A avaliação em educação a distância é inovadora? Uma reflexão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Renata Cristina
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1940
Resumo: Na educação a distância (EaD), a avaliação precisa ainda enfrentar outros desafios, além daqueles normalmente encontrados no processo de ensino-aprendizagem, devido às características peculiares dessa modalidade. Neste trabalho, são comparados os instrumentos de avaliação utilizados na EaD com aqueles empregados na presencial, por meio de questionários distribuídos pelas redes sociais e por contatos pessoais. Foi feita uma breve revisão da literatura sobre avaliação educacional, educação a distância e avaliação na educação a distância. Observou-se que alguns instrumentos usados na área são inovadores, entretanto ainda é significativa a presença dos mais tradicionais. Grande parte dos pesquisados acredita que a avaliação na EaD contribui para o aprendizado significativo dos estudantes e que a obrigatoriedade da avaliação presencial prevista na lei brasileira colabora para dar maior credibilidade ao curso.
id FCC-2_e5870127ad7895d86f51460bb4697f4e
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1940
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling A avaliação em educação a distância é inovadora? Uma reflexãoEducação a DistânciaAvaliação da AprendizagemInstrumentos de AvaliaçãoNa educação a distância (EaD), a avaliação precisa ainda enfrentar outros desafios, além daqueles normalmente encontrados no processo de ensino-aprendizagem, devido às características peculiares dessa modalidade. Neste trabalho, são comparados os instrumentos de avaliação utilizados na EaD com aqueles empregados na presencial, por meio de questionários distribuídos pelas redes sociais e por contatos pessoais. Foi feita uma breve revisão da literatura sobre avaliação educacional, educação a distância e avaliação na educação a distância. Observou-se que alguns instrumentos usados na área são inovadores, entretanto ainda é significativa a presença dos mais tradicionais. Grande parte dos pesquisados acredita que a avaliação na EaD contribui para o aprendizado significativo dos estudantes e que a obrigatoriedade da avaliação presencial prevista na lei brasileira colabora para dar maior credibilidade ao curso.Fundação Carlos Chagas2012-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/194010.18222/eae235220121940Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 52 (2012); 274-299Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 52 (2012); 274-299Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 52 (2012); 274-299Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 52 (2012); 274-299Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 52 (2012); 274-2991984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1940/1923Nunes, Renata Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:32:40Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1940Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:32:40Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv A avaliação em educação a distância é inovadora? Uma reflexão
title A avaliação em educação a distância é inovadora? Uma reflexão
spellingShingle A avaliação em educação a distância é inovadora? Uma reflexão
Nunes, Renata Cristina
Educação a Distância
Avaliação da Aprendizagem
Instrumentos de Avaliação
title_short A avaliação em educação a distância é inovadora? Uma reflexão
title_full A avaliação em educação a distância é inovadora? Uma reflexão
title_fullStr A avaliação em educação a distância é inovadora? Uma reflexão
title_full_unstemmed A avaliação em educação a distância é inovadora? Uma reflexão
title_sort A avaliação em educação a distância é inovadora? Uma reflexão
author Nunes, Renata Cristina
author_facet Nunes, Renata Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Renata Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância
Avaliação da Aprendizagem
Instrumentos de Avaliação
topic Educação a Distância
Avaliação da Aprendizagem
Instrumentos de Avaliação
description Na educação a distância (EaD), a avaliação precisa ainda enfrentar outros desafios, além daqueles normalmente encontrados no processo de ensino-aprendizagem, devido às características peculiares dessa modalidade. Neste trabalho, são comparados os instrumentos de avaliação utilizados na EaD com aqueles empregados na presencial, por meio de questionários distribuídos pelas redes sociais e por contatos pessoais. Foi feita uma breve revisão da literatura sobre avaliação educacional, educação a distância e avaliação na educação a distância. Observou-se que alguns instrumentos usados na área são inovadores, entretanto ainda é significativa a presença dos mais tradicionais. Grande parte dos pesquisados acredita que a avaliação na EaD contribui para o aprendizado significativo dos estudantes e que a obrigatoriedade da avaliação presencial prevista na lei brasileira colabora para dar maior credibilidade ao curso.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1940
10.18222/eae235220121940
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1940
identifier_str_mv 10.18222/eae235220121940
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1940/1923
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 52 (2012); 274-299
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 52 (2012); 274-299
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 52 (2012); 274-299
Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 52 (2012); 274-299
Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 52 (2012); 274-299
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332419803414528