Tendência em competência em informação em bibliotecas universitárias: revisão a partir da base Library Information Science Abstracts

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nicolino, Maria Elisa Valentim Pickler
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Casarin, Helen de Castro Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
Texto Completo: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1656
Resumo: A Biblioteca Universitária tem a função de subsidiar o ensino, a pesquisa e a extensão, fornecendo acesso à informação para produção de conhecimento, mas fornecer acesso não basta: é necessário um trabalho educativo para auxiliar os usuários no processo de acesso e apropriação da informação. A Biblioteca Universitária, cumprindo seu papel educativo, deve contribuir para que seus usuários desenvolvam competência em informação. A competência em informação é essencial para um indivíduo ser capaz de identificar uma necessidade de informação, saber como e onde buscar, selecionar, acessar e utilizar a informação obtida de modo eficiente e eficaz, favorecendo o aprendizado e o pensamento crítico em todo o processo. A pesquisa realizada consistiu em uma revisão literatura dos últimos três anos (2018-2020) de artigos indexados na base de dados Library Information Science Abstracts - LISA, com o objetivo de identificar tendências e inovações em ações e programas de Competência em Informação para usuários de Bibliotecas Universitárias. Foram recuperados 57 artigos, dos quais 6 foram excluídos e 51 analisados e organizados por categoria de assuntos em um quadro para identificar os temas abordados. Analisando os assuntos identificados e sistematizados foi possível evidenciar que temas como ensino-aprendizagem, inclusão, tecnologias digitais, marketing, aspectos pedagógicos, além da preocupação com o sucesso acadêmico dos alunos são recorrentes e, assim, considerados como tendências em bibliotecas universitárias no que concerne a programas e ações de competência em informação.
id FEBAB-1_84f2314950b40cccf7f37c48bca4835f
oai_identifier_str oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1656
network_acronym_str FEBAB-1
network_name_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository_id_str
spelling Tendência em competência em informação em bibliotecas universitárias: revisão a partir da base Library Information Science AbstractsCompetência em informaçãoFormação de usuáriosBiblioteca Universitária.A Biblioteca Universitária tem a função de subsidiar o ensino, a pesquisa e a extensão, fornecendo acesso à informação para produção de conhecimento, mas fornecer acesso não basta: é necessário um trabalho educativo para auxiliar os usuários no processo de acesso e apropriação da informação. A Biblioteca Universitária, cumprindo seu papel educativo, deve contribuir para que seus usuários desenvolvam competência em informação. A competência em informação é essencial para um indivíduo ser capaz de identificar uma necessidade de informação, saber como e onde buscar, selecionar, acessar e utilizar a informação obtida de modo eficiente e eficaz, favorecendo o aprendizado e o pensamento crítico em todo o processo. A pesquisa realizada consistiu em uma revisão literatura dos últimos três anos (2018-2020) de artigos indexados na base de dados Library Information Science Abstracts - LISA, com o objetivo de identificar tendências e inovações em ações e programas de Competência em Informação para usuários de Bibliotecas Universitárias. Foram recuperados 57 artigos, dos quais 6 foram excluídos e 51 analisados e organizados por categoria de assuntos em um quadro para identificar os temas abordados. Analisando os assuntos identificados e sistematizados foi possível evidenciar que temas como ensino-aprendizagem, inclusão, tecnologias digitais, marketing, aspectos pedagógicos, além da preocupação com o sucesso acadêmico dos alunos são recorrentes e, assim, considerados como tendências em bibliotecas universitárias no que concerne a programas e ações de competência em informação.Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2021-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1656Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 17 n. 2 (2021): Dossiê V Seminário de Competência em Informação; 1-211980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1656/1299Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNicolino, Maria Elisa Valentim PicklerCasarin, Helen de Castro Silva2022-08-29T15:53:57Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1656Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2022-08-29T15:53:57RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false
dc.title.none.fl_str_mv Tendência em competência em informação em bibliotecas universitárias: revisão a partir da base Library Information Science Abstracts
title Tendência em competência em informação em bibliotecas universitárias: revisão a partir da base Library Information Science Abstracts
spellingShingle Tendência em competência em informação em bibliotecas universitárias: revisão a partir da base Library Information Science Abstracts
Nicolino, Maria Elisa Valentim Pickler
Competência em informação
Formação de usuários
Biblioteca Universitária.
title_short Tendência em competência em informação em bibliotecas universitárias: revisão a partir da base Library Information Science Abstracts
title_full Tendência em competência em informação em bibliotecas universitárias: revisão a partir da base Library Information Science Abstracts
title_fullStr Tendência em competência em informação em bibliotecas universitárias: revisão a partir da base Library Information Science Abstracts
title_full_unstemmed Tendência em competência em informação em bibliotecas universitárias: revisão a partir da base Library Information Science Abstracts
title_sort Tendência em competência em informação em bibliotecas universitárias: revisão a partir da base Library Information Science Abstracts
author Nicolino, Maria Elisa Valentim Pickler
author_facet Nicolino, Maria Elisa Valentim Pickler
Casarin, Helen de Castro Silva
author_role author
author2 Casarin, Helen de Castro Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nicolino, Maria Elisa Valentim Pickler
Casarin, Helen de Castro Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Competência em informação
Formação de usuários
Biblioteca Universitária.
topic Competência em informação
Formação de usuários
Biblioteca Universitária.
description A Biblioteca Universitária tem a função de subsidiar o ensino, a pesquisa e a extensão, fornecendo acesso à informação para produção de conhecimento, mas fornecer acesso não basta: é necessário um trabalho educativo para auxiliar os usuários no processo de acesso e apropriação da informação. A Biblioteca Universitária, cumprindo seu papel educativo, deve contribuir para que seus usuários desenvolvam competência em informação. A competência em informação é essencial para um indivíduo ser capaz de identificar uma necessidade de informação, saber como e onde buscar, selecionar, acessar e utilizar a informação obtida de modo eficiente e eficaz, favorecendo o aprendizado e o pensamento crítico em todo o processo. A pesquisa realizada consistiu em uma revisão literatura dos últimos três anos (2018-2020) de artigos indexados na base de dados Library Information Science Abstracts - LISA, com o objetivo de identificar tendências e inovações em ações e programas de Competência em Informação para usuários de Bibliotecas Universitárias. Foram recuperados 57 artigos, dos quais 6 foram excluídos e 51 analisados e organizados por categoria de assuntos em um quadro para identificar os temas abordados. Analisando os assuntos identificados e sistematizados foi possível evidenciar que temas como ensino-aprendizagem, inclusão, tecnologias digitais, marketing, aspectos pedagógicos, além da preocupação com o sucesso acadêmico dos alunos são recorrentes e, assim, considerados como tendências em bibliotecas universitárias no que concerne a programas e ações de competência em informação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1656
url https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1656
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1656/1299
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 17 n. 2 (2021): Dossiê V Seminário de Competência em Informação; 1-21
1980-6949
0100-0691
reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron:FEBAB
instname_str Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron_str FEBAB
institution FEBAB
reponame_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
collection RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository.name.fl_str_mv RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
repository.mail.fl_str_mv ||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com
_version_ 1798319780063608832