Evolução do analfabetismo funcional no Brasil: 2001-2010

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Ana Lucia
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Huaira-Contreras, Carlos Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1932
Resumo: Neste artigo apresenta-se uma descrição da metodologia usada na construção do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) a partir de escalas de proficiência, assim como resultados importantes no que se refere à existência de relações significativas entre algumas características dos indivíduos e seus desempenhos. Em primeiro lugar, descrevem-se os principais conceitos desenvolvidos para a criação do indicador, bem como o aperfeiçoamento ao longo da década. Em segundo lugar, apresenta-se uma avaliação a respeito do instrumento medida utilizado para a obtenção das proficiências e posterior construção do Inaf, assim como as amostras trabalhadas durante os distintos anos. Finalmente, são apresentados os resultados de algumas análises realizadas que evidenciam como alguns atributos do indivíduo estão associados diretamente ao desempenho, e adicionalmente a análise de correspondência, usada para identificar atributos associados a certos grupos definidos a partir de intervalos de proficiências.
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