carências nunca supridas. Esta representação, ancorada em vários elementos do que falta ter, do que falta fazer acaba tendo uma função negativa, sempre presente, do não reconhecimento de ações importantes para a melhoria das condições do ensino, consolidando uma visão de contínuo descaso do poder público para com a educação o que repercute em atitudes e comportamentos na escola e na sala de aula. |
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