Perspectivas teóricas e metodológicas da pesquisa em política educacional na atualidade.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2041 |
Resumo: | O texto analisa as tendências de abordagem mais frequentes nos estudos acadêmicos sobre políticas educacionais no campo da educação no Brasil e examina a tensão entre políticas universais versus compensatórias; igualdade versus equidade. Discute a abordagem das políticas públicas baseada na análise de sua trajetória, como a do ciclo de políticas, utilizada por cientistas brasileiros. Refere-se também à proposta de estudo do ciclo de políticas educacionais, feita por Stephen Ball, que conclui pela necessidade de contemplar a um tempo as políticas da igualdade, reivindicadas pelos neomarxistas, e as políticas da diversidade, reclamadas pelos pós-estruturalistas. |
id |
FCC-2_dc18ff9a7568f3793546e2f8235f161c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2041 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Perspectivas teóricas e metodológicas da pesquisa em política educacional na atualidade.Políticas EducacionaisPolíticas PúblicasEducaçãoPesquisaO texto analisa as tendências de abordagem mais frequentes nos estudos acadêmicos sobre políticas educacionais no campo da educação no Brasil e examina a tensão entre políticas universais versus compensatórias; igualdade versus equidade. Discute a abordagem das políticas públicas baseada na análise de sua trajetória, como a do ciclo de políticas, utilizada por cientistas brasileiros. Refere-se também à proposta de estudo do ciclo de políticas educacionais, feita por Stephen Ball, que conclui pela necessidade de contemplar a um tempo as políticas da igualdade, reivindicadas pelos neomarxistas, e as políticas da diversidade, reclamadas pelos pós-estruturalistas.Fundação Carlos Chagas2009-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/204110.18222/eae204420092041Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 44 (2009); 493-507Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 Núm. 44 (2009); 493-507Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 44 (2009); 493-507Estudos em Avaliação Educacional; V. 20 N. 44 (2009); 493-507Estudos em Avaliação Educacional; v. 20 n. 44 (2009); 493-5071984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2041/2000Barretto, Elba Siqueira de Sáinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:09:16Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2041Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:09:16Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perspectivas teóricas e metodológicas da pesquisa em política educacional na atualidade. |
title |
Perspectivas teóricas e metodológicas da pesquisa em política educacional na atualidade. |
spellingShingle |
Perspectivas teóricas e metodológicas da pesquisa em política educacional na atualidade. Barretto, Elba Siqueira de Sá Políticas Educacionais Políticas Públicas Educação Pesquisa |
title_short |
Perspectivas teóricas e metodológicas da pesquisa em política educacional na atualidade. |
title_full |
Perspectivas teóricas e metodológicas da pesquisa em política educacional na atualidade. |
title_fullStr |
Perspectivas teóricas e metodológicas da pesquisa em política educacional na atualidade. |
title_full_unstemmed |
Perspectivas teóricas e metodológicas da pesquisa em política educacional na atualidade. |
title_sort |
Perspectivas teóricas e metodológicas da pesquisa em política educacional na atualidade. |
author |
Barretto, Elba Siqueira de Sá |
author_facet |
Barretto, Elba Siqueira de Sá |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barretto, Elba Siqueira de Sá |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas Educacionais Políticas Públicas Educação Pesquisa |
topic |
Políticas Educacionais Políticas Públicas Educação Pesquisa |
description |
O texto analisa as tendências de abordagem mais frequentes nos estudos acadêmicos sobre políticas educacionais no campo da educação no Brasil e examina a tensão entre políticas universais versus compensatórias; igualdade versus equidade. Discute a abordagem das políticas públicas baseada na análise de sua trajetória, como a do ciclo de políticas, utilizada por cientistas brasileiros. Refere-se também à proposta de estudo do ciclo de políticas educacionais, feita por Stephen Ball, que conclui pela necessidade de contemplar a um tempo as políticas da igualdade, reivindicadas pelos neomarxistas, e as políticas da diversidade, reclamadas pelos pós-estruturalistas. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2041 10.18222/eae204420092041 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2041 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae204420092041 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2041/2000 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 44 (2009); 493-507 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 Núm. 44 (2009); 493-507 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 44 (2009); 493-507 Estudos em Avaliação Educacional; V. 20 N. 44 (2009); 493-507 Estudos em Avaliação Educacional; v. 20 n. 44 (2009); 493-507 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332420203970560 |