Em busca de referencial teórico para construir um instrumento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
DOI: | 10.18222/eae02220002223 |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2223 |
Resumo: | A problemática da construção de um instrumento de medida educacional foi colocada pelo autor, que mostra a necessidade de um referencial teórico para a sua construção. A fim de dimensionar a sua problemática, o autor apresenta a caracterização do pensamento científico, discute a produção do conhecimento segundo diferentes visões, aponta o paradigma da complexidade, com base em Edgard Morin, estabelece algumas considerações sobre atitude científica, para, ao final, considerar a complexidade dos instrumentos de medida |
id |
FCC-2_ed30dcc5ce2033de9faf4168bf3ab4a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2223 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
spelling |
Em busca de referencial teórico para construir um instrumentoInstrumentos de MensuraçãoAvaliação da EducaçãoA problemática da construção de um instrumento de medida educacional foi colocada pelo autor, que mostra a necessidade de um referencial teórico para a sua construção. A fim de dimensionar a sua problemática, o autor apresenta a caracterização do pensamento científico, discute a produção do conhecimento segundo diferentes visões, aponta o paradigma da complexidade, com base em Edgard Morin, estabelece algumas considerações sobre atitude científica, para, ao final, considerar a complexidade dos instrumentos de medidaFundação Carlos Chagas2000-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/222310.18222/eae02220002223Estudos em Avaliação Educacional; No. 22 (2000); 189-202Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 22 (2000); 189-202Estudos em Avaliação Educacional; No. 22 (2000); 189-202Estudos em Avaliação Educacional; N. 22 (2000); 189-202Estudos em Avaliação Educacional; n. 22 (2000); 189-2021984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2223/2181Sayeg, Edsoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-26T14:15:30Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2223Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2016-02-26T14:15:30Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Em busca de referencial teórico para construir um instrumento |
title |
Em busca de referencial teórico para construir um instrumento |
spellingShingle |
Em busca de referencial teórico para construir um instrumento Em busca de referencial teórico para construir um instrumento Sayeg, Edson Instrumentos de Mensuração Avaliação da Educação Sayeg, Edson Instrumentos de Mensuração Avaliação da Educação |
title_short |
Em busca de referencial teórico para construir um instrumento |
title_full |
Em busca de referencial teórico para construir um instrumento |
title_fullStr |
Em busca de referencial teórico para construir um instrumento Em busca de referencial teórico para construir um instrumento |
title_full_unstemmed |
Em busca de referencial teórico para construir um instrumento Em busca de referencial teórico para construir um instrumento |
title_sort |
Em busca de referencial teórico para construir um instrumento |
author |
Sayeg, Edson |
author_facet |
Sayeg, Edson Sayeg, Edson |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sayeg, Edson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Instrumentos de Mensuração Avaliação da Educação |
topic |
Instrumentos de Mensuração Avaliação da Educação |
description |
A problemática da construção de um instrumento de medida educacional foi colocada pelo autor, que mostra a necessidade de um referencial teórico para a sua construção. A fim de dimensionar a sua problemática, o autor apresenta a caracterização do pensamento científico, discute a produção do conhecimento segundo diferentes visões, aponta o paradigma da complexidade, com base em Edgard Morin, estabelece algumas considerações sobre atitude científica, para, ao final, considerar a complexidade dos instrumentos de medida |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2223 10.18222/eae02220002223 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2223 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae02220002223 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2223/2181 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; No. 22 (2000); 189-202 Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 22 (2000); 189-202 Estudos em Avaliação Educacional; No. 22 (2000); 189-202 Estudos em Avaliação Educacional; N. 22 (2000); 189-202 Estudos em Avaliação Educacional; n. 22 (2000); 189-202 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1822181337017090048 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.18222/eae02220002223 |