Construção de um corpus de escrita infantil com itens de avaliações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1949 |
Resumo: | Este trabalho trata de uma pesquisa que propõe a construção de um corpus de escrita infantil, composto de dados da Avaliação Diagnóstica da Alfabetização no Estado do Espírito Santo - Paebes Alfa. Trata-se de uma avaliação sistêmica e em larga escala, da avaliação na área de alfabetização, leitura e escrita, de caráter longitudinal, aplicada a alunos dos três primeiros anos do ensino fundamental, em duas edições por ano (avaliações de Entrada e Saída), ao longo do período de 2008-2011. Os dados que comporão o corpus citado se referem às aplicações de 2010 e 2011. Também, esses dados são relativos a quatro tipos de itens de escrita do Paebes Alfa, os quais focalizam habilidades de uso da página; escrita de palavras; escrita de frases; escrita de textos. Essa pesquisa pretende contribuir, de forma significativa, para a compreensão do papel de itens de escrita em avaliações externas à escola, bem como para um maior entendimento sobre o processo de aquisição da escrita. Por meio da construção do corpus, poderão ser investigados aspectos dessa aquisição, como os percursos empreendidos pelos alunos em relação à escrita de palavras e o domínio de habilidades de uso da página. |
id |
FCC-2_e3e509e0eaebb9d74079626a6b8956bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1949 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Construção de um corpus de escrita infantil com itens de avaliaçõesAvaliação da AprendizagemAlfabetizaçãoEscritaPaebes AlfaEste trabalho trata de uma pesquisa que propõe a construção de um corpus de escrita infantil, composto de dados da Avaliação Diagnóstica da Alfabetização no Estado do Espírito Santo - Paebes Alfa. Trata-se de uma avaliação sistêmica e em larga escala, da avaliação na área de alfabetização, leitura e escrita, de caráter longitudinal, aplicada a alunos dos três primeiros anos do ensino fundamental, em duas edições por ano (avaliações de Entrada e Saída), ao longo do período de 2008-2011. Os dados que comporão o corpus citado se referem às aplicações de 2010 e 2011. Também, esses dados são relativos a quatro tipos de itens de escrita do Paebes Alfa, os quais focalizam habilidades de uso da página; escrita de palavras; escrita de frases; escrita de textos. Essa pesquisa pretende contribuir, de forma significativa, para a compreensão do papel de itens de escrita em avaliações externas à escola, bem como para um maior entendimento sobre o processo de aquisição da escrita. Por meio da construção do corpus, poderão ser investigados aspectos dessa aquisição, como os percursos empreendidos pelos alunos em relação à escrita de palavras e o domínio de habilidades de uso da página.Fundação Carlos Chagas2012-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/194910.18222/eae235120121949Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 51 (2012); 82-100Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 51 (2012); 82-100Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 51 (2012); 82-100Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 51 (2012); 82-100Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 51 (2012); 82-1001984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1949/1929Rocha, GladysMartins, Raquel Fontesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:31:37Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1949Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:31:37Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção de um corpus de escrita infantil com itens de avaliações |
title |
Construção de um corpus de escrita infantil com itens de avaliações |
spellingShingle |
Construção de um corpus de escrita infantil com itens de avaliações Rocha, Gladys Avaliação da Aprendizagem Alfabetização Escrita Paebes Alfa |
title_short |
Construção de um corpus de escrita infantil com itens de avaliações |
title_full |
Construção de um corpus de escrita infantil com itens de avaliações |
title_fullStr |
Construção de um corpus de escrita infantil com itens de avaliações |
title_full_unstemmed |
Construção de um corpus de escrita infantil com itens de avaliações |
title_sort |
Construção de um corpus de escrita infantil com itens de avaliações |
author |
Rocha, Gladys |
author_facet |
Rocha, Gladys Martins, Raquel Fontes |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Raquel Fontes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Gladys Martins, Raquel Fontes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação da Aprendizagem Alfabetização Escrita Paebes Alfa |
topic |
Avaliação da Aprendizagem Alfabetização Escrita Paebes Alfa |
description |
Este trabalho trata de uma pesquisa que propõe a construção de um corpus de escrita infantil, composto de dados da Avaliação Diagnóstica da Alfabetização no Estado do Espírito Santo - Paebes Alfa. Trata-se de uma avaliação sistêmica e em larga escala, da avaliação na área de alfabetização, leitura e escrita, de caráter longitudinal, aplicada a alunos dos três primeiros anos do ensino fundamental, em duas edições por ano (avaliações de Entrada e Saída), ao longo do período de 2008-2011. Os dados que comporão o corpus citado se referem às aplicações de 2010 e 2011. Também, esses dados são relativos a quatro tipos de itens de escrita do Paebes Alfa, os quais focalizam habilidades de uso da página; escrita de palavras; escrita de frases; escrita de textos. Essa pesquisa pretende contribuir, de forma significativa, para a compreensão do papel de itens de escrita em avaliações externas à escola, bem como para um maior entendimento sobre o processo de aquisição da escrita. Por meio da construção do corpus, poderão ser investigados aspectos dessa aquisição, como os percursos empreendidos pelos alunos em relação à escrita de palavras e o domínio de habilidades de uso da página. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1949 10.18222/eae235120121949 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1949 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae235120121949 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1949/1929 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 51 (2012); 82-100 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 51 (2012); 82-100 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 51 (2012); 82-100 Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 51 (2012); 82-100 Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 51 (2012); 82-100 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332419810754560 |