EVOLUÇÃO QUALITATIVA DOS PROCESSOS AVALIATIVOS EM UM CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Both, Ivo José
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Haracemiv, Sonia Maria Chaves, Soek, Ana Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9120
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar a investigação da evolução qualitativa de processo normativo e instrumental da avaliação em um curso de pedagogia a distância de uma instituição privada. Trata-se de meta-avaliação das normas sobre a avaliação e dos instrumentos na avaliação dos estudantes. A metodologia de trabalho considerou analisar até que ponto as normas de avaliação, bem como os próprios instrumentos de avaliação utilizados contribuem na evolução gradativa do desempenho dos estudantes no período de 2004 a 2017. Principais resultados: elaboração de novos instrumentos de avaliação e reelaboração de outros permite visualizar a evolução na melhoria de desempenho de estudantes; normas orientadoras de avaliação facultam perceber evolução da aprendizagem.Palavras-chave: meta-avaliação; avaliação formativa; instrumentos de avaliação; pedagogia; educação a distância. Qualitative developments in the current evaluation process of distance pedagogyAbstractThe objective of this study is to investigate the qualitative evolution of the normative and instrumental process of the ongoing evaluation of pedagogy at a distance from a private institution. This is a meta-evaluation of the norms on evaluation and the instruments in the evaluation of the students. The work methodology considered the extent to which the evaluation standards as well as the evaluation instruments used contribute to the gradual evolution of student performance in the period from 2004 to 2017. Main expected results: development of new evaluation tools and re-elaboration of others allows visualizing evolution in student performance improvement; norms of evaluation make it possible to perceive the evolution of learning.Keywords: meta-evaluation; assessment tools; pedagogy; distance education. Evolución cualitativa del procedimiento evaluado en curso de pedagogía a distanciaResumen El trabajo tiene por objetivo investigar la evolución cualitativa de proceso normativo e instrumental de la evaluación en curso de pedagogía a distancia de institución privada. Se trata de la meta-evaluación de las normas sobre la evaluación y los instrumentos en la evaluación de los estudiantes. La metodología de trabajo consideró analizar hasta qué punto las normas de evaluación, así como los propios instrumentos de evaluación utilizados, contribuyen a la evolución gradual del rendimiento de los estudiantes en el período 2004 a 2017. Principales resultados previstos: elaboración de nuevos instrumentos de evaluación y reelaboración otros permiten visualizar evolución en la mejora de desempeño de estudiantes; las normas orientadoras de evaluación permiten percibir la evolución del aprendizaje.Palabras clave: meta-evaluación; instrumentos de evaluación; pedagogía; educación a distancia. 
id UFMA-5_e95e154c6aa7457854d81227b94bedf8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9120
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling EVOLUÇÃO QUALITATIVA DOS PROCESSOS AVALIATIVOS EM UM CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAMeta-avaliaçãoAvaliação formativaInstrumentos de avaliaçãoPedagogiaEducação a distânciaEducação a distanciaO presente trabalho tem por objetivo apresentar a investigação da evolução qualitativa de processo normativo e instrumental da avaliação em um curso de pedagogia a distância de uma instituição privada. Trata-se de meta-avaliação das normas sobre a avaliação e dos instrumentos na avaliação dos estudantes. A metodologia de trabalho considerou analisar até que ponto as normas de avaliação, bem como os próprios instrumentos de avaliação utilizados contribuem na evolução gradativa do desempenho dos estudantes no período de 2004 a 2017. Principais resultados: elaboração de novos instrumentos de avaliação e reelaboração de outros permite visualizar a evolução na melhoria de desempenho de estudantes; normas orientadoras de avaliação facultam perceber evolução da aprendizagem.Palavras-chave: meta-avaliação; avaliação formativa; instrumentos de avaliação; pedagogia; educação a distância. Qualitative developments in the current evaluation process of distance pedagogyAbstractThe objective of this study is to investigate the qualitative evolution of the normative and instrumental process of the ongoing evaluation of pedagogy at a distance from a private institution. This is a meta-evaluation of the norms on evaluation and the instruments in the evaluation of the students. The work methodology considered the extent to which the evaluation standards as well as the evaluation instruments used contribute to the gradual evolution of student performance in the period from 2004 to 2017. Main expected results: development of new evaluation tools and re-elaboration of others allows visualizing evolution in student performance improvement; norms of evaluation make it possible to perceive the evolution of learning.Keywords: meta-evaluation; assessment tools; pedagogy; distance education. Evolución cualitativa del procedimiento evaluado en curso de pedagogía a distanciaResumen El trabajo tiene por objetivo investigar la evolución cualitativa de proceso normativo e instrumental de la evaluación en curso de pedagogía a distancia de institución privada. Se trata de la meta-evaluación de las normas sobre la evaluación y los instrumentos en la evaluación de los estudiantes. La metodología de trabajo consideró analizar hasta qué punto las normas de evaluación, así como los propios instrumentos de evaluación utilizados, contribuyen a la evolución gradual del rendimiento de los estudiantes en el período 2004 a 2017. Principales resultados previstos: elaboración de nuevos instrumentos de evaluación y reelaboración otros permiten visualizar evolución en la mejora de desempeño de estudiantes; las normas orientadoras de evaluación permiten percibir la evolución del aprendizaje.Palabras clave: meta-evaluación; instrumentos de evaluación; pedagogía; educación a distancia. Universidade Federal do Maranhão2021-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/jpegapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/912010.18764/2178-2229v28n3.202140Cadernos de Pesquisa; v. 28, n. 3, jul./set. 2021; 105-1282178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9120/9637http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9120/10418http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9120/10441Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessBoth, Ivo JoséHaracemiv, Sonia Maria ChavesSoek, Ana Maria2021-12-10T01:39:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9120Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:57.431922Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv EVOLUÇÃO QUALITATIVA DOS PROCESSOS AVALIATIVOS EM UM CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title EVOLUÇÃO QUALITATIVA DOS PROCESSOS AVALIATIVOS EM UM CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
spellingShingle EVOLUÇÃO QUALITATIVA DOS PROCESSOS AVALIATIVOS EM UM CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Both, Ivo José
Meta-avaliação
Avaliação formativa
Instrumentos de avaliação
Pedagogia
Educação a distância
Educação a distancia
title_short EVOLUÇÃO QUALITATIVA DOS PROCESSOS AVALIATIVOS EM UM CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_full EVOLUÇÃO QUALITATIVA DOS PROCESSOS AVALIATIVOS EM UM CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_fullStr EVOLUÇÃO QUALITATIVA DOS PROCESSOS AVALIATIVOS EM UM CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_full_unstemmed EVOLUÇÃO QUALITATIVA DOS PROCESSOS AVALIATIVOS EM UM CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_sort EVOLUÇÃO QUALITATIVA DOS PROCESSOS AVALIATIVOS EM UM CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
author Both, Ivo José
author_facet Both, Ivo José
Haracemiv, Sonia Maria Chaves
Soek, Ana Maria
author_role author
author2 Haracemiv, Sonia Maria Chaves
Soek, Ana Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Both, Ivo José
Haracemiv, Sonia Maria Chaves
Soek, Ana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Meta-avaliação
Avaliação formativa
Instrumentos de avaliação
Pedagogia
Educação a distância
Educação a distancia
topic Meta-avaliação
Avaliação formativa
Instrumentos de avaliação
Pedagogia
Educação a distância
Educação a distancia
description O presente trabalho tem por objetivo apresentar a investigação da evolução qualitativa de processo normativo e instrumental da avaliação em um curso de pedagogia a distância de uma instituição privada. Trata-se de meta-avaliação das normas sobre a avaliação e dos instrumentos na avaliação dos estudantes. A metodologia de trabalho considerou analisar até que ponto as normas de avaliação, bem como os próprios instrumentos de avaliação utilizados contribuem na evolução gradativa do desempenho dos estudantes no período de 2004 a 2017. Principais resultados: elaboração de novos instrumentos de avaliação e reelaboração de outros permite visualizar a evolução na melhoria de desempenho de estudantes; normas orientadoras de avaliação facultam perceber evolução da aprendizagem.Palavras-chave: meta-avaliação; avaliação formativa; instrumentos de avaliação; pedagogia; educação a distância. Qualitative developments in the current evaluation process of distance pedagogyAbstractThe objective of this study is to investigate the qualitative evolution of the normative and instrumental process of the ongoing evaluation of pedagogy at a distance from a private institution. This is a meta-evaluation of the norms on evaluation and the instruments in the evaluation of the students. The work methodology considered the extent to which the evaluation standards as well as the evaluation instruments used contribute to the gradual evolution of student performance in the period from 2004 to 2017. Main expected results: development of new evaluation tools and re-elaboration of others allows visualizing evolution in student performance improvement; norms of evaluation make it possible to perceive the evolution of learning.Keywords: meta-evaluation; assessment tools; pedagogy; distance education. Evolución cualitativa del procedimiento evaluado en curso de pedagogía a distanciaResumen El trabajo tiene por objetivo investigar la evolución cualitativa de proceso normativo e instrumental de la evaluación en curso de pedagogía a distancia de institución privada. Se trata de la meta-evaluación de las normas sobre la evaluación y los instrumentos en la evaluación de los estudiantes. La metodología de trabajo consideró analizar hasta qué punto las normas de evaluación, así como los propios instrumentos de evaluación utilizados, contribuyen a la evolución gradual del rendimiento de los estudiantes en el período 2004 a 2017. Principales resultados previstos: elaboración de nuevos instrumentos de evaluación y reelaboración otros permiten visualizar evolución en la mejora de desempeño de estudiantes; las normas orientadoras de evaluación permiten percibir la evolución del aprendizaje.Palabras clave: meta-evaluación; instrumentos de evaluación; pedagogía; educación a distancia. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9120
10.18764/2178-2229v28n3.202140
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9120
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229v28n3.202140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9120/9637
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9120/10418
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9120/10441
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/jpeg
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 28, n. 3, jul./set. 2021; 105-128
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874879173951488