Acessibilidade na Biblioteca Anísio Teixeira (BAT): as ações do Setor de Atendimento a Criança e ao Adolescente Surdo (SACAS).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvão, Laura Santiago
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Santos, Iramaia Ferreira Santana, Santos, Maria Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
Texto Completo: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/333
Resumo: Objetiva-se, com este relato de experiência da Biblioteca Anísio Teixeira (BAT), apresentar no VIII SENABRAILLE, as ações que são desenvolvidas para a acessibilidade da comunidade surda na biblioteca ao disponibilizar os seus serviços e produtos na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A BAT desenvolve e realiza as suas ações e atividades por meio do Setor de Atendimento a Criança Surda (SACAS). As realizações voltadas para os surdos são contempladas na Lei nº 10.098/2000 de acessibilidade e a Lei nº 10.436/2002 sobre a adoção da LIBRAS. O SACAS desenvolve várias ações culturais e educativas, oficinas, cursos, etc. Como resultado dessas atividades, percebeu-se que as possíveis barreiras sensoriais que este público encontra na busca da informação, ao acessar a biblioteca, são minimizadas entre os surdos que fazem parte das atividades desenvolvidas. Vale destacar, o curso de Libras ofertado anualmente para o público externo. Além disso, percebeu-se que com as atividades o número de usuários do SACAS vem crescendo e tem como perfil, na sua maioria, estudantes. Portanto, as ações oferecidas pela BAT/SACAS aos surdos proporcionam acessibilidade e inclusão, além de promover o livro e a leitura contemplando assim, o cumprimento das leis de acessibilidade e LIBRAS.
id FEBAB-1_6efd5ab5bd3c5fb2e9a97a17c5ca535a
oai_identifier_str oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/333
network_acronym_str FEBAB-1
network_name_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository_id_str
spelling Acessibilidade na Biblioteca Anísio Teixeira (BAT): as ações do Setor de Atendimento a Criança e ao Adolescente Surdo (SACAS).Acessibilidade. 2. Surdo. 3. Biblioteca pública. 4. Setor de Atendimento a Criança Surda (SACAS).Objetiva-se, com este relato de experiência da Biblioteca Anísio Teixeira (BAT), apresentar no VIII SENABRAILLE, as ações que são desenvolvidas para a acessibilidade da comunidade surda na biblioteca ao disponibilizar os seus serviços e produtos na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A BAT desenvolve e realiza as suas ações e atividades por meio do Setor de Atendimento a Criança Surda (SACAS). As realizações voltadas para os surdos são contempladas na Lei nº 10.098/2000 de acessibilidade e a Lei nº 10.436/2002 sobre a adoção da LIBRAS. O SACAS desenvolve várias ações culturais e educativas, oficinas, cursos, etc. Como resultado dessas atividades, percebeu-se que as possíveis barreiras sensoriais que este público encontra na busca da informação, ao acessar a biblioteca, são minimizadas entre os surdos que fazem parte das atividades desenvolvidas. Vale destacar, o curso de Libras ofertado anualmente para o público externo. Além disso, percebeu-se que com as atividades o número de usuários do SACAS vem crescendo e tem como perfil, na sua maioria, estudantes. Portanto, as ações oferecidas pela BAT/SACAS aos surdos proporcionam acessibilidade e inclusão, além de promover o livro e a leitura contemplando assim, o cumprimento das leis de acessibilidade e LIBRAS.Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2014-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/333Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 10 (2014): N. Especial VIII SENABRAILLE1980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/333/309Copyright (c) 2014 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGalvão, Laura SantiagoSantos, Iramaia Ferreira SantanaSantos, Maria Cristina2016-10-25T17:18:12Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/333Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2016-10-25T17:18:12RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false
dc.title.none.fl_str_mv Acessibilidade na Biblioteca Anísio Teixeira (BAT): as ações do Setor de Atendimento a Criança e ao Adolescente Surdo (SACAS).
title Acessibilidade na Biblioteca Anísio Teixeira (BAT): as ações do Setor de Atendimento a Criança e ao Adolescente Surdo (SACAS).
spellingShingle Acessibilidade na Biblioteca Anísio Teixeira (BAT): as ações do Setor de Atendimento a Criança e ao Adolescente Surdo (SACAS).
Galvão, Laura Santiago
Acessibilidade. 2. Surdo. 3. Biblioteca pública. 4. Setor de Atendimento a Criança Surda (SACAS).
title_short Acessibilidade na Biblioteca Anísio Teixeira (BAT): as ações do Setor de Atendimento a Criança e ao Adolescente Surdo (SACAS).
title_full Acessibilidade na Biblioteca Anísio Teixeira (BAT): as ações do Setor de Atendimento a Criança e ao Adolescente Surdo (SACAS).
title_fullStr Acessibilidade na Biblioteca Anísio Teixeira (BAT): as ações do Setor de Atendimento a Criança e ao Adolescente Surdo (SACAS).
title_full_unstemmed Acessibilidade na Biblioteca Anísio Teixeira (BAT): as ações do Setor de Atendimento a Criança e ao Adolescente Surdo (SACAS).
title_sort Acessibilidade na Biblioteca Anísio Teixeira (BAT): as ações do Setor de Atendimento a Criança e ao Adolescente Surdo (SACAS).
author Galvão, Laura Santiago
author_facet Galvão, Laura Santiago
Santos, Iramaia Ferreira Santana
Santos, Maria Cristina
author_role author
author2 Santos, Iramaia Ferreira Santana
Santos, Maria Cristina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Galvão, Laura Santiago
Santos, Iramaia Ferreira Santana
Santos, Maria Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Acessibilidade. 2. Surdo. 3. Biblioteca pública. 4. Setor de Atendimento a Criança Surda (SACAS).
topic Acessibilidade. 2. Surdo. 3. Biblioteca pública. 4. Setor de Atendimento a Criança Surda (SACAS).
description Objetiva-se, com este relato de experiência da Biblioteca Anísio Teixeira (BAT), apresentar no VIII SENABRAILLE, as ações que são desenvolvidas para a acessibilidade da comunidade surda na biblioteca ao disponibilizar os seus serviços e produtos na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A BAT desenvolve e realiza as suas ações e atividades por meio do Setor de Atendimento a Criança Surda (SACAS). As realizações voltadas para os surdos são contempladas na Lei nº 10.098/2000 de acessibilidade e a Lei nº 10.436/2002 sobre a adoção da LIBRAS. O SACAS desenvolve várias ações culturais e educativas, oficinas, cursos, etc. Como resultado dessas atividades, percebeu-se que as possíveis barreiras sensoriais que este público encontra na busca da informação, ao acessar a biblioteca, são minimizadas entre os surdos que fazem parte das atividades desenvolvidas. Vale destacar, o curso de Libras ofertado anualmente para o público externo. Além disso, percebeu-se que com as atividades o número de usuários do SACAS vem crescendo e tem como perfil, na sua maioria, estudantes. Portanto, as ações oferecidas pela BAT/SACAS aos surdos proporcionam acessibilidade e inclusão, além de promover o livro e a leitura contemplando assim, o cumprimento das leis de acessibilidade e LIBRAS.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/333
url https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/333
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/333/309
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 10 (2014): N. Especial VIII SENABRAILLE
1980-6949
0100-0691
reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron:FEBAB
instname_str Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron_str FEBAB
institution FEBAB
reponame_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
collection RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository.name.fl_str_mv RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
repository.mail.fl_str_mv ||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com
_version_ 1798319775960530944