Avaliação formativa por meio de alunos tutores: efeitos no desempenho cognitivo e na satisfação do aluno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2057 |
Resumo: | Objetiva-se, neste estudo, analisar os efeitos da avaliação formativa, com suporte de alunos tutores, na aprendizagem de Matemática na primeira série do ensino médio. Distingue-se, nesse processo, o domínio cognitivo, considerando-se as categorias taxonômicas Conhecimento, Compreensão e Aplicação e a aprendizagem afetiva. Foi utilizada metodologia experimental, por meio de delineamento quase-experimental, com duas turmas: uma experimental e outro controle. A instrumentação empregada consistiu em: a) pré e pós testes para aferir a aprendizagem cognitiva; e b) questionário com perguntas abertas para verificar o nível de satisfação dos dois grupos em relação ao procedimento de avaliação utilizado. Pelos dados coletados, concluiu-se, mediante análise de covariância, não existirem diferenças estatisticamente significativas na aprendizagem cognitiva, quer considerada como um todo, quer considerada nas categorias taxonômicas, distintamente. Quanto à satisfação dos alunos integrantes da pesquisa, porém, houve diferença estatisticamente significativa que favorece o grupo experimental. Pode-se afirmar, ainda, com base nas observações da pesquisadora e nos registros feitos pelos alunos, que a prática da avaliação formativa, com suporte de alunos tutores, beneficia a aprendizagem, pois torna o ambiente em sala de aula mais agradável e dinâmico. |
id |
FCC-2_f297dd09233dc124151cdd4c875b42e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2057 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação formativa por meio de alunos tutores: efeitos no desempenho cognitivo e na satisfação do alunoAvaliação da AprendizagemEnsino MédioEnsino de MatemáticaTaxonomia EducacionalObjetiva-se, neste estudo, analisar os efeitos da avaliação formativa, com suporte de alunos tutores, na aprendizagem de Matemática na primeira série do ensino médio. Distingue-se, nesse processo, o domínio cognitivo, considerando-se as categorias taxonômicas Conhecimento, Compreensão e Aplicação e a aprendizagem afetiva. Foi utilizada metodologia experimental, por meio de delineamento quase-experimental, com duas turmas: uma experimental e outro controle. A instrumentação empregada consistiu em: a) pré e pós testes para aferir a aprendizagem cognitiva; e b) questionário com perguntas abertas para verificar o nível de satisfação dos dois grupos em relação ao procedimento de avaliação utilizado. Pelos dados coletados, concluiu-se, mediante análise de covariância, não existirem diferenças estatisticamente significativas na aprendizagem cognitiva, quer considerada como um todo, quer considerada nas categorias taxonômicas, distintamente. Quanto à satisfação dos alunos integrantes da pesquisa, porém, houve diferença estatisticamente significativa que favorece o grupo experimental. Pode-se afirmar, ainda, com base nas observações da pesquisadora e nos registros feitos pelos alunos, que a prática da avaliação formativa, com suporte de alunos tutores, beneficia a aprendizagem, pois torna o ambiente em sala de aula mais agradável e dinâmico.Fundação Carlos Chagas2009-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/205710.18222/eae204220092057Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 42 (2009); 29-43Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 Núm. 42 (2009); 29-43Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 42 (2009); 29-43Estudos em Avaliação Educacional; V. 20 N. 42 (2009); 29-43Estudos em Avaliação Educacional; v. 20 n. 42 (2009); 29-431984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2057/2015Silva, Elaine Aparecida daRodrigues Junior, José Florêncioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:09:58Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2057Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:09:58Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação formativa por meio de alunos tutores: efeitos no desempenho cognitivo e na satisfação do aluno |
title |
Avaliação formativa por meio de alunos tutores: efeitos no desempenho cognitivo e na satisfação do aluno |
spellingShingle |
Avaliação formativa por meio de alunos tutores: efeitos no desempenho cognitivo e na satisfação do aluno Silva, Elaine Aparecida da Avaliação da Aprendizagem Ensino Médio Ensino de Matemática Taxonomia Educacional |
title_short |
Avaliação formativa por meio de alunos tutores: efeitos no desempenho cognitivo e na satisfação do aluno |
title_full |
Avaliação formativa por meio de alunos tutores: efeitos no desempenho cognitivo e na satisfação do aluno |
title_fullStr |
Avaliação formativa por meio de alunos tutores: efeitos no desempenho cognitivo e na satisfação do aluno |
title_full_unstemmed |
Avaliação formativa por meio de alunos tutores: efeitos no desempenho cognitivo e na satisfação do aluno |
title_sort |
Avaliação formativa por meio de alunos tutores: efeitos no desempenho cognitivo e na satisfação do aluno |
author |
Silva, Elaine Aparecida da |
author_facet |
Silva, Elaine Aparecida da Rodrigues Junior, José Florêncio |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues Junior, José Florêncio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Elaine Aparecida da Rodrigues Junior, José Florêncio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação da Aprendizagem Ensino Médio Ensino de Matemática Taxonomia Educacional |
topic |
Avaliação da Aprendizagem Ensino Médio Ensino de Matemática Taxonomia Educacional |
description |
Objetiva-se, neste estudo, analisar os efeitos da avaliação formativa, com suporte de alunos tutores, na aprendizagem de Matemática na primeira série do ensino médio. Distingue-se, nesse processo, o domínio cognitivo, considerando-se as categorias taxonômicas Conhecimento, Compreensão e Aplicação e a aprendizagem afetiva. Foi utilizada metodologia experimental, por meio de delineamento quase-experimental, com duas turmas: uma experimental e outro controle. A instrumentação empregada consistiu em: a) pré e pós testes para aferir a aprendizagem cognitiva; e b) questionário com perguntas abertas para verificar o nível de satisfação dos dois grupos em relação ao procedimento de avaliação utilizado. Pelos dados coletados, concluiu-se, mediante análise de covariância, não existirem diferenças estatisticamente significativas na aprendizagem cognitiva, quer considerada como um todo, quer considerada nas categorias taxonômicas, distintamente. Quanto à satisfação dos alunos integrantes da pesquisa, porém, houve diferença estatisticamente significativa que favorece o grupo experimental. Pode-se afirmar, ainda, com base nas observações da pesquisadora e nos registros feitos pelos alunos, que a prática da avaliação formativa, com suporte de alunos tutores, beneficia a aprendizagem, pois torna o ambiente em sala de aula mais agradável e dinâmico. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2057 10.18222/eae204220092057 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2057 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae204220092057 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2057/2015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 42 (2009); 29-43 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 Núm. 42 (2009); 29-43 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 42 (2009); 29-43 Estudos em Avaliação Educacional; V. 20 N. 42 (2009); 29-43 Estudos em Avaliação Educacional; v. 20 n. 42 (2009); 29-43 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332420222844928 |