Práticas em tratamento temático da informação: interfaces de ensino e aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
Texto Completo: | https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/975 |
Resumo: | Relacionando as temáticas de tratamento temático da informação e bibliotecas universitárias, o presente trabalho apresenta a descrição das atividades de extensão relativas ao tratamento temático da informação no tocante à análise documentária e representação por meio da Classificação Decimal de Dewey por alunos do curso de Biblioteconomia no âmbito da disciplina Linguagens Documentárias Hierárquicas. Trata-se de um relato de experiência e teve por objetivo demonstrar o panorama das atividades práticas trabalhadas no acervo de doações da Biblioteca Setorial Prof. Roberto Amorim do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Pernambuco. As atividades ocorreram durante primeiro semestre do ano de 2015 e contou com a participação de 26 alunos. A avaliação das ações ocorreu através do quantitativo de material tratado, dos índices de aprovação e frequência dos alunos e através da avaliação institucional docente. As principais conclusões foram: práticas integrativas aplicadas ao ensino de disciplinas fundamentais para a formação técnica do bibliotecário são essenciais; a necessidade de dinamizar e possibilitar a utilização do espaço das bibliotecas setoriais pelos alunos; Percebe-se que a integração entre o ensino e o contexto das bibliotecas da própria universidade revela pontos vantajosos para todos os envolvidos, além de estimular parcerias e a satisfação na atuação profissional, o que se exprimiu por meio dos resultados positivos obtidos ao final do projeto. |
id |
FEBAB-1_47abea88059f8fff314755733d02053e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/975 |
network_acronym_str |
FEBAB-1 |
network_name_str |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas em tratamento temático da informação: interfaces de ensino e aprendizagemTratamento Temático da InformaçãoEnsino de BiblioteconomiaAções de ensino e extensão.Relacionando as temáticas de tratamento temático da informação e bibliotecas universitárias, o presente trabalho apresenta a descrição das atividades de extensão relativas ao tratamento temático da informação no tocante à análise documentária e representação por meio da Classificação Decimal de Dewey por alunos do curso de Biblioteconomia no âmbito da disciplina Linguagens Documentárias Hierárquicas. Trata-se de um relato de experiência e teve por objetivo demonstrar o panorama das atividades práticas trabalhadas no acervo de doações da Biblioteca Setorial Prof. Roberto Amorim do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Pernambuco. As atividades ocorreram durante primeiro semestre do ano de 2015 e contou com a participação de 26 alunos. A avaliação das ações ocorreu através do quantitativo de material tratado, dos índices de aprovação e frequência dos alunos e através da avaliação institucional docente. As principais conclusões foram: práticas integrativas aplicadas ao ensino de disciplinas fundamentais para a formação técnica do bibliotecário são essenciais; a necessidade de dinamizar e possibilitar a utilização do espaço das bibliotecas setoriais pelos alunos; Percebe-se que a integração entre o ensino e o contexto das bibliotecas da própria universidade revela pontos vantajosos para todos os envolvidos, além de estimular parcerias e a satisfação na atuação profissional, o que se exprimiu por meio dos resultados positivos obtidos ao final do projeto.Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2017-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/975Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 13 (2017): CBBD 2017; 2496-25091980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/975/951Copyright (c) 2017 Márcia Ivo Braz, Evanise Souza de Carvalhohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBraz, Márcia IvoCarvalho, Evanise Souza de2018-01-10T19:10:41Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/975Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2018-01-10T19:10:41RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas em tratamento temático da informação: interfaces de ensino e aprendizagem |
title |
Práticas em tratamento temático da informação: interfaces de ensino e aprendizagem |
spellingShingle |
Práticas em tratamento temático da informação: interfaces de ensino e aprendizagem Braz, Márcia Ivo Tratamento Temático da Informação Ensino de Biblioteconomia Ações de ensino e extensão. |
title_short |
Práticas em tratamento temático da informação: interfaces de ensino e aprendizagem |
title_full |
Práticas em tratamento temático da informação: interfaces de ensino e aprendizagem |
title_fullStr |
Práticas em tratamento temático da informação: interfaces de ensino e aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Práticas em tratamento temático da informação: interfaces de ensino e aprendizagem |
title_sort |
Práticas em tratamento temático da informação: interfaces de ensino e aprendizagem |
author |
Braz, Márcia Ivo |
author_facet |
Braz, Márcia Ivo Carvalho, Evanise Souza de |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Evanise Souza de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Braz, Márcia Ivo Carvalho, Evanise Souza de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tratamento Temático da Informação Ensino de Biblioteconomia Ações de ensino e extensão. |
topic |
Tratamento Temático da Informação Ensino de Biblioteconomia Ações de ensino e extensão. |
description |
Relacionando as temáticas de tratamento temático da informação e bibliotecas universitárias, o presente trabalho apresenta a descrição das atividades de extensão relativas ao tratamento temático da informação no tocante à análise documentária e representação por meio da Classificação Decimal de Dewey por alunos do curso de Biblioteconomia no âmbito da disciplina Linguagens Documentárias Hierárquicas. Trata-se de um relato de experiência e teve por objetivo demonstrar o panorama das atividades práticas trabalhadas no acervo de doações da Biblioteca Setorial Prof. Roberto Amorim do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Pernambuco. As atividades ocorreram durante primeiro semestre do ano de 2015 e contou com a participação de 26 alunos. A avaliação das ações ocorreu através do quantitativo de material tratado, dos índices de aprovação e frequência dos alunos e através da avaliação institucional docente. As principais conclusões foram: práticas integrativas aplicadas ao ensino de disciplinas fundamentais para a formação técnica do bibliotecário são essenciais; a necessidade de dinamizar e possibilitar a utilização do espaço das bibliotecas setoriais pelos alunos; Percebe-se que a integração entre o ensino e o contexto das bibliotecas da própria universidade revela pontos vantajosos para todos os envolvidos, além de estimular parcerias e a satisfação na atuação profissional, o que se exprimiu por meio dos resultados positivos obtidos ao final do projeto. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/975 |
url |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/975 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/975/951 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Márcia Ivo Braz, Evanise Souza de Carvalho https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Márcia Ivo Braz, Evanise Souza de Carvalho https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst. |
publisher.none.fl_str_mv |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 13 (2017): CBBD 2017; 2496-2509 1980-6949 0100-0691 reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) instacron:FEBAB |
instname_str |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) |
instacron_str |
FEBAB |
institution |
FEBAB |
reponame_str |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
collection |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com |
_version_ |
1798319777681244160 |