Da seleção à avaliação: uma análise dos fatores inibidores da evasão dos estudantes nos mestrados de educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cássio Miranda dos
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2196
Resumo: O presente artigo trata dos fatores que poderiam conter a evasão de estudantes nos mestrados em Educação no Brasil. Dada as peculiaridades dos ingressantes nesta modalidade de mestrado tais fatores podem ser levados em consideração na busca pela redução do nível de abandonos e desistências. Para uma análise mais precisa fez-se uso dos dados relativos à evasão de estudantes do mestrado em Educação da Unesp/Marília, das coortes de 1988 a 1995. Foram apontados fatores inibidores da evasão desde a seleção dos candidatos ao mestrado, passando pelo processo de orientação, financiamento, até os critérios de avaliação, com um destaque para a questão da exigência da dissertação como trabalho final.
id FCC-2_f545e4ed817393f876a94cbba187a607
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2196
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Da seleção à avaliação: uma análise dos fatores inibidores da evasão dos estudantes nos mestrados de educaçãoMestradoOrientaçãoSeleçãoAvaliaçãoDissertaçãoO presente artigo trata dos fatores que poderiam conter a evasão de estudantes nos mestrados em Educação no Brasil. Dada as peculiaridades dos ingressantes nesta modalidade de mestrado tais fatores podem ser levados em consideração na busca pela redução do nível de abandonos e desistências. Para uma análise mais precisa fez-se uso dos dados relativos à evasão de estudantes do mestrado em Educação da Unesp/Marília, das coortes de 1988 a 1995. Foram apontados fatores inibidores da evasão desde a seleção dos candidatos ao mestrado, passando pelo processo de orientação, financiamento, até os critérios de avaliação, com um destaque para a questão da exigência da dissertação como trabalho final.Fundação Carlos Chagas2002-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/219610.18222/eae02520022196Estudos em Avaliação Educacional; No. 25 (2002); 199-230Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 25 (2002); 199-230Estudos em Avaliação Educacional; No. 25 (2002); 199-230Estudos em Avaliação Educacional; N. 25 (2002); 199-230Estudos em Avaliação Educacional; n. 25 (2002); 199-2301984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2196/2153Santos, Cássio Miranda dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-26T14:13:40Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2196Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2016-02-26T14:13:40Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Da seleção à avaliação: uma análise dos fatores inibidores da evasão dos estudantes nos mestrados de educação
title Da seleção à avaliação: uma análise dos fatores inibidores da evasão dos estudantes nos mestrados de educação
spellingShingle Da seleção à avaliação: uma análise dos fatores inibidores da evasão dos estudantes nos mestrados de educação
Santos, Cássio Miranda dos
Mestrado
Orientação
Seleção
Avaliação
Dissertação
title_short Da seleção à avaliação: uma análise dos fatores inibidores da evasão dos estudantes nos mestrados de educação
title_full Da seleção à avaliação: uma análise dos fatores inibidores da evasão dos estudantes nos mestrados de educação
title_fullStr Da seleção à avaliação: uma análise dos fatores inibidores da evasão dos estudantes nos mestrados de educação
title_full_unstemmed Da seleção à avaliação: uma análise dos fatores inibidores da evasão dos estudantes nos mestrados de educação
title_sort Da seleção à avaliação: uma análise dos fatores inibidores da evasão dos estudantes nos mestrados de educação
author Santos, Cássio Miranda dos
author_facet Santos, Cássio Miranda dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Cássio Miranda dos
dc.subject.por.fl_str_mv Mestrado
Orientação
Seleção
Avaliação
Dissertação
topic Mestrado
Orientação
Seleção
Avaliação
Dissertação
description O presente artigo trata dos fatores que poderiam conter a evasão de estudantes nos mestrados em Educação no Brasil. Dada as peculiaridades dos ingressantes nesta modalidade de mestrado tais fatores podem ser levados em consideração na busca pela redução do nível de abandonos e desistências. Para uma análise mais precisa fez-se uso dos dados relativos à evasão de estudantes do mestrado em Educação da Unesp/Marília, das coortes de 1988 a 1995. Foram apontados fatores inibidores da evasão desde a seleção dos candidatos ao mestrado, passando pelo processo de orientação, financiamento, até os critérios de avaliação, com um destaque para a questão da exigência da dissertação como trabalho final.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2196
10.18222/eae02520022196
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2196
identifier_str_mv 10.18222/eae02520022196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2196/2153
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; No. 25 (2002); 199-230
Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 25 (2002); 199-230
Estudos em Avaliação Educacional; No. 25 (2002); 199-230
Estudos em Avaliação Educacional; N. 25 (2002); 199-230
Estudos em Avaliação Educacional; n. 25 (2002); 199-230
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332420712529920