Construção de um corpus de escrita infantil com itens de avaliações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Gladys
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Martins, Raquel Fontes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1949
Resumo: Este trabalho trata de uma pesquisa que propõe a construção de um corpus de escrita infantil, composto de dados da Avaliação Diagnóstica da Alfabetização no Estado do Espírito Santo - Paebes Alfa. Trata-se de uma avaliação sistêmica e em larga escala, da avaliação na área de alfabetização, leitura e escrita, de caráter longitudinal, aplicada a alunos dos três primeiros anos do ensino fundamental, em duas edições por ano (avaliações de Entrada e Saída), ao longo do período de 2008-2011. Os dados que comporão o corpus citado se referem às aplicações de 2010 e 2011. Também, esses dados são relativos a quatro tipos de itens de escrita do Paebes Alfa, os quais focalizam habilidades de uso da página; escrita de palavras; escrita de frases; escrita de textos. Essa pesquisa pretende contribuir, de forma significativa, para a compreensão do papel de itens de escrita em avaliações externas à escola, bem como para um maior entendimento sobre o processo de aquisição da escrita. Por meio da construção do corpus, poderão ser investigados aspectos dessa aquisição, como os percursos empreendidos pelos alunos em relação à escrita de palavras e o domínio de habilidades de uso da página.
id FCC-2_e3e509e0eaebb9d74079626a6b8956bc
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1949
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Construção de um corpus de escrita infantil com itens de avaliaçõesAvaliação da AprendizagemAlfabetizaçãoEscritaPaebes AlfaEste trabalho trata de uma pesquisa que propõe a construção de um corpus de escrita infantil, composto de dados da Avaliação Diagnóstica da Alfabetização no Estado do Espírito Santo - Paebes Alfa. Trata-se de uma avaliação sistêmica e em larga escala, da avaliação na área de alfabetização, leitura e escrita, de caráter longitudinal, aplicada a alunos dos três primeiros anos do ensino fundamental, em duas edições por ano (avaliações de Entrada e Saída), ao longo do período de 2008-2011. Os dados que comporão o corpus citado se referem às aplicações de 2010 e 2011. Também, esses dados são relativos a quatro tipos de itens de escrita do Paebes Alfa, os quais focalizam habilidades de uso da página; escrita de palavras; escrita de frases; escrita de textos. Essa pesquisa pretende contribuir, de forma significativa, para a compreensão do papel de itens de escrita em avaliações externas à escola, bem como para um maior entendimento sobre o processo de aquisição da escrita. Por meio da construção do corpus, poderão ser investigados aspectos dessa aquisição, como os percursos empreendidos pelos alunos em relação à escrita de palavras e o domínio de habilidades de uso da página.Fundação Carlos Chagas2012-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/194910.18222/eae235120121949Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 51 (2012); 82-100Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 51 (2012); 82-100Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 51 (2012); 82-100Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 51 (2012); 82-100Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 51 (2012); 82-1001984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1949/1929Rocha, GladysMartins, Raquel Fontesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:31:37Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1949Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:31:37Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção de um corpus de escrita infantil com itens de avaliações
title Construção de um corpus de escrita infantil com itens de avaliações
spellingShingle Construção de um corpus de escrita infantil com itens de avaliações
Rocha, Gladys
Avaliação da Aprendizagem
Alfabetização
Escrita
Paebes Alfa
title_short Construção de um corpus de escrita infantil com itens de avaliações
title_full Construção de um corpus de escrita infantil com itens de avaliações
title_fullStr Construção de um corpus de escrita infantil com itens de avaliações
title_full_unstemmed Construção de um corpus de escrita infantil com itens de avaliações
title_sort Construção de um corpus de escrita infantil com itens de avaliações
author Rocha, Gladys
author_facet Rocha, Gladys
Martins, Raquel Fontes
author_role author
author2 Martins, Raquel Fontes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Gladys
Martins, Raquel Fontes
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da Aprendizagem
Alfabetização
Escrita
Paebes Alfa
topic Avaliação da Aprendizagem
Alfabetização
Escrita
Paebes Alfa
description Este trabalho trata de uma pesquisa que propõe a construção de um corpus de escrita infantil, composto de dados da Avaliação Diagnóstica da Alfabetização no Estado do Espírito Santo - Paebes Alfa. Trata-se de uma avaliação sistêmica e em larga escala, da avaliação na área de alfabetização, leitura e escrita, de caráter longitudinal, aplicada a alunos dos três primeiros anos do ensino fundamental, em duas edições por ano (avaliações de Entrada e Saída), ao longo do período de 2008-2011. Os dados que comporão o corpus citado se referem às aplicações de 2010 e 2011. Também, esses dados são relativos a quatro tipos de itens de escrita do Paebes Alfa, os quais focalizam habilidades de uso da página; escrita de palavras; escrita de frases; escrita de textos. Essa pesquisa pretende contribuir, de forma significativa, para a compreensão do papel de itens de escrita em avaliações externas à escola, bem como para um maior entendimento sobre o processo de aquisição da escrita. Por meio da construção do corpus, poderão ser investigados aspectos dessa aquisição, como os percursos empreendidos pelos alunos em relação à escrita de palavras e o domínio de habilidades de uso da página.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1949
10.18222/eae235120121949
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1949
identifier_str_mv 10.18222/eae235120121949
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1949/1929
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 51 (2012); 82-100
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 51 (2012); 82-100
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 51 (2012); 82-100
Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 51 (2012); 82-100
Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 51 (2012); 82-100
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332419810754560