A Biblioteca Escolar na visão dos estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
Texto Completo: | https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/843 |
Resumo: | Este trabalho foi uma pesquisa sobre a concepção dos estudantes de Pedagogia da UFAL, sobre a biblioteca escolar como ferramenta de apoio ao ensino e aprendizagem, além de incentivar e promover a leitura; também apresenta sugestões para a inclusão da Biblioteca Escolar no Projeto Político Pedagógico conforme aponta Ferraz [2009, p.4], “mostrando possíveis vantagens de uma parceria entre bibliotecários e educadores no processo educacional”. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário aplicado a 40 (quarenta) alunos/as matriculados/as nos três turnos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, no Centro de Educação (CEDU). Após análises estatísticas dos dados, verificou-se que os respondentes estão conscientes da importância da Biblioteca Escolar no processo ensino-aprendizagem do sistema educacional brasileiro. No entanto, os mesmos indicaram que não estão aptos a desenvolverem ações para a implementação e/ou melhoria dos espaços das bibliotecas escolares nas unidades de ensino. Neste sentido, o instrumento de pesquisa utilizado identificou que a maioria dos entrevistados ainda não participou de atividades educacionais relacionadas ao uso da Biblioteca Escolar como instrumento da ação pedagógica. Por isso, sugerem a necessidade de inclusão da disciplina Leitura e Biblioteca Escolar na formação desses profissionais, bem como maior diálogo entre professores dos cursos da Pedagogia e Biblioteconomia no sentido da efetiva colaboração entre essas áreas. |
id |
FEBAB-1_2c6274e4bd0ad8fd4435b1a64c993967 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/843 |
network_acronym_str |
FEBAB-1 |
network_name_str |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Biblioteca Escolar na visão dos estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas - UFALBiblioteca Escolar. Leitura. Bibliotecário e Educador. Biblioteconomia. Pedagogia.Este trabalho foi uma pesquisa sobre a concepção dos estudantes de Pedagogia da UFAL, sobre a biblioteca escolar como ferramenta de apoio ao ensino e aprendizagem, além de incentivar e promover a leitura; também apresenta sugestões para a inclusão da Biblioteca Escolar no Projeto Político Pedagógico conforme aponta Ferraz [2009, p.4], “mostrando possíveis vantagens de uma parceria entre bibliotecários e educadores no processo educacional”. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário aplicado a 40 (quarenta) alunos/as matriculados/as nos três turnos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, no Centro de Educação (CEDU). Após análises estatísticas dos dados, verificou-se que os respondentes estão conscientes da importância da Biblioteca Escolar no processo ensino-aprendizagem do sistema educacional brasileiro. No entanto, os mesmos indicaram que não estão aptos a desenvolverem ações para a implementação e/ou melhoria dos espaços das bibliotecas escolares nas unidades de ensino. Neste sentido, o instrumento de pesquisa utilizado identificou que a maioria dos entrevistados ainda não participou de atividades educacionais relacionadas ao uso da Biblioteca Escolar como instrumento da ação pedagógica. Por isso, sugerem a necessidade de inclusão da disciplina Leitura e Biblioteca Escolar na formação desses profissionais, bem como maior diálogo entre professores dos cursos da Pedagogia e Biblioteconomia no sentido da efetiva colaboração entre essas áreas.Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2017-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/843Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 13 (2017): CBBD 2017; 627-6511980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/843/836Copyright (c) 2017 Maria Rejane Silva Barroshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva Barros, Maria Rejane2018-01-10T19:10:41Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/843Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2018-01-10T19:10:41RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Biblioteca Escolar na visão dos estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas - UFAL |
title |
A Biblioteca Escolar na visão dos estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas - UFAL |
spellingShingle |
A Biblioteca Escolar na visão dos estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas - UFAL Silva Barros, Maria Rejane Biblioteca Escolar. Leitura. Bibliotecário e Educador. Biblioteconomia. Pedagogia. |
title_short |
A Biblioteca Escolar na visão dos estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas - UFAL |
title_full |
A Biblioteca Escolar na visão dos estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas - UFAL |
title_fullStr |
A Biblioteca Escolar na visão dos estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas - UFAL |
title_full_unstemmed |
A Biblioteca Escolar na visão dos estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas - UFAL |
title_sort |
A Biblioteca Escolar na visão dos estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas - UFAL |
author |
Silva Barros, Maria Rejane |
author_facet |
Silva Barros, Maria Rejane |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Barros, Maria Rejane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca Escolar. Leitura. Bibliotecário e Educador. Biblioteconomia. Pedagogia. |
topic |
Biblioteca Escolar. Leitura. Bibliotecário e Educador. Biblioteconomia. Pedagogia. |
description |
Este trabalho foi uma pesquisa sobre a concepção dos estudantes de Pedagogia da UFAL, sobre a biblioteca escolar como ferramenta de apoio ao ensino e aprendizagem, além de incentivar e promover a leitura; também apresenta sugestões para a inclusão da Biblioteca Escolar no Projeto Político Pedagógico conforme aponta Ferraz [2009, p.4], “mostrando possíveis vantagens de uma parceria entre bibliotecários e educadores no processo educacional”. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário aplicado a 40 (quarenta) alunos/as matriculados/as nos três turnos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, no Centro de Educação (CEDU). Após análises estatísticas dos dados, verificou-se que os respondentes estão conscientes da importância da Biblioteca Escolar no processo ensino-aprendizagem do sistema educacional brasileiro. No entanto, os mesmos indicaram que não estão aptos a desenvolverem ações para a implementação e/ou melhoria dos espaços das bibliotecas escolares nas unidades de ensino. Neste sentido, o instrumento de pesquisa utilizado identificou que a maioria dos entrevistados ainda não participou de atividades educacionais relacionadas ao uso da Biblioteca Escolar como instrumento da ação pedagógica. Por isso, sugerem a necessidade de inclusão da disciplina Leitura e Biblioteca Escolar na formação desses profissionais, bem como maior diálogo entre professores dos cursos da Pedagogia e Biblioteconomia no sentido da efetiva colaboração entre essas áreas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/843 |
url |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/843 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/843/836 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Maria Rejane Silva Barros https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Maria Rejane Silva Barros https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst. |
publisher.none.fl_str_mv |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 13 (2017): CBBD 2017; 627-651 1980-6949 0100-0691 reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) instacron:FEBAB |
instname_str |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) |
instacron_str |
FEBAB |
institution |
FEBAB |
reponame_str |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
collection |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com |
_version_ |
1798319777204142080 |