Acessibilidade informacional para usuários com transtorno de espectro autista na biblioteca
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
Texto Completo: | https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/906 |
Resumo: | Busca apresentar aos profissionais das bibliotecas escolares e comunitárias a importância de se capacitarem para que possam atender às competências informacionais do usuário com Transtorno do Espectro Autista e melhor solucionarem as situações adversas com que possam se deparar no cotidiano. O estudo tem fins explicativos e apoiou-se em pesquisa bibliográfica, com objetivo de levantar atividades que possam ser realizadas com esses usuários. Os dados foram tratados por método qualitativo. Os resultados destacam que há uma boa oferta de serviços informacionais nas bibliotecas onde é comum encontrarem-se crianças e jovens com o transtorno que a frequentam por indicação das escolas da rede regular de ensino. Contam com o bibliotecário para receberem o apoio apropriado ao participarem das atividades propostas pela biblioteca e gestor da biblioteca deve buscar que esse espaço lhes seja adequado, com o ambiente confortável e agradável. Conclui que os bibliotecários, conjuntamente com os professores, podem promover atividades informacionais que aumentem o vocabulário do usuário com Transtorno do Espectro Autista e permita através da leitura e dinâmicas potencializar sua sociabilidade, suas emoções afetivas e a inteligência cognitiva. |
id |
FEBAB-1_0298e87aeea8b9da8b2d0355ee4faee7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/906 |
network_acronym_str |
FEBAB-1 |
network_name_str |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Acessibilidade informacional para usuários com transtorno de espectro autista na bibliotecaPessoa com Transtorno de Espectro AutistaAcessibilidade InformacionalCompetência informacionalBiblioteca.Busca apresentar aos profissionais das bibliotecas escolares e comunitárias a importância de se capacitarem para que possam atender às competências informacionais do usuário com Transtorno do Espectro Autista e melhor solucionarem as situações adversas com que possam se deparar no cotidiano. O estudo tem fins explicativos e apoiou-se em pesquisa bibliográfica, com objetivo de levantar atividades que possam ser realizadas com esses usuários. Os dados foram tratados por método qualitativo. Os resultados destacam que há uma boa oferta de serviços informacionais nas bibliotecas onde é comum encontrarem-se crianças e jovens com o transtorno que a frequentam por indicação das escolas da rede regular de ensino. Contam com o bibliotecário para receberem o apoio apropriado ao participarem das atividades propostas pela biblioteca e gestor da biblioteca deve buscar que esse espaço lhes seja adequado, com o ambiente confortável e agradável. Conclui que os bibliotecários, conjuntamente com os professores, podem promover atividades informacionais que aumentem o vocabulário do usuário com Transtorno do Espectro Autista e permita através da leitura e dinâmicas potencializar sua sociabilidade, suas emoções afetivas e a inteligência cognitiva.Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2017-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/906Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 13 (2017): CBBD 2017; 1863-18821980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/906/913Copyright (c) 2017 MARCOS PASTANA SANTOS, CLÁDICE NÓBILE DINIZ, EDICLEA MASCARENHAS FERNANDEShttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Marcos PastanaDiniz, Cládice NóbileFernandes, Ediclea Mascarenhas2018-01-10T19:10:41Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/906Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2018-01-10T19:10:41RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Acessibilidade informacional para usuários com transtorno de espectro autista na biblioteca |
title |
Acessibilidade informacional para usuários com transtorno de espectro autista na biblioteca |
spellingShingle |
Acessibilidade informacional para usuários com transtorno de espectro autista na biblioteca Santos, Marcos Pastana Pessoa com Transtorno de Espectro Autista Acessibilidade Informacional Competência informacional Biblioteca. |
title_short |
Acessibilidade informacional para usuários com transtorno de espectro autista na biblioteca |
title_full |
Acessibilidade informacional para usuários com transtorno de espectro autista na biblioteca |
title_fullStr |
Acessibilidade informacional para usuários com transtorno de espectro autista na biblioteca |
title_full_unstemmed |
Acessibilidade informacional para usuários com transtorno de espectro autista na biblioteca |
title_sort |
Acessibilidade informacional para usuários com transtorno de espectro autista na biblioteca |
author |
Santos, Marcos Pastana |
author_facet |
Santos, Marcos Pastana Diniz, Cládice Nóbile Fernandes, Ediclea Mascarenhas |
author_role |
author |
author2 |
Diniz, Cládice Nóbile Fernandes, Ediclea Mascarenhas |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Marcos Pastana Diniz, Cládice Nóbile Fernandes, Ediclea Mascarenhas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pessoa com Transtorno de Espectro Autista Acessibilidade Informacional Competência informacional Biblioteca. |
topic |
Pessoa com Transtorno de Espectro Autista Acessibilidade Informacional Competência informacional Biblioteca. |
description |
Busca apresentar aos profissionais das bibliotecas escolares e comunitárias a importância de se capacitarem para que possam atender às competências informacionais do usuário com Transtorno do Espectro Autista e melhor solucionarem as situações adversas com que possam se deparar no cotidiano. O estudo tem fins explicativos e apoiou-se em pesquisa bibliográfica, com objetivo de levantar atividades que possam ser realizadas com esses usuários. Os dados foram tratados por método qualitativo. Os resultados destacam que há uma boa oferta de serviços informacionais nas bibliotecas onde é comum encontrarem-se crianças e jovens com o transtorno que a frequentam por indicação das escolas da rede regular de ensino. Contam com o bibliotecário para receberem o apoio apropriado ao participarem das atividades propostas pela biblioteca e gestor da biblioteca deve buscar que esse espaço lhes seja adequado, com o ambiente confortável e agradável. Conclui que os bibliotecários, conjuntamente com os professores, podem promover atividades informacionais que aumentem o vocabulário do usuário com Transtorno do Espectro Autista e permita através da leitura e dinâmicas potencializar sua sociabilidade, suas emoções afetivas e a inteligência cognitiva. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/906 |
url |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/906 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/906/913 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 MARCOS PASTANA SANTOS, CLÁDICE NÓBILE DINIZ, EDICLEA MASCARENHAS FERNANDES https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 MARCOS PASTANA SANTOS, CLÁDICE NÓBILE DINIZ, EDICLEA MASCARENHAS FERNANDES https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst. |
publisher.none.fl_str_mv |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 13 (2017): CBBD 2017; 1863-1882 1980-6949 0100-0691 reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) instacron:FEBAB |
instname_str |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) |
instacron_str |
FEBAB |
institution |
FEBAB |
reponame_str |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
collection |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com |
_version_ |
1798319777584775168 |