Racismo no cinema: os Direitos Humanos entre a censura e a memória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Silvana Pereira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Moreira, Nelson Camatta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Faculdade de Direito de Vitória
Texto Completo: https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i39.2424
http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/1694
Resumo: This paper aims to address the discussion about the broadcasting of audiovisual and literary works with racist content today. By approximating Walter Benjamin’s ideas about the need to narrate history from the perspective of the defeated with the fundamental right to memory, it intends to bring to light some debates about the perpetuation of racist stereotypes with the reproduction of old works and the need, or not, of censorship of its content. For this reason, an approach will be made between Benjamin’s texts, the interpretation of the legislation regarding artistic freedom and the right to memory, in order to reach a conclusion about the need to erase, or not, old works of art with a racist slant.
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spelling Racismo no cinema: os Direitos Humanos entre a censura e a memóriaRacism in cinema: Human Rights between censorship and memoryRacismo en el cine: los Derechos Humanos entre la censura y la memoriaMemóriaRacismoConstitucionalidadeCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOThis paper aims to address the discussion about the broadcasting of audiovisual and literary works with racist content today. By approximating Walter Benjamin’s ideas about the need to narrate history from the perspective of the defeated with the fundamental right to memory, it intends to bring to light some debates about the perpetuation of racist stereotypes with the reproduction of old works and the need, or not, of censorship of its content. For this reason, an approach will be made between Benjamin’s texts, the interpretation of the legislation regarding artistic freedom and the right to memory, in order to reach a conclusion about the need to erase, or not, old works of art with a racist slant.El presente artículo pretende abordar la discusión sobre la difusión de obras audiovisuales y literarias con contenidos racistas en la actualidad. Aproximándose a las ideas de Walter Benjamin sobre la necesidad de narrar la historia desde la perspectiva de los vencidos con el derecho fundamental a la memoria, pretende sacar a la luz algunos debates sobre la perpetuación de estereotipos racistas con la reproducción de obras antiguas y la necesidad o no de censura de su contenido. Para ello, se realizará una aproximación entre los textos de Benjamin, la interpretación de la legislación en materia de libertad artística y el derecho a la memoria, para llegar a una conclusión sobre la necesidad de borrar, o no antiguas obras de arte de tinte racista.O presente artigo tem o objetivo de abordar a discussão acerca da veiculação de obras audiovisuais e literárias com conteúdos racistas na atualidade. Ao aproximar as ideias de Walter Benjamin sobre a necessidade de narrar a história sob a ótica dos vencidos com o direito fundamental à memória, pretende trazer à tona alguns debates sobre a perpetuação de estereótipos racistas com a reprodução de obras antigas e a necessidade, ou não de censura de seu teor. Tal discussão surge pelo fato de, embora não se encontrar positivado de maneira explícita na legislação, o direito à memória se trata de um importante componente da diversidade cultural e da formação da identidade subjetiva de um povo. Por este motivo, será realizada uma aproximação entre os textos de Benjamin, a interpretação da legislação no que diz respeito à liberdade artística e o direito à memória, com a finalidade de se obter uma conclusão sobre a necessidade de se apagar, ou não, obras de arte antigas que tenham cunho racista.Faculdade de Direito de VitoriaBrasilFDV2024-05-17T17:30:15Z2024-05-162024-05-17T17:30:15Z2023-05-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCARNEIRO, Silvana Pereira; MOREIRA, Nelson Camatta. Racismo no cinema: os Direitos Humanos entre a censura e a memória. Argumenta Journal Law, Jacarezinho, n. 39, p. 423-436, jan./abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i39.2424. Disponível em: https://seer.uenp.edu.br/index.php/argumenta/article/view/1089/pdfhttps://doi.org/10.35356/argumenta.v0i39.24242317-3882http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/1694porArgumenta Journal LawCarneiro, Silvana PereiraMoreira, Nelson Camattainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório da Faculdade de Direito de Vitóriainstname:Faculdade de Direito de Vitória (FDV)instacron:FDV2024-05-18T04:00:10Zoai:191.252.194.60:fdv/1694Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPRIhttp://www.repositorio.fdv.br:8080/oai/requestopendoar:2024-05-18T04:00:10Repositório da Faculdade de Direito de Vitória - Faculdade de Direito de Vitória (FDV)false
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