Avaliação formativa por meio de alunos tutores: efeitos no desempenho cognitivo e na satisfação do aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Elaine Aparecida da
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Rodrigues Junior, José Florêncio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2057
Resumo: Objetiva-se, neste estudo, analisar os efeitos da avaliação formativa, com suporte de alunos tutores, na aprendizagem de Matemática na primeira série do ensino médio. Distingue-se, nesse processo, o domínio cognitivo, considerando-se as categorias taxonômicas Conhecimento, Compreensão e Aplicação e a aprendizagem afetiva. Foi utilizada metodologia experimental, por meio de delineamento quase-experimental, com duas turmas: uma experimental e outro controle. A instrumentação empregada consistiu em: a) pré e pós testes para aferir a aprendizagem cognitiva; e b) questionário com perguntas abertas para verificar o nível de satisfação dos dois grupos em relação ao procedimento de avaliação utilizado. Pelos dados coletados, concluiu-se, mediante análise de covariância, não existirem diferenças estatisticamente significativas na aprendizagem cognitiva, quer considerada como um todo, quer considerada nas categorias taxonômicas, distintamente. Quanto à satisfação dos alunos integrantes da pesquisa, porém, houve diferença estatisticamente significativa que favorece o grupo experimental. Pode-se afirmar, ainda, com base nas observações da pesquisadora e nos registros feitos pelos alunos, que a prática da avaliação formativa, com suporte de alunos tutores, beneficia a aprendizagem, pois torna o ambiente em sala de aula mais agradável e dinâmico.
id FCC-2_f297dd09233dc124151cdd4c875b42e5
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2057
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Avaliação formativa por meio de alunos tutores: efeitos no desempenho cognitivo e na satisfação do alunoAvaliação da AprendizagemEnsino MédioEnsino de MatemáticaTaxonomia EducacionalObjetiva-se, neste estudo, analisar os efeitos da avaliação formativa, com suporte de alunos tutores, na aprendizagem de Matemática na primeira série do ensino médio. Distingue-se, nesse processo, o domínio cognitivo, considerando-se as categorias taxonômicas Conhecimento, Compreensão e Aplicação e a aprendizagem afetiva. Foi utilizada metodologia experimental, por meio de delineamento quase-experimental, com duas turmas: uma experimental e outro controle. A instrumentação empregada consistiu em: a) pré e pós testes para aferir a aprendizagem cognitiva; e b) questionário com perguntas abertas para verificar o nível de satisfação dos dois grupos em relação ao procedimento de avaliação utilizado. Pelos dados coletados, concluiu-se, mediante análise de covariância, não existirem diferenças estatisticamente significativas na aprendizagem cognitiva, quer considerada como um todo, quer considerada nas categorias taxonômicas, distintamente. Quanto à satisfação dos alunos integrantes da pesquisa, porém, houve diferença estatisticamente significativa que favorece o grupo experimental. Pode-se afirmar, ainda, com base nas observações da pesquisadora e nos registros feitos pelos alunos, que a prática da avaliação formativa, com suporte de alunos tutores, beneficia a aprendizagem, pois torna o ambiente em sala de aula mais agradável e dinâmico.Fundação Carlos Chagas2009-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/205710.18222/eae204220092057Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 42 (2009); 29-43Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 Núm. 42 (2009); 29-43Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 42 (2009); 29-43Estudos em Avaliação Educacional; V. 20 N. 42 (2009); 29-43Estudos em Avaliação Educacional; v. 20 n. 42 (2009); 29-431984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2057/2015Silva, Elaine Aparecida daRodrigues Junior, José Florêncioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:09:58Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2057Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:09:58Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação formativa por meio de alunos tutores: efeitos no desempenho cognitivo e na satisfação do aluno
title Avaliação formativa por meio de alunos tutores: efeitos no desempenho cognitivo e na satisfação do aluno
spellingShingle Avaliação formativa por meio de alunos tutores: efeitos no desempenho cognitivo e na satisfação do aluno
Silva, Elaine Aparecida da
Avaliação da Aprendizagem
Ensino Médio
Ensino de Matemática
Taxonomia Educacional
title_short Avaliação formativa por meio de alunos tutores: efeitos no desempenho cognitivo e na satisfação do aluno
title_full Avaliação formativa por meio de alunos tutores: efeitos no desempenho cognitivo e na satisfação do aluno
title_fullStr Avaliação formativa por meio de alunos tutores: efeitos no desempenho cognitivo e na satisfação do aluno
title_full_unstemmed Avaliação formativa por meio de alunos tutores: efeitos no desempenho cognitivo e na satisfação do aluno
title_sort Avaliação formativa por meio de alunos tutores: efeitos no desempenho cognitivo e na satisfação do aluno
author Silva, Elaine Aparecida da
author_facet Silva, Elaine Aparecida da
Rodrigues Junior, José Florêncio
author_role author
author2 Rodrigues Junior, José Florêncio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Elaine Aparecida da
Rodrigues Junior, José Florêncio
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da Aprendizagem
Ensino Médio
Ensino de Matemática
Taxonomia Educacional
topic Avaliação da Aprendizagem
Ensino Médio
Ensino de Matemática
Taxonomia Educacional
description Objetiva-se, neste estudo, analisar os efeitos da avaliação formativa, com suporte de alunos tutores, na aprendizagem de Matemática na primeira série do ensino médio. Distingue-se, nesse processo, o domínio cognitivo, considerando-se as categorias taxonômicas Conhecimento, Compreensão e Aplicação e a aprendizagem afetiva. Foi utilizada metodologia experimental, por meio de delineamento quase-experimental, com duas turmas: uma experimental e outro controle. A instrumentação empregada consistiu em: a) pré e pós testes para aferir a aprendizagem cognitiva; e b) questionário com perguntas abertas para verificar o nível de satisfação dos dois grupos em relação ao procedimento de avaliação utilizado. Pelos dados coletados, concluiu-se, mediante análise de covariância, não existirem diferenças estatisticamente significativas na aprendizagem cognitiva, quer considerada como um todo, quer considerada nas categorias taxonômicas, distintamente. Quanto à satisfação dos alunos integrantes da pesquisa, porém, houve diferença estatisticamente significativa que favorece o grupo experimental. Pode-se afirmar, ainda, com base nas observações da pesquisadora e nos registros feitos pelos alunos, que a prática da avaliação formativa, com suporte de alunos tutores, beneficia a aprendizagem, pois torna o ambiente em sala de aula mais agradável e dinâmico.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2057
10.18222/eae204220092057
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2057
identifier_str_mv 10.18222/eae204220092057
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2057/2015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 42 (2009); 29-43
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 Núm. 42 (2009); 29-43
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 42 (2009); 29-43
Estudos em Avaliação Educacional; V. 20 N. 42 (2009); 29-43
Estudos em Avaliação Educacional; v. 20 n. 42 (2009); 29-43
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332420222844928