Grupos de apoio: duas experiências em cotidianos diversos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1982 |
Resumo: | Este artigo tem o objetivo de mostrar como as diversas ações desenvolvidas no grupo de apoio, por meio de duas experiências apresentadas por diretoras de escolas, propiciam um movimento de construção e reconstrução conjunta, colaborativa e reflexiva, permitindo, dessa forma, um novo olhar para a formação de professores em serviço, bem como para mudanças e transformações das práticas em cenário escolar. Para tanto, a formação de dois grupos de apoio é apresentada, sendo uma em uma escola pública e outra em uma escola particular. Nesses grupos, são vivenciadas discussões, sobre as ações pedagógicas desenvolvidas na escola, mediadas pela linguagem e outras ferramentas culturais construídas socialmente no ambiente escolar, que podem propiciar uma transformação nos sentidos e significados atribuídos à educação escolar, para que promovam uma melhoria na qualidade de ensino, de fato e não somente de direito. |
id |
FCC-2_ef4c876f0f083cee7299149a5ef9ed01 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1982 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Grupos de apoio: duas experiências em cotidianos diversosFormação de ProfessoresProcesso de Ensino-AprendizagemPrática de EnsinoQualidade do EnsinoEste artigo tem o objetivo de mostrar como as diversas ações desenvolvidas no grupo de apoio, por meio de duas experiências apresentadas por diretoras de escolas, propiciam um movimento de construção e reconstrução conjunta, colaborativa e reflexiva, permitindo, dessa forma, um novo olhar para a formação de professores em serviço, bem como para mudanças e transformações das práticas em cenário escolar. Para tanto, a formação de dois grupos de apoio é apresentada, sendo uma em uma escola pública e outra em uma escola particular. Nesses grupos, são vivenciadas discussões, sobre as ações pedagógicas desenvolvidas na escola, mediadas pela linguagem e outras ferramentas culturais construídas socialmente no ambiente escolar, que podem propiciar uma transformação nos sentidos e significados atribuídos à educação escolar, para que promovam uma melhoria na qualidade de ensino, de fato e não somente de direito.Fundação Carlos Chagas2011-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/198210.18222/eae224920111982Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 49 (2011); 387-400Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 Núm. 49 (2011); 387-400Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 49 (2011); 387-400Estudos em Avaliação Educacional; V. 22 N. 49 (2011); 387-400Estudos em Avaliação Educacional; v. 22 n. 49 (2011); 387-4001984-932X0103-683110.18222/eae.v22i49reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1982/1958Souza, Célia Magalhães dePinheiro, Sonia Regina Potenza Guimarãesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:29:24Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1982Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:29:24Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Grupos de apoio: duas experiências em cotidianos diversos |
title |
Grupos de apoio: duas experiências em cotidianos diversos |
spellingShingle |
Grupos de apoio: duas experiências em cotidianos diversos Souza, Célia Magalhães de Formação de Professores Processo de Ensino-Aprendizagem Prática de Ensino Qualidade do Ensino |
title_short |
Grupos de apoio: duas experiências em cotidianos diversos |
title_full |
Grupos de apoio: duas experiências em cotidianos diversos |
title_fullStr |
Grupos de apoio: duas experiências em cotidianos diversos |
title_full_unstemmed |
Grupos de apoio: duas experiências em cotidianos diversos |
title_sort |
Grupos de apoio: duas experiências em cotidianos diversos |
author |
Souza, Célia Magalhães de |
author_facet |
Souza, Célia Magalhães de Pinheiro, Sonia Regina Potenza Guimarães |
author_role |
author |
author2 |
Pinheiro, Sonia Regina Potenza Guimarães |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Célia Magalhães de Pinheiro, Sonia Regina Potenza Guimarães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores Processo de Ensino-Aprendizagem Prática de Ensino Qualidade do Ensino |
topic |
Formação de Professores Processo de Ensino-Aprendizagem Prática de Ensino Qualidade do Ensino |
description |
Este artigo tem o objetivo de mostrar como as diversas ações desenvolvidas no grupo de apoio, por meio de duas experiências apresentadas por diretoras de escolas, propiciam um movimento de construção e reconstrução conjunta, colaborativa e reflexiva, permitindo, dessa forma, um novo olhar para a formação de professores em serviço, bem como para mudanças e transformações das práticas em cenário escolar. Para tanto, a formação de dois grupos de apoio é apresentada, sendo uma em uma escola pública e outra em uma escola particular. Nesses grupos, são vivenciadas discussões, sobre as ações pedagógicas desenvolvidas na escola, mediadas pela linguagem e outras ferramentas culturais construídas socialmente no ambiente escolar, que podem propiciar uma transformação nos sentidos e significados atribuídos à educação escolar, para que promovam uma melhoria na qualidade de ensino, de fato e não somente de direito. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1982 10.18222/eae224920111982 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1982 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae224920111982 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1982/1958 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 49 (2011); 387-400 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 Núm. 49 (2011); 387-400 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 49 (2011); 387-400 Estudos em Avaliação Educacional; V. 22 N. 49 (2011); 387-400 Estudos em Avaliação Educacional; v. 22 n. 49 (2011); 387-400 1984-932X 0103-6831 10.18222/eae.v22i49 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332419851649024 |