Grupos de apoio: duas experiências em cotidianos diversos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Célia Magalhães de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Pinheiro, Sonia Regina Potenza Guimarães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1982
Resumo: Este artigo tem o objetivo de mostrar como as diversas ações desenvolvidas no grupo de apoio, por meio de duas experiências apresentadas por diretoras de escolas, propiciam um movimento de construção e reconstrução conjunta, colaborativa e reflexiva, permitindo, dessa forma, um novo olhar para a formação de professores em serviço, bem como para mudanças e transformações das práticas em cenário escolar. Para tanto, a formação de dois grupos de apoio é apresentada, sendo uma em uma escola pública e outra em uma escola particular. Nesses grupos, são vivenciadas discussões, sobre as ações pedagógicas desenvolvidas na escola, mediadas pela linguagem e outras ferramentas culturais construídas socialmente no ambiente escolar, que podem propiciar uma transformação nos sentidos e significados atribuídos à educação escolar, para que promovam uma melhoria na qualidade de ensino, de fato e não somente de direito.
id FCC-2_ef4c876f0f083cee7299149a5ef9ed01
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1982
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Grupos de apoio: duas experiências em cotidianos diversosFormação de ProfessoresProcesso de Ensino-AprendizagemPrática de EnsinoQualidade do EnsinoEste artigo tem o objetivo de mostrar como as diversas ações desenvolvidas no grupo de apoio, por meio de duas experiências apresentadas por diretoras de escolas, propiciam um movimento de construção e reconstrução conjunta, colaborativa e reflexiva, permitindo, dessa forma, um novo olhar para a formação de professores em serviço, bem como para mudanças e transformações das práticas em cenário escolar. Para tanto, a formação de dois grupos de apoio é apresentada, sendo uma em uma escola pública e outra em uma escola particular. Nesses grupos, são vivenciadas discussões, sobre as ações pedagógicas desenvolvidas na escola, mediadas pela linguagem e outras ferramentas culturais construídas socialmente no ambiente escolar, que podem propiciar uma transformação nos sentidos e significados atribuídos à educação escolar, para que promovam uma melhoria na qualidade de ensino, de fato e não somente de direito.Fundação Carlos Chagas2011-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/198210.18222/eae224920111982Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 49 (2011); 387-400Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 Núm. 49 (2011); 387-400Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 49 (2011); 387-400Estudos em Avaliação Educacional; V. 22 N. 49 (2011); 387-400Estudos em Avaliação Educacional; v. 22 n. 49 (2011); 387-4001984-932X0103-683110.18222/eae.v22i49reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1982/1958Souza, Célia Magalhães dePinheiro, Sonia Regina Potenza Guimarãesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:29:24Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1982Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:29:24Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Grupos de apoio: duas experiências em cotidianos diversos
title Grupos de apoio: duas experiências em cotidianos diversos
spellingShingle Grupos de apoio: duas experiências em cotidianos diversos
Souza, Célia Magalhães de
Formação de Professores
Processo de Ensino-Aprendizagem
Prática de Ensino
Qualidade do Ensino
title_short Grupos de apoio: duas experiências em cotidianos diversos
title_full Grupos de apoio: duas experiências em cotidianos diversos
title_fullStr Grupos de apoio: duas experiências em cotidianos diversos
title_full_unstemmed Grupos de apoio: duas experiências em cotidianos diversos
title_sort Grupos de apoio: duas experiências em cotidianos diversos
author Souza, Célia Magalhães de
author_facet Souza, Célia Magalhães de
Pinheiro, Sonia Regina Potenza Guimarães
author_role author
author2 Pinheiro, Sonia Regina Potenza Guimarães
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Célia Magalhães de
Pinheiro, Sonia Regina Potenza Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Processo de Ensino-Aprendizagem
Prática de Ensino
Qualidade do Ensino
topic Formação de Professores
Processo de Ensino-Aprendizagem
Prática de Ensino
Qualidade do Ensino
description Este artigo tem o objetivo de mostrar como as diversas ações desenvolvidas no grupo de apoio, por meio de duas experiências apresentadas por diretoras de escolas, propiciam um movimento de construção e reconstrução conjunta, colaborativa e reflexiva, permitindo, dessa forma, um novo olhar para a formação de professores em serviço, bem como para mudanças e transformações das práticas em cenário escolar. Para tanto, a formação de dois grupos de apoio é apresentada, sendo uma em uma escola pública e outra em uma escola particular. Nesses grupos, são vivenciadas discussões, sobre as ações pedagógicas desenvolvidas na escola, mediadas pela linguagem e outras ferramentas culturais construídas socialmente no ambiente escolar, que podem propiciar uma transformação nos sentidos e significados atribuídos à educação escolar, para que promovam uma melhoria na qualidade de ensino, de fato e não somente de direito.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1982
10.18222/eae224920111982
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1982
identifier_str_mv 10.18222/eae224920111982
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1982/1958
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 49 (2011); 387-400
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 Núm. 49 (2011); 387-400
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 49 (2011); 387-400
Estudos em Avaliação Educacional; V. 22 N. 49 (2011); 387-400
Estudos em Avaliação Educacional; v. 22 n. 49 (2011); 387-400
1984-932X
0103-6831
10.18222/eae.v22i49
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332419851649024