Monitoramento da educação infantil pública: possibilidades e conteúdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bhering, Eliana
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Abuchaim, Beatriz de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2875
Resumo: Este artigo apresenta a primeira etapa do processo de construçãode um sistema de monitoramento para uma rede pública deeducação infantil (EI) do município do Rio de Janeiro. Partindode concepções teóricas a respeito de avaliação e monitoramento,foram avaliadas 149 unidades escolares. A coleta de dadosseguiu o modelo das escalas de avaliação de ambientes e a análisefoi realizada de acordo com a Teoria Clássica das Medidas.O objetivo centrou-se em extrair aspectos relevantes para omonitoramento das políticas da EI do município em questão. Aanálise dos dados incluiu também a compilação de informaçõesde diferentes fontes sobre o funcionamento da rede municipal.Foram identificadas sete dimensões para a composição domonitoramento das políticas e práticas educativas, além deaspectos que podem contribuir para a melhoria do atendimentonas unidades de ensino de EI
id FCC-2_dc5b1812ff7e20d74b11b71c1d031f61
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2875
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Monitoramento da educação infantil pública: possibilidades e conteúdosEducação InfantilPolíticas PúblicasMonitoramentoAvaliaçãoEste artigo apresenta a primeira etapa do processo de construçãode um sistema de monitoramento para uma rede pública deeducação infantil (EI) do município do Rio de Janeiro. Partindode concepções teóricas a respeito de avaliação e monitoramento,foram avaliadas 149 unidades escolares. A coleta de dadosseguiu o modelo das escalas de avaliação de ambientes e a análisefoi realizada de acordo com a Teoria Clássica das Medidas.O objetivo centrou-se em extrair aspectos relevantes para omonitoramento das políticas da EI do município em questão. Aanálise dos dados incluiu também a compilação de informaçõesde diferentes fontes sobre o funcionamento da rede municipal.Foram identificadas sete dimensões para a composição domonitoramento das políticas e práticas educativas, além deaspectos que podem contribuir para a melhoria do atendimentonas unidades de ensino de EIFundação Carlos Chagas2014-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/287510.18222/eae255820142875Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 58: maio/ago. 2014; 74-99Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 Núm. 58: maio/ago. 2014; 74-99Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 58: maio/ago. 2014; 74-99Estudos em Avaliação Educacional; V. 25 N. 58: maio/ago. 2014; 74-99Estudos em Avaliação Educacional; v. 25 n. 58: maio/ago. 2014; 74-991984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2875/2770Bhering, ElianaAbuchaim, Beatriz de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-06T21:17:41Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2875Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2023-10-06T21:17:41Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Monitoramento da educação infantil pública: possibilidades e conteúdos
title Monitoramento da educação infantil pública: possibilidades e conteúdos
spellingShingle Monitoramento da educação infantil pública: possibilidades e conteúdos
Bhering, Eliana
Educação Infantil
Políticas Públicas
Monitoramento
Avaliação
title_short Monitoramento da educação infantil pública: possibilidades e conteúdos
title_full Monitoramento da educação infantil pública: possibilidades e conteúdos
title_fullStr Monitoramento da educação infantil pública: possibilidades e conteúdos
title_full_unstemmed Monitoramento da educação infantil pública: possibilidades e conteúdos
title_sort Monitoramento da educação infantil pública: possibilidades e conteúdos
author Bhering, Eliana
author_facet Bhering, Eliana
Abuchaim, Beatriz de Oliveira
author_role author
author2 Abuchaim, Beatriz de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bhering, Eliana
Abuchaim, Beatriz de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Políticas Públicas
Monitoramento
Avaliação
topic Educação Infantil
Políticas Públicas
Monitoramento
Avaliação
description Este artigo apresenta a primeira etapa do processo de construçãode um sistema de monitoramento para uma rede pública deeducação infantil (EI) do município do Rio de Janeiro. Partindode concepções teóricas a respeito de avaliação e monitoramento,foram avaliadas 149 unidades escolares. A coleta de dadosseguiu o modelo das escalas de avaliação de ambientes e a análisefoi realizada de acordo com a Teoria Clássica das Medidas.O objetivo centrou-se em extrair aspectos relevantes para omonitoramento das políticas da EI do município em questão. Aanálise dos dados incluiu também a compilação de informaçõesde diferentes fontes sobre o funcionamento da rede municipal.Foram identificadas sete dimensões para a composição domonitoramento das políticas e práticas educativas, além deaspectos que podem contribuir para a melhoria do atendimentonas unidades de ensino de EI
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2875
10.18222/eae255820142875
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2875
identifier_str_mv 10.18222/eae255820142875
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2875/2770
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 58: maio/ago. 2014; 74-99
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 Núm. 58: maio/ago. 2014; 74-99
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 58: maio/ago. 2014; 74-99
Estudos em Avaliação Educacional; V. 25 N. 58: maio/ago. 2014; 74-99
Estudos em Avaliação Educacional; v. 25 n. 58: maio/ago. 2014; 74-99
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332421956141056