A Biblioteca Escolar na visão dos estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Barros, Maria Rejane
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
Texto Completo: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/843
Resumo: Este trabalho foi uma pesquisa sobre a concepção dos estudantes de Pedagogia da UFAL, sobre a biblioteca escolar como ferramenta de apoio ao ensino e aprendizagem, além de incentivar e promover a leitura; também apresenta sugestões para a inclusão da Biblioteca Escolar no Projeto Político Pedagógico conforme aponta Ferraz [2009, p.4], “mostrando possíveis vantagens de uma parceria entre bibliotecários e educadores no processo educacional”. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário aplicado a 40 (quarenta) alunos/as matriculados/as nos três turnos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, no Centro de Educação (CEDU). Após análises estatísticas dos dados, verificou-se que os respondentes estão conscientes da importância da Biblioteca Escolar no processo ensino-aprendizagem do sistema educacional brasileiro. No entanto, os mesmos indicaram que não estão aptos a desenvolverem ações para a implementação e/ou melhoria dos espaços das bibliotecas escolares nas unidades de ensino. Neste sentido, o instrumento de pesquisa utilizado identificou que a maioria dos entrevistados ainda não participou de atividades educacionais relacionadas ao uso da Biblioteca Escolar como instrumento da ação pedagógica. Por isso, sugerem a necessidade de inclusão da disciplina Leitura e Biblioteca Escolar na formação desses profissionais, bem como maior diálogo entre professores dos cursos da Pedagogia e Biblioteconomia no sentido da efetiva colaboração entre essas áreas.
id FEBAB-1_2c6274e4bd0ad8fd4435b1a64c993967
oai_identifier_str oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/843
network_acronym_str FEBAB-1
network_name_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository_id_str
spelling A Biblioteca Escolar na visão dos estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas - UFALBiblioteca Escolar. Leitura. Bibliotecário e Educador. Biblioteconomia. Pedagogia.Este trabalho foi uma pesquisa sobre a concepção dos estudantes de Pedagogia da UFAL, sobre a biblioteca escolar como ferramenta de apoio ao ensino e aprendizagem, além de incentivar e promover a leitura; também apresenta sugestões para a inclusão da Biblioteca Escolar no Projeto Político Pedagógico conforme aponta Ferraz [2009, p.4], “mostrando possíveis vantagens de uma parceria entre bibliotecários e educadores no processo educacional”. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário aplicado a 40 (quarenta) alunos/as matriculados/as nos três turnos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, no Centro de Educação (CEDU). Após análises estatísticas dos dados, verificou-se que os respondentes estão conscientes da importância da Biblioteca Escolar no processo ensino-aprendizagem do sistema educacional brasileiro. No entanto, os mesmos indicaram que não estão aptos a desenvolverem ações para a implementação e/ou melhoria dos espaços das bibliotecas escolares nas unidades de ensino. Neste sentido, o instrumento de pesquisa utilizado identificou que a maioria dos entrevistados ainda não participou de atividades educacionais relacionadas ao uso da Biblioteca Escolar como instrumento da ação pedagógica. Por isso, sugerem a necessidade de inclusão da disciplina Leitura e Biblioteca Escolar na formação desses profissionais, bem como maior diálogo entre professores dos cursos da Pedagogia e Biblioteconomia no sentido da efetiva colaboração entre essas áreas.Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2017-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/843Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 13 (2017): CBBD 2017; 627-6511980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/843/836Copyright (c) 2017 Maria Rejane Silva Barroshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva Barros, Maria Rejane2018-01-10T19:10:41Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/843Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2018-01-10T19:10:41RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false
dc.title.none.fl_str_mv A Biblioteca Escolar na visão dos estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas - UFAL
title A Biblioteca Escolar na visão dos estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas - UFAL
spellingShingle A Biblioteca Escolar na visão dos estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Silva Barros, Maria Rejane
Biblioteca Escolar. Leitura. Bibliotecário e Educador. Biblioteconomia. Pedagogia.
title_short A Biblioteca Escolar na visão dos estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas - UFAL
title_full A Biblioteca Escolar na visão dos estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas - UFAL
title_fullStr A Biblioteca Escolar na visão dos estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas - UFAL
title_full_unstemmed A Biblioteca Escolar na visão dos estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas - UFAL
title_sort A Biblioteca Escolar na visão dos estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas - UFAL
author Silva Barros, Maria Rejane
author_facet Silva Barros, Maria Rejane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Barros, Maria Rejane
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca Escolar. Leitura. Bibliotecário e Educador. Biblioteconomia. Pedagogia.
topic Biblioteca Escolar. Leitura. Bibliotecário e Educador. Biblioteconomia. Pedagogia.
description Este trabalho foi uma pesquisa sobre a concepção dos estudantes de Pedagogia da UFAL, sobre a biblioteca escolar como ferramenta de apoio ao ensino e aprendizagem, além de incentivar e promover a leitura; também apresenta sugestões para a inclusão da Biblioteca Escolar no Projeto Político Pedagógico conforme aponta Ferraz [2009, p.4], “mostrando possíveis vantagens de uma parceria entre bibliotecários e educadores no processo educacional”. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário aplicado a 40 (quarenta) alunos/as matriculados/as nos três turnos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, no Centro de Educação (CEDU). Após análises estatísticas dos dados, verificou-se que os respondentes estão conscientes da importância da Biblioteca Escolar no processo ensino-aprendizagem do sistema educacional brasileiro. No entanto, os mesmos indicaram que não estão aptos a desenvolverem ações para a implementação e/ou melhoria dos espaços das bibliotecas escolares nas unidades de ensino. Neste sentido, o instrumento de pesquisa utilizado identificou que a maioria dos entrevistados ainda não participou de atividades educacionais relacionadas ao uso da Biblioteca Escolar como instrumento da ação pedagógica. Por isso, sugerem a necessidade de inclusão da disciplina Leitura e Biblioteca Escolar na formação desses profissionais, bem como maior diálogo entre professores dos cursos da Pedagogia e Biblioteconomia no sentido da efetiva colaboração entre essas áreas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/843
url https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/843
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/843/836
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Maria Rejane Silva Barros
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Maria Rejane Silva Barros
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 13 (2017): CBBD 2017; 627-651
1980-6949
0100-0691
reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron:FEBAB
instname_str Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron_str FEBAB
institution FEBAB
reponame_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
collection RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository.name.fl_str_mv RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
repository.mail.fl_str_mv ||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com
_version_ 1798319777204142080