Perspectivas teóricas e metodológicas da pesquisa em política educacional na atualidade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barretto, Elba Siqueira de Sá
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2041
Resumo: O texto analisa as tendências de abordagem mais frequentes nos estudos acadêmicos sobre políticas educacionais no campo da educação no Brasil e examina a tensão entre políticas universais versus compensatórias; igualdade versus equidade. Discute a abordagem das políticas públicas baseada na análise de sua trajetória, como a do ciclo de políticas, utilizada por cientistas brasileiros. Refere-se também à proposta de estudo do ciclo de políticas educacionais, feita por Stephen Ball, que conclui pela necessidade de contemplar a um tempo as políticas da igualdade, reivindicadas pelos neomarxistas, e as políticas da diversidade, reclamadas pelos pós-estruturalistas.
id FCC-2_dc18ff9a7568f3793546e2f8235f161c
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2041
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Perspectivas teóricas e metodológicas da pesquisa em política educacional na atualidade.Políticas EducacionaisPolíticas PúblicasEducaçãoPesquisaO texto analisa as tendências de abordagem mais frequentes nos estudos acadêmicos sobre políticas educacionais no campo da educação no Brasil e examina a tensão entre políticas universais versus compensatórias; igualdade versus equidade. Discute a abordagem das políticas públicas baseada na análise de sua trajetória, como a do ciclo de políticas, utilizada por cientistas brasileiros. Refere-se também à proposta de estudo do ciclo de políticas educacionais, feita por Stephen Ball, que conclui pela necessidade de contemplar a um tempo as políticas da igualdade, reivindicadas pelos neomarxistas, e as políticas da diversidade, reclamadas pelos pós-estruturalistas.Fundação Carlos Chagas2009-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/204110.18222/eae204420092041Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 44 (2009); 493-507Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 Núm. 44 (2009); 493-507Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 44 (2009); 493-507Estudos em Avaliação Educacional; V. 20 N. 44 (2009); 493-507Estudos em Avaliação Educacional; v. 20 n. 44 (2009); 493-5071984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2041/2000Barretto, Elba Siqueira de Sáinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:09:16Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2041Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:09:16Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Perspectivas teóricas e metodológicas da pesquisa em política educacional na atualidade.
title Perspectivas teóricas e metodológicas da pesquisa em política educacional na atualidade.
spellingShingle Perspectivas teóricas e metodológicas da pesquisa em política educacional na atualidade.
Barretto, Elba Siqueira de Sá
Políticas Educacionais
Políticas Públicas
Educação
Pesquisa
title_short Perspectivas teóricas e metodológicas da pesquisa em política educacional na atualidade.
title_full Perspectivas teóricas e metodológicas da pesquisa em política educacional na atualidade.
title_fullStr Perspectivas teóricas e metodológicas da pesquisa em política educacional na atualidade.
title_full_unstemmed Perspectivas teóricas e metodológicas da pesquisa em política educacional na atualidade.
title_sort Perspectivas teóricas e metodológicas da pesquisa em política educacional na atualidade.
author Barretto, Elba Siqueira de Sá
author_facet Barretto, Elba Siqueira de Sá
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barretto, Elba Siqueira de Sá
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas Educacionais
Políticas Públicas
Educação
Pesquisa
topic Políticas Educacionais
Políticas Públicas
Educação
Pesquisa
description O texto analisa as tendências de abordagem mais frequentes nos estudos acadêmicos sobre políticas educacionais no campo da educação no Brasil e examina a tensão entre políticas universais versus compensatórias; igualdade versus equidade. Discute a abordagem das políticas públicas baseada na análise de sua trajetória, como a do ciclo de políticas, utilizada por cientistas brasileiros. Refere-se também à proposta de estudo do ciclo de políticas educacionais, feita por Stephen Ball, que conclui pela necessidade de contemplar a um tempo as políticas da igualdade, reivindicadas pelos neomarxistas, e as políticas da diversidade, reclamadas pelos pós-estruturalistas.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2041
10.18222/eae204420092041
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2041
identifier_str_mv 10.18222/eae204420092041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2041/2000
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 44 (2009); 493-507
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 Núm. 44 (2009); 493-507
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 44 (2009); 493-507
Estudos em Avaliação Educacional; V. 20 N. 44 (2009); 493-507
Estudos em Avaliação Educacional; v. 20 n. 44 (2009); 493-507
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332420203970560