TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ORIENTADA A EDUCAÇÃO SUPERIOR: USO ESTRATÉGICO DO BPM NO ENADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131891 |
Resumo: | A tecnologia da informação se tornou um dos fatores mais importantes para as empresas, pois possibilita a gestão da informação organizacional, aumenta o controle e agiliza processos. Acredita-se que os benefícios do Business Process Management (BPM) aliados ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) contribuam com a evolução das Instituições de Ensino Superior, promovam a consolidação de parcerias estratégicas, liderança de custo, produtos diferenciados e inovação. Tem-se como objetivo prover subsídios para que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) tenham um direcionamento estratégico dentro da Educação Superior, abordará também um conjunto de informações relacionadas à elaboração do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE, bem como estabelecerá elos de esclarecimento a respeito da avaliação das Instituições de Ensino Superior e dos estudantes. Caracterizando, dessa forma, a finalidade das avaliações, apresentando conceitos, teorias e práticas inerentes ao processo de avaliação que o Ministério da Educação – MEC dispõe para avaliar os estudantes da Educação Superior. |
id |
UFSC_b726658e2026478e43e50b9798bc3679 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131891 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ORIENTADA A EDUCAÇÃO SUPERIOR: USO ESTRATÉGICO DO BPM NO ENADEEnsino Superior. BPM. ENADE.A tecnologia da informação se tornou um dos fatores mais importantes para as empresas, pois possibilita a gestão da informação organizacional, aumenta o controle e agiliza processos. Acredita-se que os benefícios do Business Process Management (BPM) aliados ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) contribuam com a evolução das Instituições de Ensino Superior, promovam a consolidação de parcerias estratégicas, liderança de custo, produtos diferenciados e inovação. Tem-se como objetivo prover subsídios para que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) tenham um direcionamento estratégico dentro da Educação Superior, abordará também um conjunto de informações relacionadas à elaboração do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE, bem como estabelecerá elos de esclarecimento a respeito da avaliação das Instituições de Ensino Superior e dos estudantes. Caracterizando, dessa forma, a finalidade das avaliações, apresentando conceitos, teorias e práticas inerentes ao processo de avaliação que o Ministério da Educação – MEC dispõe para avaliar os estudantes da Educação Superior.INPEAU2015-04-10T12:14:22Z2015-04-10T12:14:22Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131891Cardoso, Antônio Carlos Sanchesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-10T12:14:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131891Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-10T12:14:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ORIENTADA A EDUCAÇÃO SUPERIOR: USO ESTRATÉGICO DO BPM NO ENADE |
title |
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ORIENTADA A EDUCAÇÃO SUPERIOR: USO ESTRATÉGICO DO BPM NO ENADE |
spellingShingle |
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ORIENTADA A EDUCAÇÃO SUPERIOR: USO ESTRATÉGICO DO BPM NO ENADE Cardoso, Antônio Carlos Sanches Ensino Superior. BPM. ENADE. |
title_short |
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ORIENTADA A EDUCAÇÃO SUPERIOR: USO ESTRATÉGICO DO BPM NO ENADE |
title_full |
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ORIENTADA A EDUCAÇÃO SUPERIOR: USO ESTRATÉGICO DO BPM NO ENADE |
title_fullStr |
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ORIENTADA A EDUCAÇÃO SUPERIOR: USO ESTRATÉGICO DO BPM NO ENADE |
title_full_unstemmed |
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ORIENTADA A EDUCAÇÃO SUPERIOR: USO ESTRATÉGICO DO BPM NO ENADE |
title_sort |
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ORIENTADA A EDUCAÇÃO SUPERIOR: USO ESTRATÉGICO DO BPM NO ENADE |
author |
Cardoso, Antônio Carlos Sanches |
author_facet |
Cardoso, Antônio Carlos Sanches |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Antônio Carlos Sanches |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Superior. BPM. ENADE. |
topic |
Ensino Superior. BPM. ENADE. |
description |
A tecnologia da informação se tornou um dos fatores mais importantes para as empresas, pois possibilita a gestão da informação organizacional, aumenta o controle e agiliza processos. Acredita-se que os benefícios do Business Process Management (BPM) aliados ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) contribuam com a evolução das Instituições de Ensino Superior, promovam a consolidação de parcerias estratégicas, liderança de custo, produtos diferenciados e inovação. Tem-se como objetivo prover subsídios para que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) tenham um direcionamento estratégico dentro da Educação Superior, abordará também um conjunto de informações relacionadas à elaboração do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE, bem como estabelecerá elos de esclarecimento a respeito da avaliação das Instituições de Ensino Superior e dos estudantes. Caracterizando, dessa forma, a finalidade das avaliações, apresentando conceitos, teorias e práticas inerentes ao processo de avaliação que o Ministério da Educação – MEC dispõe para avaliar os estudantes da Educação Superior. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-05 2015-04-10T12:14:22Z 2015-04-10T12:14:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-00-4 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131891 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-00-4 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131891 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651883486642176 |