Saresp e progressão continuada: implicações na avaliação escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2459 |
Resumo: | Este artigo apresenta dados de pesquisa cujo objetivo foi identificar implicações do Saresp e da progressão continuada na avaliaçõa escolar. Para tanto, foi feito estudo de caráter qualitativo por meio da aplicação de questionários e da realização de entrevistas com professores coordenadores de escolas estaduais paulistas. Concluiu-se que ambas as medidas influenciam nas práticas avaliativas desenvolvidas na escola, mas enquanto há certa rejeição à progressão continuada, o que compromete o desenvolvimento da avaliação formativa, a aceitação do Saresp revela a tendeência de reiteração de concepções tradicionais, evidenciando a importância crescente da avaliação externa no trabalho escolar. |
id |
FCC-2_eb881a4631d7045ee49821b76c13c3ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2459 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Saresp e progressão continuada: implicações na avaliação escolarAvaliação da EducaçãoProgressão continuadaSARESPOrientação PedagógicaEste artigo apresenta dados de pesquisa cujo objetivo foi identificar implicações do Saresp e da progressão continuada na avaliaçõa escolar. Para tanto, foi feito estudo de caráter qualitativo por meio da aplicação de questionários e da realização de entrevistas com professores coordenadores de escolas estaduais paulistas. Concluiu-se que ambas as medidas influenciam nas práticas avaliativas desenvolvidas na escola, mas enquanto há certa rejeição à progressão continuada, o que compromete o desenvolvimento da avaliação formativa, a aceitação do Saresp revela a tendeência de reiteração de concepções tradicionais, evidenciando a importância crescente da avaliação externa no trabalho escolar.Fundação Carlos Chagas2010-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/245910.18222/eae214720102459Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 47 (2010); 473-488Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 Núm. 47 (2010); 473-488Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 47 (2010); 473-488Estudos em Avaliação Educacional; V. 21 N. 47 (2010); 473-488Estudos em Avaliação Educacional; v. 21 n. 47 (2010); 473-4881984-932X0103-683110.18222/eae.v21i47reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2459/2413Arcas, Paulo Henriqueinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:08:26Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2459Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:08:26Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saresp e progressão continuada: implicações na avaliação escolar |
title |
Saresp e progressão continuada: implicações na avaliação escolar |
spellingShingle |
Saresp e progressão continuada: implicações na avaliação escolar Arcas, Paulo Henrique Avaliação da Educação Progressão continuada SARESP Orientação Pedagógica |
title_short |
Saresp e progressão continuada: implicações na avaliação escolar |
title_full |
Saresp e progressão continuada: implicações na avaliação escolar |
title_fullStr |
Saresp e progressão continuada: implicações na avaliação escolar |
title_full_unstemmed |
Saresp e progressão continuada: implicações na avaliação escolar |
title_sort |
Saresp e progressão continuada: implicações na avaliação escolar |
author |
Arcas, Paulo Henrique |
author_facet |
Arcas, Paulo Henrique |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arcas, Paulo Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação da Educação Progressão continuada SARESP Orientação Pedagógica |
topic |
Avaliação da Educação Progressão continuada SARESP Orientação Pedagógica |
description |
Este artigo apresenta dados de pesquisa cujo objetivo foi identificar implicações do Saresp e da progressão continuada na avaliaçõa escolar. Para tanto, foi feito estudo de caráter qualitativo por meio da aplicação de questionários e da realização de entrevistas com professores coordenadores de escolas estaduais paulistas. Concluiu-se que ambas as medidas influenciam nas práticas avaliativas desenvolvidas na escola, mas enquanto há certa rejeição à progressão continuada, o que compromete o desenvolvimento da avaliação formativa, a aceitação do Saresp revela a tendeência de reiteração de concepções tradicionais, evidenciando a importância crescente da avaliação externa no trabalho escolar. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2459 10.18222/eae214720102459 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2459 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae214720102459 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2459/2413 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 47 (2010); 473-488 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 Núm. 47 (2010); 473-488 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 47 (2010); 473-488 Estudos em Avaliação Educacional; V. 21 N. 47 (2010); 473-488 Estudos em Avaliação Educacional; v. 21 n. 47 (2010); 473-488 1984-932X 0103-6831 10.18222/eae.v21i47 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332421489524736 |