Convergências e divergências das práticas de autoavaliação institucional em IES pública e privada na percepção da comunidade acadêmica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1954 |
Resumo: | Este artigo discute os fatores que interferem na institucionalização da avaliação da educação superior como um campo de forças. Analisa, também, o documento oficial que serviu de base para que as Instituições de Ensino Superior (IES) deflagrassem o processo de implementação da avaliação institucional proposta pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Por meio de uma pesquisa de campo, realizada em duas IES do Estado de Minas Gerais, envolvendo dirigentes, docentes e discentes, buscou-se compreender o processo de construção, execução e utilização dos resultados da autoavaliação institucional AAI pela comunidade acadêmica. Nesse artigo o foco será em relação à avaliação docente, destacando que alguns aspectos relativos à docência estão sendo alterados após o resultado da AAI. Podemos concluir que, na IES privada, os resultados da AAI impactuam de forma mais incisiva no aspecto relacionamento professor X aluno e, na IES pública, o impacto foi na alteração da condução da aula. |
id |
FCC-2_fb60659621c5824f4a2eae9873d271fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1954 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Convergências e divergências das práticas de autoavaliação institucional em IES pública e privada na percepção da comunidade acadêmicaPolíticas PúblicasSinaesAvaliação InstitucionalPrática DocenteOutros TemasEste artigo discute os fatores que interferem na institucionalização da avaliação da educação superior como um campo de forças. Analisa, também, o documento oficial que serviu de base para que as Instituições de Ensino Superior (IES) deflagrassem o processo de implementação da avaliação institucional proposta pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Por meio de uma pesquisa de campo, realizada em duas IES do Estado de Minas Gerais, envolvendo dirigentes, docentes e discentes, buscou-se compreender o processo de construção, execução e utilização dos resultados da autoavaliação institucional AAI pela comunidade acadêmica. Nesse artigo o foco será em relação à avaliação docente, destacando que alguns aspectos relativos à docência estão sendo alterados após o resultado da AAI. Podemos concluir que, na IES privada, os resultados da AAI impactuam de forma mais incisiva no aspecto relacionamento professor X aluno e, na IES pública, o impacto foi na alteração da condução da aula.Fundação Carlos Chagas2012-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/195410.18222/eae235120121954Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 51 (2012); 168-188Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 51 (2012); 168-188Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 51 (2012); 168-188Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 51 (2012); 168-188Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 51 (2012); 168-1881984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1954/1933Ribeiro, Elisa Antoniainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:31:37Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1954Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:31:37Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Convergências e divergências das práticas de autoavaliação institucional em IES pública e privada na percepção da comunidade acadêmica |
title |
Convergências e divergências das práticas de autoavaliação institucional em IES pública e privada na percepção da comunidade acadêmica |
spellingShingle |
Convergências e divergências das práticas de autoavaliação institucional em IES pública e privada na percepção da comunidade acadêmica Ribeiro, Elisa Antonia Políticas Públicas Sinaes Avaliação Institucional Prática Docente Outros Temas |
title_short |
Convergências e divergências das práticas de autoavaliação institucional em IES pública e privada na percepção da comunidade acadêmica |
title_full |
Convergências e divergências das práticas de autoavaliação institucional em IES pública e privada na percepção da comunidade acadêmica |
title_fullStr |
Convergências e divergências das práticas de autoavaliação institucional em IES pública e privada na percepção da comunidade acadêmica |
title_full_unstemmed |
Convergências e divergências das práticas de autoavaliação institucional em IES pública e privada na percepção da comunidade acadêmica |
title_sort |
Convergências e divergências das práticas de autoavaliação institucional em IES pública e privada na percepção da comunidade acadêmica |
author |
Ribeiro, Elisa Antonia |
author_facet |
Ribeiro, Elisa Antonia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Elisa Antonia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas Públicas Sinaes Avaliação Institucional Prática Docente Outros Temas |
topic |
Políticas Públicas Sinaes Avaliação Institucional Prática Docente Outros Temas |
description |
Este artigo discute os fatores que interferem na institucionalização da avaliação da educação superior como um campo de forças. Analisa, também, o documento oficial que serviu de base para que as Instituições de Ensino Superior (IES) deflagrassem o processo de implementação da avaliação institucional proposta pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Por meio de uma pesquisa de campo, realizada em duas IES do Estado de Minas Gerais, envolvendo dirigentes, docentes e discentes, buscou-se compreender o processo de construção, execução e utilização dos resultados da autoavaliação institucional AAI pela comunidade acadêmica. Nesse artigo o foco será em relação à avaliação docente, destacando que alguns aspectos relativos à docência estão sendo alterados após o resultado da AAI. Podemos concluir que, na IES privada, os resultados da AAI impactuam de forma mais incisiva no aspecto relacionamento professor X aluno e, na IES pública, o impacto foi na alteração da condução da aula. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1954 10.18222/eae235120121954 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1954 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae235120121954 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1954/1933 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 51 (2012); 168-188 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 51 (2012); 168-188 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 51 (2012); 168-188 Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 51 (2012); 168-188 Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 51 (2012); 168-188 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332419817046016 |