A avaliação em educação a distância é inovadora? Uma reflexão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1940 |
Resumo: | Na educação a distância (EaD), a avaliação precisa ainda enfrentar outros desafios, além daqueles normalmente encontrados no processo de ensino-aprendizagem, devido às características peculiares dessa modalidade. Neste trabalho, são comparados os instrumentos de avaliação utilizados na EaD com aqueles empregados na presencial, por meio de questionários distribuídos pelas redes sociais e por contatos pessoais. Foi feita uma breve revisão da literatura sobre avaliação educacional, educação a distância e avaliação na educação a distância. Observou-se que alguns instrumentos usados na área são inovadores, entretanto ainda é significativa a presença dos mais tradicionais. Grande parte dos pesquisados acredita que a avaliação na EaD contribui para o aprendizado significativo dos estudantes e que a obrigatoriedade da avaliação presencial prevista na lei brasileira colabora para dar maior credibilidade ao curso. |
id |
FCC-2_e5870127ad7895d86f51460bb4697f4e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1940 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
A avaliação em educação a distância é inovadora? Uma reflexãoEducação a DistânciaAvaliação da AprendizagemInstrumentos de AvaliaçãoNa educação a distância (EaD), a avaliação precisa ainda enfrentar outros desafios, além daqueles normalmente encontrados no processo de ensino-aprendizagem, devido às características peculiares dessa modalidade. Neste trabalho, são comparados os instrumentos de avaliação utilizados na EaD com aqueles empregados na presencial, por meio de questionários distribuídos pelas redes sociais e por contatos pessoais. Foi feita uma breve revisão da literatura sobre avaliação educacional, educação a distância e avaliação na educação a distância. Observou-se que alguns instrumentos usados na área são inovadores, entretanto ainda é significativa a presença dos mais tradicionais. Grande parte dos pesquisados acredita que a avaliação na EaD contribui para o aprendizado significativo dos estudantes e que a obrigatoriedade da avaliação presencial prevista na lei brasileira colabora para dar maior credibilidade ao curso.Fundação Carlos Chagas2012-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/194010.18222/eae235220121940Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 52 (2012); 274-299Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 52 (2012); 274-299Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 52 (2012); 274-299Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 52 (2012); 274-299Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 52 (2012); 274-2991984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1940/1923Nunes, Renata Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:32:40Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1940Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:32:40Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A avaliação em educação a distância é inovadora? Uma reflexão |
title |
A avaliação em educação a distância é inovadora? Uma reflexão |
spellingShingle |
A avaliação em educação a distância é inovadora? Uma reflexão Nunes, Renata Cristina Educação a Distância Avaliação da Aprendizagem Instrumentos de Avaliação |
title_short |
A avaliação em educação a distância é inovadora? Uma reflexão |
title_full |
A avaliação em educação a distância é inovadora? Uma reflexão |
title_fullStr |
A avaliação em educação a distância é inovadora? Uma reflexão |
title_full_unstemmed |
A avaliação em educação a distância é inovadora? Uma reflexão |
title_sort |
A avaliação em educação a distância é inovadora? Uma reflexão |
author |
Nunes, Renata Cristina |
author_facet |
Nunes, Renata Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Renata Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a Distância Avaliação da Aprendizagem Instrumentos de Avaliação |
topic |
Educação a Distância Avaliação da Aprendizagem Instrumentos de Avaliação |
description |
Na educação a distância (EaD), a avaliação precisa ainda enfrentar outros desafios, além daqueles normalmente encontrados no processo de ensino-aprendizagem, devido às características peculiares dessa modalidade. Neste trabalho, são comparados os instrumentos de avaliação utilizados na EaD com aqueles empregados na presencial, por meio de questionários distribuídos pelas redes sociais e por contatos pessoais. Foi feita uma breve revisão da literatura sobre avaliação educacional, educação a distância e avaliação na educação a distância. Observou-se que alguns instrumentos usados na área são inovadores, entretanto ainda é significativa a presença dos mais tradicionais. Grande parte dos pesquisados acredita que a avaliação na EaD contribui para o aprendizado significativo dos estudantes e que a obrigatoriedade da avaliação presencial prevista na lei brasileira colabora para dar maior credibilidade ao curso. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1940 10.18222/eae235220121940 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1940 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae235220121940 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1940/1923 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 52 (2012); 274-299 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 52 (2012); 274-299 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 52 (2012); 274-299 Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 52 (2012); 274-299 Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 52 (2012); 274-299 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332419803414528 |