Práticas em tratamento temático da informação: interfaces de ensino e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braz, Márcia Ivo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Carvalho, Evanise Souza de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
Texto Completo: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/975
Resumo: Relacionando as temáticas de tratamento temático da informação e bibliotecas universitárias, o presente trabalho apresenta a descrição das atividades de extensão relativas ao tratamento temático da informação no tocante à análise documentária e representação por meio da Classificação Decimal de Dewey por alunos do curso de Biblioteconomia no âmbito da disciplina Linguagens Documentárias Hierárquicas. Trata-se de um relato de experiência e teve por objetivo demonstrar o panorama das atividades práticas trabalhadas no acervo de doações da Biblioteca Setorial Prof. Roberto Amorim do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Pernambuco. As atividades ocorreram durante primeiro semestre do ano de 2015 e contou com a participação de 26 alunos. A avaliação das ações ocorreu através do quantitativo de material tratado, dos índices de aprovação e frequência dos alunos e através da avaliação institucional docente. As principais conclusões foram: práticas integrativas aplicadas ao ensino de disciplinas fundamentais para a formação técnica do bibliotecário são essenciais; a necessidade de dinamizar e possibilitar a utilização do espaço das bibliotecas setoriais pelos alunos; Percebe-se que a integração entre o ensino e o contexto das bibliotecas da própria universidade revela pontos vantajosos para todos os envolvidos, além de estimular parcerias e a satisfação na atuação profissional, o que se exprimiu por meio dos resultados positivos obtidos ao final do projeto.
id FEBAB-1_47abea88059f8fff314755733d02053e
oai_identifier_str oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/975
network_acronym_str FEBAB-1
network_name_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository_id_str
spelling Práticas em tratamento temático da informação: interfaces de ensino e aprendizagemTratamento Temático da InformaçãoEnsino de BiblioteconomiaAções de ensino e extensão.Relacionando as temáticas de tratamento temático da informação e bibliotecas universitárias, o presente trabalho apresenta a descrição das atividades de extensão relativas ao tratamento temático da informação no tocante à análise documentária e representação por meio da Classificação Decimal de Dewey por alunos do curso de Biblioteconomia no âmbito da disciplina Linguagens Documentárias Hierárquicas. Trata-se de um relato de experiência e teve por objetivo demonstrar o panorama das atividades práticas trabalhadas no acervo de doações da Biblioteca Setorial Prof. Roberto Amorim do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Pernambuco. As atividades ocorreram durante primeiro semestre do ano de 2015 e contou com a participação de 26 alunos. A avaliação das ações ocorreu através do quantitativo de material tratado, dos índices de aprovação e frequência dos alunos e através da avaliação institucional docente. As principais conclusões foram: práticas integrativas aplicadas ao ensino de disciplinas fundamentais para a formação técnica do bibliotecário são essenciais; a necessidade de dinamizar e possibilitar a utilização do espaço das bibliotecas setoriais pelos alunos; Percebe-se que a integração entre o ensino e o contexto das bibliotecas da própria universidade revela pontos vantajosos para todos os envolvidos, além de estimular parcerias e a satisfação na atuação profissional, o que se exprimiu por meio dos resultados positivos obtidos ao final do projeto.Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2017-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/975Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 13 (2017): CBBD 2017; 2496-25091980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/975/951Copyright (c) 2017 Márcia Ivo Braz, Evanise Souza de Carvalhohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBraz, Márcia IvoCarvalho, Evanise Souza de2018-01-10T19:10:41Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/975Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2018-01-10T19:10:41RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas em tratamento temático da informação: interfaces de ensino e aprendizagem
title Práticas em tratamento temático da informação: interfaces de ensino e aprendizagem
spellingShingle Práticas em tratamento temático da informação: interfaces de ensino e aprendizagem
Braz, Márcia Ivo
Tratamento Temático da Informação
Ensino de Biblioteconomia
Ações de ensino e extensão.
title_short Práticas em tratamento temático da informação: interfaces de ensino e aprendizagem
title_full Práticas em tratamento temático da informação: interfaces de ensino e aprendizagem
title_fullStr Práticas em tratamento temático da informação: interfaces de ensino e aprendizagem
title_full_unstemmed Práticas em tratamento temático da informação: interfaces de ensino e aprendizagem
title_sort Práticas em tratamento temático da informação: interfaces de ensino e aprendizagem
author Braz, Márcia Ivo
author_facet Braz, Márcia Ivo
Carvalho, Evanise Souza de
author_role author
author2 Carvalho, Evanise Souza de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Braz, Márcia Ivo
Carvalho, Evanise Souza de
dc.subject.por.fl_str_mv Tratamento Temático da Informação
Ensino de Biblioteconomia
Ações de ensino e extensão.
topic Tratamento Temático da Informação
Ensino de Biblioteconomia
Ações de ensino e extensão.
description Relacionando as temáticas de tratamento temático da informação e bibliotecas universitárias, o presente trabalho apresenta a descrição das atividades de extensão relativas ao tratamento temático da informação no tocante à análise documentária e representação por meio da Classificação Decimal de Dewey por alunos do curso de Biblioteconomia no âmbito da disciplina Linguagens Documentárias Hierárquicas. Trata-se de um relato de experiência e teve por objetivo demonstrar o panorama das atividades práticas trabalhadas no acervo de doações da Biblioteca Setorial Prof. Roberto Amorim do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Pernambuco. As atividades ocorreram durante primeiro semestre do ano de 2015 e contou com a participação de 26 alunos. A avaliação das ações ocorreu através do quantitativo de material tratado, dos índices de aprovação e frequência dos alunos e através da avaliação institucional docente. As principais conclusões foram: práticas integrativas aplicadas ao ensino de disciplinas fundamentais para a formação técnica do bibliotecário são essenciais; a necessidade de dinamizar e possibilitar a utilização do espaço das bibliotecas setoriais pelos alunos; Percebe-se que a integração entre o ensino e o contexto das bibliotecas da própria universidade revela pontos vantajosos para todos os envolvidos, além de estimular parcerias e a satisfação na atuação profissional, o que se exprimiu por meio dos resultados positivos obtidos ao final do projeto.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/975
url https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/975
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/975/951
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Márcia Ivo Braz, Evanise Souza de Carvalho
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Márcia Ivo Braz, Evanise Souza de Carvalho
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 13 (2017): CBBD 2017; 2496-2509
1980-6949
0100-0691
reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron:FEBAB
instname_str Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron_str FEBAB
institution FEBAB
reponame_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
collection RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository.name.fl_str_mv RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
repository.mail.fl_str_mv ||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com
_version_ 1798319777681244160