Uma proposta de indicadores de desempenho para a educação superior brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1966 |
Resumo: | Este artigo propõe indicadores em nível de sistema para avaliar o desempenho da educação superior brasileira tendo em vista o desenvolvimento social e o crescimento econômico do país. Inicialmente, são apresentados alguns dos principais sistemas de indicadores internacionais de avaliação da educação superior, tais como os da Unesco e da OCDE. A seguir, é realizada uma análise do contexto socioeconômico brasileiro com base em índices utilizados em nível mundial, tais como IDH, GINI, PIB e taxas de atendimento educacionais. Por fim, se desenvolve uma proposta de sistema de indicadores estruturados de forma a avaliar o desempenho da educação superior em relação à desigualdade social, carência de capital humano qualificado, falta de qualidade educacional e atraso tecnológico, ainda presentes no contexto nacional atual. |
id |
FCC-2_d6bf62149fbb7f19954ae33a75f76e12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1966 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma proposta de indicadores de desempenho para a educação superior brasileiraEnsino SuperiorAvaliação de DesempenhoDados EstatísticosAvaliação da EducaçãoEste artigo propõe indicadores em nível de sistema para avaliar o desempenho da educação superior brasileira tendo em vista o desenvolvimento social e o crescimento econômico do país. Inicialmente, são apresentados alguns dos principais sistemas de indicadores internacionais de avaliação da educação superior, tais como os da Unesco e da OCDE. A seguir, é realizada uma análise do contexto socioeconômico brasileiro com base em índices utilizados em nível mundial, tais como IDH, GINI, PIB e taxas de atendimento educacionais. Por fim, se desenvolve uma proposta de sistema de indicadores estruturados de forma a avaliar o desempenho da educação superior em relação à desigualdade social, carência de capital humano qualificado, falta de qualidade educacional e atraso tecnológico, ainda presentes no contexto nacional atual.Fundação Carlos Chagas2011-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/196610.18222/eae225020111966Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 50 (2011); 471-490Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 Núm. 50 (2011); 471-490Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 50 (2011); 471-490Estudos em Avaliação Educacional; V. 22 N. 50 (2011); 471-490Estudos em Avaliação Educacional; v. 22 n. 50 (2011); 471-4901984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1966/1942Bertolin, Júlio C. G.info:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:30:13Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1966Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:30:13Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma proposta de indicadores de desempenho para a educação superior brasileira |
title |
Uma proposta de indicadores de desempenho para a educação superior brasileira |
spellingShingle |
Uma proposta de indicadores de desempenho para a educação superior brasileira Bertolin, Júlio C. G. Ensino Superior Avaliação de Desempenho Dados Estatísticos Avaliação da Educação |
title_short |
Uma proposta de indicadores de desempenho para a educação superior brasileira |
title_full |
Uma proposta de indicadores de desempenho para a educação superior brasileira |
title_fullStr |
Uma proposta de indicadores de desempenho para a educação superior brasileira |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de indicadores de desempenho para a educação superior brasileira |
title_sort |
Uma proposta de indicadores de desempenho para a educação superior brasileira |
author |
Bertolin, Júlio C. G. |
author_facet |
Bertolin, Júlio C. G. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bertolin, Júlio C. G. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Superior Avaliação de Desempenho Dados Estatísticos Avaliação da Educação |
topic |
Ensino Superior Avaliação de Desempenho Dados Estatísticos Avaliação da Educação |
description |
Este artigo propõe indicadores em nível de sistema para avaliar o desempenho da educação superior brasileira tendo em vista o desenvolvimento social e o crescimento econômico do país. Inicialmente, são apresentados alguns dos principais sistemas de indicadores internacionais de avaliação da educação superior, tais como os da Unesco e da OCDE. A seguir, é realizada uma análise do contexto socioeconômico brasileiro com base em índices utilizados em nível mundial, tais como IDH, GINI, PIB e taxas de atendimento educacionais. Por fim, se desenvolve uma proposta de sistema de indicadores estruturados de forma a avaliar o desempenho da educação superior em relação à desigualdade social, carência de capital humano qualificado, falta de qualidade educacional e atraso tecnológico, ainda presentes no contexto nacional atual. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1966 10.18222/eae225020111966 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1966 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae225020111966 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1966/1942 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 50 (2011); 471-490 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 Núm. 50 (2011); 471-490 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 50 (2011); 471-490 Estudos em Avaliação Educacional; V. 22 N. 50 (2011); 471-490 Estudos em Avaliação Educacional; v. 22 n. 50 (2011); 471-490 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332419829628928 |