Saresp e progressão continuada: implicações na avaliação escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arcas, Paulo Henrique
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2459
Resumo: Este artigo apresenta dados de pesquisa cujo objetivo foi identificar implicações do Saresp e da progressão continuada na avaliaçõa escolar. Para tanto, foi feito estudo de caráter qualitativo por meio da aplicação de questionários e da realização de entrevistas com professores coordenadores de escolas estaduais paulistas. Concluiu-se que ambas as medidas influenciam nas práticas avaliativas desenvolvidas na escola, mas enquanto há certa rejeição à progressão continuada, o que compromete o desenvolvimento da avaliação formativa, a aceitação do Saresp revela a tendeência de reiteração de concepções tradicionais, evidenciando a importância crescente da avaliação externa no trabalho escolar.
id FCC-2_eb881a4631d7045ee49821b76c13c3ce
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2459
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Saresp e progressão continuada: implicações na avaliação escolarAvaliação da EducaçãoProgressão continuadaSARESPOrientação PedagógicaEste artigo apresenta dados de pesquisa cujo objetivo foi identificar implicações do Saresp e da progressão continuada na avaliaçõa escolar. Para tanto, foi feito estudo de caráter qualitativo por meio da aplicação de questionários e da realização de entrevistas com professores coordenadores de escolas estaduais paulistas. Concluiu-se que ambas as medidas influenciam nas práticas avaliativas desenvolvidas na escola, mas enquanto há certa rejeição à progressão continuada, o que compromete o desenvolvimento da avaliação formativa, a aceitação do Saresp revela a tendeência de reiteração de concepções tradicionais, evidenciando a importância crescente da avaliação externa no trabalho escolar.Fundação Carlos Chagas2010-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/245910.18222/eae214720102459Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 47 (2010); 473-488Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 Núm. 47 (2010); 473-488Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 47 (2010); 473-488Estudos em Avaliação Educacional; V. 21 N. 47 (2010); 473-488Estudos em Avaliação Educacional; v. 21 n. 47 (2010); 473-4881984-932X0103-683110.18222/eae.v21i47reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2459/2413Arcas, Paulo Henriqueinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:08:26Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2459Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:08:26Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Saresp e progressão continuada: implicações na avaliação escolar
title Saresp e progressão continuada: implicações na avaliação escolar
spellingShingle Saresp e progressão continuada: implicações na avaliação escolar
Arcas, Paulo Henrique
Avaliação da Educação
Progressão continuada
SARESP
Orientação Pedagógica
title_short Saresp e progressão continuada: implicações na avaliação escolar
title_full Saresp e progressão continuada: implicações na avaliação escolar
title_fullStr Saresp e progressão continuada: implicações na avaliação escolar
title_full_unstemmed Saresp e progressão continuada: implicações na avaliação escolar
title_sort Saresp e progressão continuada: implicações na avaliação escolar
author Arcas, Paulo Henrique
author_facet Arcas, Paulo Henrique
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arcas, Paulo Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da Educação
Progressão continuada
SARESP
Orientação Pedagógica
topic Avaliação da Educação
Progressão continuada
SARESP
Orientação Pedagógica
description Este artigo apresenta dados de pesquisa cujo objetivo foi identificar implicações do Saresp e da progressão continuada na avaliaçõa escolar. Para tanto, foi feito estudo de caráter qualitativo por meio da aplicação de questionários e da realização de entrevistas com professores coordenadores de escolas estaduais paulistas. Concluiu-se que ambas as medidas influenciam nas práticas avaliativas desenvolvidas na escola, mas enquanto há certa rejeição à progressão continuada, o que compromete o desenvolvimento da avaliação formativa, a aceitação do Saresp revela a tendeência de reiteração de concepções tradicionais, evidenciando a importância crescente da avaliação externa no trabalho escolar.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2459
10.18222/eae214720102459
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2459
identifier_str_mv 10.18222/eae214720102459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2459/2413
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 47 (2010); 473-488
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 Núm. 47 (2010); 473-488
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 47 (2010); 473-488
Estudos em Avaliação Educacional; V. 21 N. 47 (2010); 473-488
Estudos em Avaliação Educacional; v. 21 n. 47 (2010); 473-488
1984-932X
0103-6831
10.18222/eae.v21i47
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332421489524736