Análise da sensibilidade ética em estudantes de duas faculdades de medicina da cidade de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sambuy, Marina Tommasini Carrara de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Barros, Nathalia Pessoa de, Nogueira, Renata de Melo, Mathias, Ligia Andrade da Silva Telles, Marcolino, José Alvaro Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (Online)
Texto Completo: http://arquivosmedicos.fcmsantacasasp.edu.br/index.php/AMSCSP/article/view/439
Resumo: Resumo Introdução: Alguns estudos têm alertado para a importância do ensino da ética na formação dos estudantes de medicina. As pesquisas sugerem que há uma diminuição da sensibilidade ética e uma inibição no desenvolvimento do raciocí­nio moral dos estudantes ao longo da graduação em medicina. Objetivos: Medir e comparar a sensibilidade ética em uma amostra de estudantes de duas escolas de medicina da cidade de São Paulo [Brasil]. Material e Método: Foi selecionado de maneira randomizada e convidado a participar do estudo um total de 25 alunos de cada ano da graduação das duas escolas médicas. Os estudantes responderam a um questionário de dados sóciodemográficos e a uma escala de avaliação da sensibilidade ética. Resultados: De trezentos alunos selecionados para o estudo foram recolhidas 266 (88,7%) avaliações, sendo 133 (50%) de cada faculdade. A comparação entre os casos-vinheta de número um, três, quatro e para a soma (teste de Mann-Whitney) mostrou que a pontuação da Faculdade A foi significativamente maior do que da Faculdade B (teste de MannWhitney p < 0,05). A comparação (teste de MannWhitney) da soma dos casos em todos os anos da graduação mostrou que a pontuação da Faculdade A foi significativamente maior do que da Faculdade B para o segundo (p=0,033), para o terceiro (p=0,015) e para o quarto ano (p=0,028). Para o primeiro ano (p=0,062), para o quinto (p=0,054) e o sexto ano (p=0,203) não houve diferença estatí­stica. Discussão: O aumento na sensibilidade ética com a progressão no curso médico contraria os dados da literatura. Pode haver uma associação entre maior sensibilidade ética e a estrutura curricular das faculdades que enfatizam aspectos psico-sociais ao longo da formação do estudante. Esses achados podem reforçar a proposta de que os currí­culos nas faculdades de medicina devam contemplar o estudo e a discussão de questões éticas durante toda a graduação.Descritores: Ética; Estudantes de medicina; Educação médica; Humanidades.
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