Da seleção à avaliação: uma análise dos fatores inibidores da evasão dos estudantes nos mestrados de educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2196 |
Resumo: | O presente artigo trata dos fatores que poderiam conter a evasão de estudantes nos mestrados em Educação no Brasil. Dada as peculiaridades dos ingressantes nesta modalidade de mestrado tais fatores podem ser levados em consideração na busca pela redução do nível de abandonos e desistências. Para uma análise mais precisa fez-se uso dos dados relativos à evasão de estudantes do mestrado em Educação da Unesp/Marília, das coortes de 1988 a 1995. Foram apontados fatores inibidores da evasão desde a seleção dos candidatos ao mestrado, passando pelo processo de orientação, financiamento, até os critérios de avaliação, com um destaque para a questão da exigência da dissertação como trabalho final. |
id |
FCC-2_f545e4ed817393f876a94cbba187a607 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2196 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Da seleção à avaliação: uma análise dos fatores inibidores da evasão dos estudantes nos mestrados de educaçãoMestradoOrientaçãoSeleçãoAvaliaçãoDissertaçãoO presente artigo trata dos fatores que poderiam conter a evasão de estudantes nos mestrados em Educação no Brasil. Dada as peculiaridades dos ingressantes nesta modalidade de mestrado tais fatores podem ser levados em consideração na busca pela redução do nível de abandonos e desistências. Para uma análise mais precisa fez-se uso dos dados relativos à evasão de estudantes do mestrado em Educação da Unesp/Marília, das coortes de 1988 a 1995. Foram apontados fatores inibidores da evasão desde a seleção dos candidatos ao mestrado, passando pelo processo de orientação, financiamento, até os critérios de avaliação, com um destaque para a questão da exigência da dissertação como trabalho final.Fundação Carlos Chagas2002-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/219610.18222/eae02520022196Estudos em Avaliação Educacional; No. 25 (2002); 199-230Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 25 (2002); 199-230Estudos em Avaliação Educacional; No. 25 (2002); 199-230Estudos em Avaliação Educacional; N. 25 (2002); 199-230Estudos em Avaliação Educacional; n. 25 (2002); 199-2301984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2196/2153Santos, Cássio Miranda dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-26T14:13:40Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2196Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2016-02-26T14:13:40Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da seleção à avaliação: uma análise dos fatores inibidores da evasão dos estudantes nos mestrados de educação |
title |
Da seleção à avaliação: uma análise dos fatores inibidores da evasão dos estudantes nos mestrados de educação |
spellingShingle |
Da seleção à avaliação: uma análise dos fatores inibidores da evasão dos estudantes nos mestrados de educação Santos, Cássio Miranda dos Mestrado Orientação Seleção Avaliação Dissertação |
title_short |
Da seleção à avaliação: uma análise dos fatores inibidores da evasão dos estudantes nos mestrados de educação |
title_full |
Da seleção à avaliação: uma análise dos fatores inibidores da evasão dos estudantes nos mestrados de educação |
title_fullStr |
Da seleção à avaliação: uma análise dos fatores inibidores da evasão dos estudantes nos mestrados de educação |
title_full_unstemmed |
Da seleção à avaliação: uma análise dos fatores inibidores da evasão dos estudantes nos mestrados de educação |
title_sort |
Da seleção à avaliação: uma análise dos fatores inibidores da evasão dos estudantes nos mestrados de educação |
author |
Santos, Cássio Miranda dos |
author_facet |
Santos, Cássio Miranda dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Cássio Miranda dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mestrado Orientação Seleção Avaliação Dissertação |
topic |
Mestrado Orientação Seleção Avaliação Dissertação |
description |
O presente artigo trata dos fatores que poderiam conter a evasão de estudantes nos mestrados em Educação no Brasil. Dada as peculiaridades dos ingressantes nesta modalidade de mestrado tais fatores podem ser levados em consideração na busca pela redução do nível de abandonos e desistências. Para uma análise mais precisa fez-se uso dos dados relativos à evasão de estudantes do mestrado em Educação da Unesp/Marília, das coortes de 1988 a 1995. Foram apontados fatores inibidores da evasão desde a seleção dos candidatos ao mestrado, passando pelo processo de orientação, financiamento, até os critérios de avaliação, com um destaque para a questão da exigência da dissertação como trabalho final. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2196 10.18222/eae02520022196 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2196 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae02520022196 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2196/2153 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; No. 25 (2002); 199-230 Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 25 (2002); 199-230 Estudos em Avaliação Educacional; No. 25 (2002); 199-230 Estudos em Avaliação Educacional; N. 25 (2002); 199-230 Estudos em Avaliação Educacional; n. 25 (2002); 199-230 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332420712529920 |