Acessibilidade informacional para usuários com transtorno de espectro autista na biblioteca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Marcos Pastana
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Diniz, Cládice Nóbile, Fernandes, Ediclea Mascarenhas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
Texto Completo: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/906
Resumo: Busca apresentar aos profissionais das bibliotecas escolares e comunitárias a importância de se capacitarem para que possam atender às competências informacionais do usuário com Transtorno do Espectro Autista e melhor solucionarem as situações adversas com que possam se deparar no cotidiano. O estudo tem fins explicativos e apoiou-se em pesquisa bibliográfica, com objetivo de levantar atividades que possam ser realizadas com esses usuários. Os dados foram tratados por método qualitativo. Os resultados destacam que há uma boa oferta de serviços informacionais nas bibliotecas onde é comum encontrarem-se crianças e jovens com o transtorno que a frequentam por indicação das escolas da rede regular de ensino. Contam com o bibliotecário para receberem o apoio apropriado ao participarem das atividades propostas pela biblioteca e gestor da biblioteca deve buscar que esse espaço lhes seja adequado, com o ambiente confortável e agradável. Conclui que os bibliotecários, conjuntamente com os professores, podem promover atividades informacionais que aumentem o vocabulário do usuário com Transtorno do Espectro Autista e permita através da leitura e dinâmicas potencializar sua sociabilidade, suas emoções afetivas e a inteligência cognitiva.
id FEBAB-1_0298e87aeea8b9da8b2d0355ee4faee7
oai_identifier_str oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/906
network_acronym_str FEBAB-1
network_name_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository_id_str
spelling Acessibilidade informacional para usuários com transtorno de espectro autista na bibliotecaPessoa com Transtorno de Espectro AutistaAcessibilidade InformacionalCompetência informacionalBiblioteca.Busca apresentar aos profissionais das bibliotecas escolares e comunitárias a importância de se capacitarem para que possam atender às competências informacionais do usuário com Transtorno do Espectro Autista e melhor solucionarem as situações adversas com que possam se deparar no cotidiano. O estudo tem fins explicativos e apoiou-se em pesquisa bibliográfica, com objetivo de levantar atividades que possam ser realizadas com esses usuários. Os dados foram tratados por método qualitativo. Os resultados destacam que há uma boa oferta de serviços informacionais nas bibliotecas onde é comum encontrarem-se crianças e jovens com o transtorno que a frequentam por indicação das escolas da rede regular de ensino. Contam com o bibliotecário para receberem o apoio apropriado ao participarem das atividades propostas pela biblioteca e gestor da biblioteca deve buscar que esse espaço lhes seja adequado, com o ambiente confortável e agradável. Conclui que os bibliotecários, conjuntamente com os professores, podem promover atividades informacionais que aumentem o vocabulário do usuário com Transtorno do Espectro Autista e permita através da leitura e dinâmicas potencializar sua sociabilidade, suas emoções afetivas e a inteligência cognitiva.Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2017-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/906Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 13 (2017): CBBD 2017; 1863-18821980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/906/913Copyright (c) 2017 MARCOS PASTANA SANTOS, CLÁDICE NÓBILE DINIZ, EDICLEA MASCARENHAS FERNANDEShttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Marcos PastanaDiniz, Cládice NóbileFernandes, Ediclea Mascarenhas2018-01-10T19:10:41Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/906Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2018-01-10T19:10:41RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false
dc.title.none.fl_str_mv Acessibilidade informacional para usuários com transtorno de espectro autista na biblioteca
title Acessibilidade informacional para usuários com transtorno de espectro autista na biblioteca
spellingShingle Acessibilidade informacional para usuários com transtorno de espectro autista na biblioteca
Santos, Marcos Pastana
Pessoa com Transtorno de Espectro Autista
Acessibilidade Informacional
Competência informacional
Biblioteca.
title_short Acessibilidade informacional para usuários com transtorno de espectro autista na biblioteca
title_full Acessibilidade informacional para usuários com transtorno de espectro autista na biblioteca
title_fullStr Acessibilidade informacional para usuários com transtorno de espectro autista na biblioteca
title_full_unstemmed Acessibilidade informacional para usuários com transtorno de espectro autista na biblioteca
title_sort Acessibilidade informacional para usuários com transtorno de espectro autista na biblioteca
author Santos, Marcos Pastana
author_facet Santos, Marcos Pastana
Diniz, Cládice Nóbile
Fernandes, Ediclea Mascarenhas
author_role author
author2 Diniz, Cládice Nóbile
Fernandes, Ediclea Mascarenhas
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Marcos Pastana
Diniz, Cládice Nóbile
Fernandes, Ediclea Mascarenhas
dc.subject.por.fl_str_mv Pessoa com Transtorno de Espectro Autista
Acessibilidade Informacional
Competência informacional
Biblioteca.
topic Pessoa com Transtorno de Espectro Autista
Acessibilidade Informacional
Competência informacional
Biblioteca.
description Busca apresentar aos profissionais das bibliotecas escolares e comunitárias a importância de se capacitarem para que possam atender às competências informacionais do usuário com Transtorno do Espectro Autista e melhor solucionarem as situações adversas com que possam se deparar no cotidiano. O estudo tem fins explicativos e apoiou-se em pesquisa bibliográfica, com objetivo de levantar atividades que possam ser realizadas com esses usuários. Os dados foram tratados por método qualitativo. Os resultados destacam que há uma boa oferta de serviços informacionais nas bibliotecas onde é comum encontrarem-se crianças e jovens com o transtorno que a frequentam por indicação das escolas da rede regular de ensino. Contam com o bibliotecário para receberem o apoio apropriado ao participarem das atividades propostas pela biblioteca e gestor da biblioteca deve buscar que esse espaço lhes seja adequado, com o ambiente confortável e agradável. Conclui que os bibliotecários, conjuntamente com os professores, podem promover atividades informacionais que aumentem o vocabulário do usuário com Transtorno do Espectro Autista e permita através da leitura e dinâmicas potencializar sua sociabilidade, suas emoções afetivas e a inteligência cognitiva.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/906
url https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/906
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/906/913
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 MARCOS PASTANA SANTOS, CLÁDICE NÓBILE DINIZ, EDICLEA MASCARENHAS FERNANDES
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 MARCOS PASTANA SANTOS, CLÁDICE NÓBILE DINIZ, EDICLEA MASCARENHAS FERNANDES
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 13 (2017): CBBD 2017; 1863-1882
1980-6949
0100-0691
reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron:FEBAB
instname_str Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron_str FEBAB
institution FEBAB
reponame_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
collection RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository.name.fl_str_mv RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
repository.mail.fl_str_mv ||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com
_version_ 1798319777584775168